A ABF apresentou no dia 02 de fevereiro em sua sede a proposta de renovação para a quarta etapa do projeto setorial Franchising Brasil – Projeto de Promoção e Exportação de Franquias Brasileiras, em parceria com a Apex-Brasil. O encontro teve como objetivo mostrar aos participantes interessados em levar suas redes para o exterior, as oportunidades conquistadas pelo projeto nos últimos anos e as ações planejadas para os próximos anos.
O diretor executivo da ABF Ricardo Camargo apresentou os números relacionados à internacionalização do franchising brasileiro, que segundo ele tem tido cada vez mais espaço e credibilidade diante do mercado estrangeiro. `A ABF, por meio das parcerias com a Apex e com o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) tem ganhado cada vez mais projeção internacional e abrindo portas para as franquias nacionais ganharem o mundo`, afirmou.
Bruno Amado, gestor de projetos da Apex, responsável pelo Franchising Brasil elogiou a parceria com a ABF e declarou que para a próxima etapa do projeto foi realizado um trabalho minucioso de rankeamento dos mercados de mais interesse para as franquias locais e um planejamento estratégico bem estruturado para que o investimento renda bons frutos para as empresas que quiserem se expandir no mercado externo.
A diretora da consultoria Promoex, Carlota Carneiro, parceira no desenvolvimento de programas de promoção internacional para o projeto apresentou as principais características do projeto, entre elas: análise de mercado, análise do setor, identificação de oportunidades, definições estratégicas, plano de ação e acompanhamento de resultados.
Carlota explicou que a meta do projeto é expandir pelo menos 20 marcas no mercado internacional nos próximos anos e apresentou os mercados prioritários definidos pelo programa, que são os seguintes: Austrália, México, Canadá, Colômbia, Espanha, Panamá, Peru e Portugal. Entre as ações contempladas pelo projeto estão a participação em feiras multisetoriais e segmentadas, missões comerciais, visitas técnicas e missões de prospecção de mercados potenciais.
O gerente de relacionamento da ABF Rogério Feijó, que acompanha as missões internacionais desde o início do projeto, compartilhou com os presentes a sua experiência em conhecer o mercado estrangeiro. `Os mercados são receptivos e o Brasil, atualmente, é bem visto no cenário internacional`, afirmou. Segundo ele, o fato de as empresas visitarem os países de interesse em conjunto com a entidade ajuda muito na prospecção, pois aumenta a visibilidade e credibilidade junto a esses mercados.
O projeto Franchising Brasil
O principal objetivo do projeto é impulsionar as marcas brasileiras para o mundo. As empresas interessadas têm total flexibilidade para escolher de quais ações querem participar. Entre as opções estão a participação em feiras, missões comerciais e de prospecção de mercado ou apenas acompanhamento nas visitas técnicas para conhecimento de mercado.
Entre os benefícios da participação no projeto estão: a redução dos investimentos, visibilidade, infra-estrutura de apoio e plano de comunicação, participação em eventos internacionais com a chancela do governo e da entidade, acesso a estudos de mercado e troca de experiências.
Para os associados que tiverem interesse em participar do projeto é só assinarem o termo de adesão, lembrando que o mesmo não tem custo e não obriga a empresa a participar das ações, bem como não há penalizações caso não queira participar. O objetivo do termo é facilitar e agilizar o acesso aos benefícios, garantindo prioridade de participação. Além disso, demonstra o universo de empresas interessadas em expandir internacionalmente.
Ações previstas pelo programa no primeiro semestre:
- Participação na feira multisetorial Expocomer, no Panamá, de 23 a 26 de março;
- Participação na ExpoFranchise, em Portugal, de 13 a 15 de maio;
Demais ações com outros parceiros:
- Participação na Franchise Expo Paris, na França, de 20 a 23 de março;
- Participação na feira Franquicias y Negocios, na Argentina, de 19 e 20 de maio;
Para se inscrever ou saber mais sobre o projeto, os associados devem entrar em contato com Renata Maciel pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 3020- 8828.
Redação DFREIRE