Início Notícias ABF e Apex iniciam outra etapa do projeto de exportação de franquias

ABF e Apex iniciam outra etapa do projeto de exportação de franquias

FRANCHISING BRASIL PARTICIPA DA MISSÃO DE PROSPECÇÃO À GUATEMALA, COSTA RICA E PANAMÁ

O Projeto Franchising Brasil, realizado pela ABF em parceria com a APEX-Brasil, deu início a terceira etapa do programa de exportações de franquias e contemplou uma visita de prospecção de mercado à Guatemala, Costa Rica e Panamá, de 20 a 29 de outubro.

Os executivos da ABF foram acompanhados por representantes das franquias Wizard, Pão de Queijo Minas Brasil, Bob`s e BTS (empresa organizadora da feira da ABF). Além destes, fizeram-se representadas as marcas Emagrecentro e Vivenda do Camarão.

Os trabalhos visaram o conhecimento de cada um desses países por meio de reuniões com entidades governamentais e setoriais, especialistas em varejo e em franquias, conjugadas com visitas técnicas a importantes centros comerciais, permitindo um melhor entendimento sobre a dinâmica do varejo e o funcionamento no mercado de franquias local.

Durante os dez dias de viagem e com uma agenda bastante extensa, o grupo orientado e acompanhado por um especialista em franquias na América Central pode identificar oportunidades e ter contato com conceitos locais de padrão internacional. `Este tipo de missão permite ao empresário não apenas conhecer uma nova cultura, mas compreender o potencial que os países da América Central oferecem, derrubando por terra idéias ultrapassadas de atraso e pobreza. Encontramos operações de franquias nativas de padrão internacional, de conceitos inovadores e que já estão ganhando o mundo com excelentes resultados.`, diz Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

GUATEMALA

Com mais de 13 milhões de habitantes, a Guatemala, que faz fronteira com o México, Belize e Honduras, é o país mais populoso da América Central. Embora tenha uma economia predominantemente agrícola, principalmente com a exportação de banana, café e açúcar, atualmente desenvolve diversos segmentos da área industrial, de varejo e de serviços. 


Shopping Multi Plaza – Guatemala

Um exemplo disso é a apresentação de um mercado de franquias em franco desenvolvimento, com importantes redes locais como Pollo Campero, com mais de 265 unidades funcionando também nos Estado Unidos, Europa e Ásia. Outro exemplo de franquia que se encontra em processo de internacionalização é a rede de comida tipo mexicana Tacontento, com operações nos Estados Unidos, Nicarágua e em breve no Brasil.

Operação da rede Pollo Campero na Guatemala

A presença da ABF foi marcada pela cobertura da imprensa local e pelo trabalho que a associação guatemalteca desenvolveu para apresentar à delegação brasileira as diferentes operações de franquias do país.

Coletiva de Imprensa – Guatemala

Além das diversas entrevistas concedidas a mídia local, todos estavam interessados em saber os objetivos dessa viagem e as perspectivas de geração de negócios. Na ocasião, a ABF também foi homenageada pela associação.

Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, recebe homenagem do presidente da Asociación Guatemalteca de Franquicias, Ramón Hernandez

Durante a presença da ABF no país, os executivos, que representaram as redes Wizard e Pão de Queijo Minas Brasil, realizaram reuniões com potenciais investidores que demonstraram interesse nos conceitos brasileiros, com destaque para o fato dos investidores mirarem para uma expansão nos principais países da América Central.

Delegação brasileira na Agência de Promoção de Investimentos na Guatemala – Invest in Guatemala.

Atualmente, 6 marcas de franquias brasileiras já operam nesse mercado, são elas: Showcolate, Totvs, CCAA, Colcci, Hering Store e Lilica Ripilica.

Operação da Lilica Ripilica na Guatemala

COSTA RICA

`Pura Vida`, este é o slogan adotado pelo governo da Costa Rica, uma país com uma extensa biodiversidade que investe fortemente no ecoturismo. Sua população com um pouco mais de 4 milhões de habitantes está dividida em uma grande disparidade social. A economia e a renda do país circulam nas regiões turísticas, onde há grande fluxo de investimentos externos. A capital São José é o centro político e financeiro do país.

É possível notar que a Costa Rica está avançando para o crescimento econômico, suportado pelo aumento do padrão de comércio e o momento de estabilidade política que vive o país. Nesse sentido, é importante destacar que o setor de franquias vem se desenvolvendo principalmente nos shopping centers e nas áreas turísticas, onde há o maior fluxo de consumo na região.

A agenda da comitiva contemplou reuniões com órgãos do governo, onde foram apresentados alguns programas de fomento e incentivo ao franchising.

Cámara de Comércio de Costa Rica    

Banco Popular y de Desarrollo Comunal

Uma visita que chamou a atenção foi à Fundação de Cultura, Difusão e Estudos Brasileiros, organismo ligado ao Ministério das Relações Exteriores, que além de promover a cultura brasileira, hoje ministra aulas de português para mais de 1.000 alunos, o que comprova o interesse local em realizar contatos com o Brasil.

Visita à Fundação de Cultura, Difusão e Estudos Brasileiros

Uma franquia local que tem ganhado destaque na região é a rede Maridos de Alquiler (Maridos de Aluguel), especializada na execução de serviços domésticos e de manutenção.

Visita à rede franqueadora Maridos de Alquiler

A ABF visitou uma rede de livrarias na Costa Rica, Librería Internacional, que está formatando o negócio para franquia e ficou muito interessado no sistema da Livraria Nobel.

As franquias brasileiras que atuam nesse mercado são a Lilica Ripilica, Totvs e Via Uno.

Visita à operação da Via Uno em Costa Rica.

PANAMÁ

Conhecido principalmente por sua megaconstrução, o Canal do Panamá, o país se destaca por ser um grande receptor de investimentos externos. Podemos dizer que a região é a grande locomotiva da América Central, impulsionada pela utilização de seu Canal e também por sua Zona Franca, na Região de Colón, que permite fazer do país um hub para distribuição de produtos na América Central.

Embora tenha uma população pequena, 3,3 milhões de habitantes, o país conta com uma economia ativa, com grandes fluxos de investimentos e consumo. Nos últimos anos, grande parte destes investimentos foram dedicados à área de construção civil, principalmente advindo dos Estados Unidos. O Panamá adotou o dólar como moeda oficial (o Balboa só circula em forma de moeda), o que ajuda na atração cada vez maior de turistas, que aproveitam o clima tropical , os inúmeros cassinos, a excelente oferta de restaurantes, hotéis e shopping centers, com destaque para o Albrook Mall (com mais de 400 lojas) e o Metro Plaza que em breve iniciará suas operações.

Shopping Al Brook Mall – Panamá

As redes brasileiras que já possuem operações nesse mercado são a Chilli Beans, Showcolate e Via Uno.

Quiosque da Showcolate no Panamá.

A agenda da ABF incluiu visitas a órgãos do governo panamenho e mereceu destaque na mídia local. Na sequencia dos trabalhos, a entidade participou da Recon Latin America 2009, Convenção Anual promovida pelo Conselho Mundial de Shopping Centers (ICSC), com o qual a ABF mantém um acordo de cooperação.

Reunião no Ministério da Economia da República do Panamá.

Além da participação como congressista, o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, ministrou uma palestra sobre as oportunidades de franquias nos Shopping Centers. A ABF também esteve com um estande institucional apresentando seu trabalho e algumas franquias como: Bob`s, Vivenda do Camarão, Emagrecentro, Wizard e Pão de Queijo Minas Brasil. O ponto de destaque da participação foi o contato com importantes grupos operadores de shopping centers de diversos países.

Ricardo Camargo ministra palestra na RECon Panamá.

A primeira ação do novo projeto com a APEX superou as expectativas da ABF e principalmente dos empresários presentes. Prova disso é que a franquia Pão de Queijo Minas Brasil estará retornando ao Panamá esta semana para participar da mais importante feira de franquias do país e assim iniciar estudos de implantação de uma estrutura que visa o início da franquia na região.

Outro ponto em destaque e que será alvo de uma ação no mês de abril de 2010 é uma nova visita a Guatemala para participação na feira de franquias e visitas de prospecção a Republica Dominicana e El Salvador, sendo que esses últimos países foram muito bem pontuados por especialista em franquia da América Central.

A próxima ação do projeto ABF – ApexBrasil será a Missão de Prospecção a Turquia e Egito, que contará com a participação da ABF na feira de franquias em Istambul de 10 a 13 de dezembro. E no período de 15 a 17 de janeiro de 2.010 ocorrerá a Franchise Expo South, em Miami, que abrigará o Pavilhão Brasileiro com as empresas: Bob`s, Emagrecentro, Tutores, Pão de Queijo Minas Brasil, Cia. do Franchising e Global Franchise.  

As empresas interessadas no projeto poderão obter mais informações através do Departamento de Relacionamento da ABF: [email protected] ou 11 3020-8828.