Franquias nacionais serão exportadas com apoio do Governo Federal a partir de dezembro deste ano. Por meio de um convênio firmado no último dia 18 entre a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 12 empresas associadas receberão incentivos da ordem de R$ 1,8 milhão para ações de divulgação, difusão e inserção de suas marcas no mercado externo. O foco do projeto são os mercados mexicano, americano, espanhol e português, tendo como meta fechar 2006 com mais de US$ 5,3 milhões exportados.
O projeto prevê ações de divulgação junto à mídia nos mercados-alvo, fortalecimento do relacionamento com outras associações de franquias, um Projeto Comprador (no qual empresários internacionais vêm ao Brasil negociar com empresários nacionais), publicidade internacional e participação em 4 feiras internacionais de franquia que acontecem no México, nos Estados Unidos, em Portugal e na Espanha.
Para Gerson Keila, presidente da ABF, ao contrário do que se imagina, 90% das redes de franquia que operam no Brasil são genuinamente nacionais. `Além da geração de empregos no Brasil, o franchising nacional tem potencial para gerar divisas ao País e colaborar com a divulgação da marca Brasil no exterior`, afirma.