Início Notícias ABF e FIA dão início ao primeiro MBA de Gestão de Franquia

ABF e FIA dão início ao primeiro MBA de Gestão de Franquia

Começou nesta sexta-feira (22/08) na sede da ABF o primeiro MBA de Gestão de Franquia da América Latina, realizado pela FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), coordenado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR).

O Presidente da associação, Artur Noemio Grynbaum, falou do orgulho em  receber a primeira turma do MBA na sede da ABF. `Mais que um curso acadêmico, este é um curso de vocação, de responsabilidade na formação daqueles que buscam se tornar bons profissionais para atuar nas empresas desse setor`.

Também participou da abertura o Professor e Diretor-Presidente da FIA, Claudio Felisoni de Ângelo. `Parabenizo a ABF pela iniciativa e devo acrescentar que a FIA está onde existe competência`.

A Professora do Provar, Patricia Vence, e o Professor e Coordenador do MBA, Eduardo Terra, também marcaram presença e compartilharam da mesma satisfação em participar deste importante momento para o setor. `Esta iniciativa  representa uma oportunidade de direcionamento de um mercado maduro que sentiu a necessidade de um curso alinhado às necessidades de empresários e investidores da área`, conclui Patricia.

Nomes de peso do franchising como a Consultora, Ana Vecchi, André Friedhein (Francap), Luis Henrique Stockler (Multicoisas), a Advogada,  Melitha Novoa Prado; Altino Cristofoletti (Casa do Construtor), Cristina Franco (Bit Company), Sérgio Barbi (O Boticário) e João Baptista da Silva Junior (Rei do Mate), estão inscritos nessa primeira turma, que conta com cerca de 30 integrantes.

Em entrevista ao portal da ABF, o Diretor de cursos e eventos da associação, e idealizador do projeto, João Baptista da Silva Junior, disse emocionado que se sente muito honrado pela participação de alunos tão ilustres. `Hoje estamos iniciando o MBA Gestão de Franquia e não poderia deixar de relembrar todos os anos de aulas com o curso Conhecimento Avançado do Franchising – CAF, que na verdade foi o embrião até chegarmos aqui. A semente foi plantada há 11 anos, de lá pra cá a maturidade e as inúmeras parcerias  tornaram este sonho realidade`.

Para Altino Cristofoletti Junior, da Casa do Construtor, o saber não tem limites. Foi convicto deste pensamento que não teve dúvida em se matricular para o MBA, mesmo agregando longos anos de experiência no setor. `Aqui é uma oportunidade que teremos para aprofundar temas e situações do dia-a-dia, agregar e trocar experiência com executivos de renome do setor. Ressalto que esta iniciativa é uma marca desta diretoria que faz história e me sinto muito honrado em participar dela`, afirmou o empresário.

Cristina Franco da Bit Company, compartilha da mesma opinião e empolgada em seu primeiro dia de aula disse que não poderia  estar mais animada e confiante na proposta do curso. `Considero esta uma oportunidade indispensável para alinharmos expertise, afinal a liderança é sinônimo de exemplo, e sem dúvida aqui temos muitos bons exemplos da boa prática do franchising`, afirmou.

Após o cerimonial de abertura os alunos pousaram para a foto que marca história no setor e retornaram a sala de aula para conhecer a proposta e diretrizes das aulas.

Logo após esta introdução, as aulas foram iniciadas pelo Coordenador comercial e institucional do Provar, Eduardo Terra, com o tema: O mercado de varejo no Brasil e no mundo. 

Com 600 horas de duração, sendo 500 horas de atividades em classe e 100 horas de estudos e pesquisas fora da sala de aula, como visitas técnicas a empresas e elaboração do projeto final, o curso conta com um período de 20 meses.

O curso será segmentado em Gestão de Negócios, Gestão de Varejo e de Serviços, e Gestão de Franquias com cenários e tendências de cada setor. O programa abordará temas como a conjuntura econômica do País, bem como, finanças corporativas e contabilidade gerencial com destaque para administração de capital de giro, alavancagem financeira e operacional e gestão estratégica de custos.

Participantes da 1ª turma MBA de Gestão de Franquia da América Latina – 2008

 

 

 

Por: Redação DFREIRE