Dubai se consolidou como um importante país produtor de petróleo e que agora está buscando uma nova vocação em função do esgotamento das suas reservas. Possui uma população de cerca de 5 milhões de habitantes, sendo 3,5 milhões de cidadãos de diferentes nacionalidades que imigraram em busca de emprego e melhor qualidade de vida, atraídos principalmente pelas oportunidades na construção civil e serviços.
Dubai vem investindo maciçamente em infraestrutura para se tornar um novo polo turístico. É tido como o emirado mais globalizado e cosmopolita dos 7 que compõem os Emirados Árabes Unidos e recebe anualmente cerca de 6 milhões de turistas, atraídos pela arquitetura exuberante dos edifícios e pelos shopping centers que oferecem uma infinidade de lojas, marcas e entretenimento. O visitante pode optar por esquiar numa pista indoor, um rinque de patinação no gelo ou visitar um dos maiores aquários do mundo, por exemplo.
Outro grande destaque é o complexo The Dubai Mall, que compreende um centro comercial com 1.200 lojas, restaurantes, hotéis e o edifício Burj Khalifa, que com seus 165 andares e 828 metros de altura é atualmente o edifício mais alto do mundo. Quem quiser pode apreciar a paisagem do deserto do 124º andar, desde que reserve seu ingresso com alguma antecedência.
Na sequência o grupo da ABF seguiu para Cannes, na França, para participar da 18ª edição da Mapic, principal evento internacional de Real Estate, que aconteceu de 14 a 16 de novembro. Juntamente com as marcas Casa do Construtor, Carmen Steffens, Dumond e Megamatte compuseram o Pavilhão Brasil, que participou pela primeira vez do evento com o objetivo de conhecer as tendências dos shopping centers, lançamentos do setor imobiliário e aproximar as marcas de potenciais investidores internacionais.
Segundo o diretor da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Junior, uma feira desta magnitude atrai empresários interessados em apresentar seus empreendimentos, assim como ávidos por novidades para compor o seu mix de lojas. E é neste contexto que as franquias brasileiras poderão tirar proveito.
As empresas Carmens Steffens e Dumond também tiveram espaço para mostrar seus conceitos e produtos. A executiva da Dumond, Joana Wichmann e o executivo da Carmen Steffens, Eric Portelli realizaram apresentações para um público de cerca de 40 pessoas. Na sequência o grupo brasileiro ofereceu um coquetel para os participantes da palestra e convidados.