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ABF entrega prêmios de Internacionalização e Fornecedor durante a Franchising Week 2023

ABF entrega prêmios de Internacionalização e Fornecedor durante a Franchising Week 2023
Calçados Bibi recebe troféu pela conquista do Prêmio ABF Destaque Franchising de Internacionalização 2023
  • Em sua terceira edição, Prêmio ABF Destaque Franchising de Internacionalização condecorou as redes Bateras Beat – Music School, Calçados Bibi, Chilli Beans, Doutor Sofá e Tropicool
  • Lançado pela Associação Brasileira de Franchising este ano, o Prêmio ABF Destaque de Fornecedor do Ano foi conquistado pela empresas Prosseling, Franquias Extranet e GoaKira

A 8ª ABF Franchising Week foi palco da entrega de dois importantes reconhecimentos: os prêmios ABF Destaque Franchising de Internacionalização e o de Fornecedor do Ano. Ambas as chancelas valorizam o ecossistema de franquias do País. O anúncio dos vencedores e a entrega dos troféus foram feitos durante a semana do setor, realizada de 26 a 28 de junho em São Paulo.

Em sua terceira edição, o Prêmio dedicado às marcas brasileiras com presença internacional condecorou cinco redes: Bateras Beat – Music School (Educação), Calçados Bibi e Chilli Beans (Moda), Doutor Sofá (Casa e Construção) e Tropicool (Alimentação).

Instituída em 2020, a premiação é realizada no âmbito do Franchising Brasil, programa de apoio e incentivo à expansão das marcas brasileiras no exterior, fruto de uma parceria entre a ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo da chancela é destacar as redes que obtiveram sucesso internacional em quatro categorias: Importância do case para a marca, Inovação, Complexidade e Relação com o Franchising Brasil.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “expandir uma marca para além dos horizontes nacionais é um desafio, mas o nosso franchising tem se destacado. A força do Made in Brasil é resultado da maturidade que alcançamos ao longo dos anos com o intenso trabalho de cada um que integra toda a cadeia do setor”.

Há um intenso trabalho para expandir além-fronteiras as marcas brasileiras – que têm apelo no exterior – e de valorização das melhores práticas nacional e internacionalmente. De acordo com Natan Baril, diretor internacional da entidade, “os produtos e serviços brasileiros são cada vez mais desejados pelos consumidores mundo à fora e a ABF e a Apex-Brasil não medem esforços para que nossas marcas estejam cada vez mais presentes globalmente, além de trabalharmos em prol de um franchising melhor, íntegro e honesto dentro e fora do Brasil”.

Foram 13 cases inscritos e após análise do Comitê Gestor do Franchising Brasil, sagraram-se vencedoras as cinco marcas. Segundo Bruno Amado, gerente internacional da ABF e executivo do Franchising Brasil, o Prêmio avança a cada ano, refletindo o próprio desenvolvimento das marcas brasileiras. “É gratificante acompanhar o desempenho de cada vez mais franquias brasileiras em seu processo de internacionalização. Com esta premiação, queremos não apenas reconhecer os esforços das marcas vencedoras em sua busca por novos mercados fora do Brasil, como também incentivar franquias que ainda não estão tão avançadas neste processo a investirem cada vez mais energia nesta estratégia de expansão”, conclui.

1º Prêmio ABF Destaque Franchising de Fornecedor do Ano

Lançado pela Associação Brasileira de Franchising este ano, o Prêmio ABF Destaque de Fornecedor do Ano foi entregue às empresas Prosseling, que conquistou o 1º lugar com o case “Fogão Turbinado”; Franquias Extranet, em 2º, com o case “Extranet para o Agro”, e Goakira, em 3º, com o case “GoAkira e Oggi Sorvetes”.

O prêmio tem o objetivo de prestigiar essa categoria tão importante, homenageando as empresas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no país. Os três fornecedores vitoriosos se destacaram em áreas como Qualidade, Inovação, Atendimento ao Cliente, Sustentabilidade e Parceria Estratégica.

Criar o máximo de pontos de contato com os associados é uma das ações estratégicas da Comissão de Fornecedores.  “Há todo um trabalho das redes de franquias em homologar fornecedores, que são parceiros de negócios estratégicos. Reconhecer os fornecedores do franchising é valorizar toda a cadeia de valor do setor e suas boas práticas”, ressalta Baril, que também é diretor da Comissão.

Para o coordenador do colegiado, Beno Krivkin, “enaltecer o trabalho dos fornecedores é uma maneira de dar visibilidade a eles e o Prêmio tem esse propósito”.

Prêmio Estande Sustentável na 30ª ABF Expo

Além das duas condecorações entregues na ABF Franchising Week, a entidade anunciou e entregou os certificados a três marcas vencedoras do Prêmio Estande Sustentável da 30ª ABF Franchising Expo (maior feira de franquias do mundo, realizada de 28/6 a 1º/7 em São Paulo e que integra a Franchising Week).

Os premiados foram AlphaGraphics, Kumon e Santander Getnet, representando respectivamente as categorias Micro, Pequeno e Médio. Os certificados foram entregues pelo presidente da ABF, Tom Moreira Leite, Adriana Auriemo, vice-presidente da Associação, e Hermano Junior, diretor de Negócios da Informa.

Neste ano, o valor que seria referente aos troféus físicos foi integralmente doado em forma de cestas básicas para o Projeto Quebrada Alimentada, que distribui alimentos para famílias em vulnerabilidade social na zona Norte de São Paulo.

Confira os cases premiados:

Internacionalização:

Bateras Beat – Music School

A partir de um aluno italiano que se apaixonou pela metodologia e abriu uma primeira unidade em Cagliari, a Bateras Beat apostou numa segunda em Decimoputzu, que transformou o parceiro em um máster franqueado na região – onde já possui oito unidades. Além das duas primeiras cidades, a Bateras já está também em Roma, Sássari, Bérgamo e Burcei. Entre outros fatores, a participação em Roadshows promovidos pelo Franchising Brasil para Portugal (que levou à venda da primeira franquia no país), Paraguai, Argentina e México contribuíram para a bem-sucedida expansão da rede que abriu dez operações internacionais.

Calçados Bibi

A Bibi, entre outras iniciativas, analisou dados de consumo e de barreiras tarifárias, enfatizou a divulgação do “Made in Brazil” e garantiu que os franqueados fossem naturais do país onde a marca estava aportando. Como resultado, a rede unificou a operação nacional e internacional na arquitetura, coleção de produtos, no atendimento, nas campanhas e nos serviços oferecidos, abrindo 19 franquias internacionais.

Chilli Beans

Com abordagem multicanal, envolvendo diferentes plataformas e canais de comunicação; acordos de parceria com distribuidores locais; criação de três coleções exclusivas para a área internacional e do canal wholesale (em um ano e meio, já irá representar 38% do faturamento total da companhia); participação nas missões organizadas pelo Franchising Brasil para Dubai e Portugal, entre outras ações, a Chilli Beans aumentou a visibilidade da marca, abriu 14 unidades no exterior no modelo de franquias, dobrando seus resultados na área internacional (56% em relação a 2022).

Doutor Sofá

Iniciativas como a inauguração da primeira unidade na Espanha, em Pamplona, como uma porta de entrada na Europa e estratégia de marketing focada no público espanhol; acompanhamento, por cerca de um mês, da preparação da abertura da loja, do ponto de vista operacional e de desenvolvimento, aprimorando as campanhas de captação de clientes até que a unidade atingisse resultados dentro do esperado, levou a rede Doutor Sofá a inaugurar uma segunda na cidade de Tudela, com expectativa de abrir outras cinco em solo espanhol. Além disso, a marca impactou o mercado europeu de tal modo que já estuda a abertura de mercado em Portugal e Inglaterra, que poderão ser atendidos em seus principais insumos pela base na Espanha.

Tropicool

O trabalho de branding com agência americana, buscando desenvolver uma marca com apelo global, que representasse os valores de superfoods e sustentabilidade, e o desenvolvimento de um produto inovador favoreceram a expansão internacional da Tropicool. Contribuíram, ainda, fatores como a criação de uma divisão exclusiva para o desenvolvimento de franquias internacionais; a garantia de entrada nos mais exigentes mercados internacionais, conquistando as certificações FDA, Halal, Kosher, entre outras; a colaboração com ONGs que atuam na região amazônica, o investimento na seleção dos produtos e das embalagens nas lojas, que não utilizam plástico, e a participação na Expo Dubai e no projeto Comprador ABF Expo 2022. Como resultado, a rede abriu a primeira loja em 2020 no Dubai Mall, maior shopping do mundo, novas lojas em localizações estratégicas e criou 70 unidades em operação, com previsão de abertura de flagship stores em dois outros países ainda em 2023 para posterior expansão nesses territórios.

Fornecedores:

1º lugar – Case “Fogão Turbinado” – Prosseling p/ Divino Fogão

Em janeiro de 2022, com o arrefecimento da pandemia, as unidades da rede Divino Fogão precisavam retomar suas vendas nas praças de alimentação com força total, para que conseguissem pagar os empréstimos necessários para se manterem operacionais. Para levar cada loja ao seu pico de produção em um momento em que imperava o medo e a insegurança da Covid-19 dentro e fora da operação, a Prosseling implantou o MACPRO (Método de Aceleração Comercial Proselling) – Live, batizado neste projeto como “Fogão Turbinado”. Com premiação anual para os franqueados com melhor performance mensal na campanha a ser definida, e mensal para os times das unidades franqueadas (incluindo franqueados, gerentes, recepcionistas, caixas e cozinheiros), cuidadosamente separados em clusters, foram definidos também os indicadores a serem trabalhados para que a venda e a lucratividade crescessem como um todo. Afinal, a meta não era somente vender mais, mas também, vender com maior lucratividade. Assim, ao final do ano, a rede estava completamente unida, batendo todos os recordes de vendas em relação a 2019 (pré-pandemia) e os franqueados felizes por estarem se recuperando das dívidas adquiridas durante a crise sanitária.

2º lugar – Case Extranet para o Agro – Franquias Extranet p/ ForSeed e Morgan

As marcas ForSeed e Morgan (lançadas no Brasil pela LongPing High-Tech, uma das maiores empresas de sementes do mundo e líder na China), ao escolher a solução líder em Extranet para Franquias, tiveram acesso a um sistema que atendia 80% das demandas da rede, além da possibilidade de implementar funcionalidades exclusivas para o agronegócio. A equipe ágil e qualificada da Franquia Extranet permitiu a rápida implementação desses módulos essenciais para o funcionamento do negócio em menos de três meses. Eles passaram a ser utilizados pelos mais de 400 franqueados, graças à parceria com a LongPing e à flexibilidade do sistema em atender às necessidades específicas de cada rede. O sucesso desses módulos voltados para o setor agro foi tão significativo que a Franquia Extranet expandiu seu portfólio, incluindo marcas renomadas do agronegócio, como Syngenta, Cargill, Tortuga, DSM, entre outras.

3º lugar – Case Goakira e Oggi Sorvetes: Desenvolvimento de Conceito e Gestão – GoaKira p/ Oggi Sorvetes

Com o objetivo de desenvolver um novo conceito de loja de fábrica com processos bem definidos, um supermercado de sorvetes para fortalecer a marca, aumentar o ticket médio e melhorar a gestão do negócio, a Goakira Consultoria realizou o desenvolvimento de conceito para uma loja-piloto em formato de fábrica para a Oggi Sorvetes, desenhou os processos e redigiu os manuais de franquia da marca. A ideia era fugir dos padrões de sorveteria com pista de montagem de sorvetes de massa e fortalecer a marca e a indústria própria de sorvetes da Oggi. Dessa forma, a rede poderia aumentar o leque de clientes para pessoas físicas, revendedores e outros braços do varejo. Neste processo, a empresa conseguiu chegar a um modelo de negócio financeiramente viável e replicável, e a Oggi Sorvetes pôde expandir com segurança para franquias com a ajuda da Goakira. Atualmente, são mais de 800 lojas. E a Goakira continua atendendo a marca com serviços de mídia, para levá-la a potenciais franqueados.

Estande Sustentável

AlphaGraphics – Categoria Micro

O cuidado com a natureza e a sociedade estava refletido no estande da AlphaGraphics. Há seis anos a rede conta com a colaboração de jovens com Síndrome de Down durante sua participação na ABF Expo. Voltado à natureza, o estande contou com uma estrutura feita com materiais de origem de reflorestamento, que posteriormente podem ser reaproveitados em outra oportunidade ou são enviados para a reciclagem.

Kumon – Categoria Pequeno

A rede de Educação criou um espaço com materiais recicláveis, que podem ser utilizados em outros eventos. Além do estande na ABF Expo 2023, o Kumon tem a preocupação de usar papéis de reflorestamento em toda a rede, cuja atenção tem sido voltada às questões de ESG, trabalhando com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. As iniciativas estão sendo implementadas em todo o Grupo Kumon a nível mundial.

Santander – Categoria Médio

O Santander conta com uma pauta de ESG definida e traz a proposta de sustentabilidade em primeiro lugar, independentemente de feiras e eventos. Desde seu início, o projeto do estande do banco na 30ª ABF Franchising Expo foi pensado em como trazer a sustentabilidade ao espaço. Todos os materiais usados no estande são recicláveis, levando em consideração desde a matéria-prima usada, o transporte e a montagem. O principal ponto é garantir que os materiais sejam reutilizados. Boa parte dos componentes do ambiente usados na 30ª ABF Expo 2023, de São Paulo, será utilizada na edição da feira da ABF Rio e na Convenção da Associação realizada na Bahia, em outubro.

Foto: Keiny Andrade