Início Notícias ABF Franchising Expo 2007 bateu recorde de público

ABF Franchising Expo 2007 bateu recorde de público

O Expo Center Norte já foi confirmado para o ano que vem. A ABF Franchising Expo 2008 acontecerá de  25 a 28 de junho

A 16ª edição da ABF Franchising Expo, que se encerrou no sábado (30/06), bateu recorde de público. O número de visitantes registrado foi de mais de 30 mil.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento superou as expectativas dos expositores tanto em número de público, quanto no volume de negócios realizados, que chegou ao montante de R$ 25 milhões.

`Este resultado reflete a vitalidade do sistema, que tem despertado o interesse de redes internacionais e levado ao público a realidade do franchising nacional`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Para os expositores presentes na feira, a participação foi muito positiva e a mudança para o Expo Center Norte contribuiu bastante para o aumento do público. `Estamos muito satisfeitos este ano, pois o lugar é de fácil acesso com várias opções de ônibus e metrô, o que facilita o acesso de um maior número de visitantes. Inclusive investidores que moram nas regiões que desejamos expandir compareceram no nosso estande`, explicou Antonio Carlos Affini, assessor de franquias da Microcamp, que deseja investir em regiões não muito exploradas, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e  Nordeste. Segundo Affini, nos dois primeiros dias, mais de 80 pessoas compareceram, diariamente, no estande da Microcamp e a expectativa é de que pelo menos 10% dos visitantes se tornem franqueados.

No estande da Skill o movimento foi intenso. Para Fábio Muller, diretor de expansão da rede, a expectativa é que 20% das pessoas que passaram pelo estande se tornem franqueados nos próximos dias.

Para Guilherme Jacob, da Akakia Cosméticos, que participa da feira pelo terceiro ano,  houve um aumento na quantidade de homens interessados na marca. Jacob ressalta, que tanto o consumidor como os investidores atraem-se principalmente pela alta qualidade dos produtos, embalagens atraentes e preços super acessíveis.

Ainda no segmento de cosméticos, a Wezee, que participou da feira pela primeira vez, recebeu a visita de mais de mil pessoas, sendo que 10%  deve resultar em  negócios.

Já para a Mahogany, a feira foi uma boa oportunidade para fazer contatos, gerar negócios e divulgar as novidades da rede para o setor.

Veterana em participações na feira, a Casa do Pão de Queijo estima fechar cinco contratos com as negociações iniciadas durante o evento. Segundo Renata Rouchou, gerente de expansão da rede, houve um crescimento de 40% no número de pessoas interessadas em abrir uma franquia, em comparação com ano passado.

O Grupo NOVAREDE, operador das marcas BIT Company, Clube do Empreendedor, MULT Idiomas e Cefad, recebeu aproximadamente 1.100 visitantes que devem fechar 12 novos negócios divididos entre as quatro marcas. `A participação na 16ª ABF Expo alcançou nossas expectativas, pois contamos com um público muito qualificado e bem maior  que no ano passado. A diversidade de visitantes foi também um dos pontos fortes do evento, onde pudemos apresentar nosso modelo de negócio para potenciais investidores de outros estados e países,` afirmou João Carlos, gerente de expansão do Grupo NOVAREDE.

Reproduzindo o ponto de venda em seu estande, a MegaMatte recebeu mais de 1,2 mil visitantes. Desse total, 450 preencheram o cadastro de contato. Para Claudia Couto, sócia da rede, `foi uma surpresa a grande movimentação da feira desde o primeiro dia e o número de pessoas interessadas. Nosso estande não ficou vazio nem por um minuto`, disse.

Participando pela primeira vez da ABF Expo, o Método Supera ultrapassou as expectativas. De acordo com o Antonio Carlos Guarini Perpétuo, presidente do Supera, `a aceitabilidade da proposta foi surpreendente`. Segundo Paulo Sérgio Rocha, diretor de expansão e franchising, foram distribuídas Circulares de Oferta (COF) para venda de franquias para pessoas interessadas em regional e unidade nas cidades de Jundiaí, (SP), Santos (SP), Rondônia (RO) e Belém (PA). Para o pós-feira, a rede tem a estimativa de comercializar dez unidades e quatro regionais.

Outra rede que esteve pela primeira vez no evento, foi a  Interactive, que das centenas de visitantes, selecionou 30 interessados em continuar no processo de aquisição de franquia. Desse total deverão ser fechados sete ou oito negócios nos próximos quatro meses.

Para Flávio Maia, diretor de marketing e expansão de franquias do Bob`s, a feira deste ano proporcionou mais conforto ao visitante e atraiu mais candidatos com potencial para geração de negócios. Passaram pelo estande do Bob`s mais de 200 pessoas interessadas em se tornar franqueados. A expectativa da rede é fechar negócios com pelo menos 10% desse total.

Saiba mais sobre o retorno obtido pelos expositores do evento e também sobre as atividades que aconteceram em paralelo, acessando o site www.abfexpo.com.br.
 

Pavilhão Internacional

Os representantes das associações internacionais de franquias foram presenças marcantes durante 16ª ABF Franchising Expo. A comitiva apresentou o Painel Delegações estrangeiras: Conheça as oportunidades de cada mercado, no qual foi feito uma exposição sobre os mercados de franquia dos seguintes países: Equador, Espanha, México, Chile, Argentina, Portugal e Peru. A vinda dessa comitiva faz parte do acordo firmado entre a ABF e a Agência de Promoções de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), que apóia a internacionalização das redes brasileiras de franquias.

Os integrantes das delegações ficaram impressionados com o tamanho da ABF Franchising Expo, perfil e volume de visitantes, qualidade dos estandes, e principalmente com a participação dos bancos contribuindo com o fomento para o desenvolvimento e expansão do setor.  Além disso, consideraram o evento muito importante para o processo de internacionalização das redes de seus respectivos países.

Como o objetivo das delegações era conhecer e prospectar o mercado de franquia local, foram feitas reuniões com diversas redes brasileiras para troca de experiências e possíveis investimentos bilaterais.

A comitiva americana registrou um grande número de visitantes em seu estande, interessados em conhecer melhor suas marcas, principalmente, Build-a-Bear, Mr. Handyman, Crestcom, Aussie Pet Móbile, Carl`s Jr e HomeWatch.

Com investimentos entre US$ 300 mil e US$ 3 milhões, as marcas americanas utilizaram a feira como ferramenta para se apresentarem ao mercado brasileiro em busca  de master franqueado, que deve representar a marca, abrindo lojas próprias. Segundo os americanos, o mercado brasileiro é muito sofisticado, maduro e tem um alto índice de concorrência para investidores com marcas nacionais muito bem estruturadas.

A delegação espanhola trouxe cinco redes para a exposição, com investimentos que variavam de US$ 150 mil a US$ 1,5 milhão. Segundo Eduardo Abadia, da Associação Espanhola de Franquias, o interesse dos espanhóis pelo Brasil pode ser atribuído à estabilidade econômica e ao potencial do mercado de consumo brasileiro.