A ABF em parceria com a Associação Franquia Solidária (Afras), seu braço de responsabilidade social, realizaram no último dia 14 de outubro, o 1º Simpósio de Responsabilidade Social Empresarial. O evento contou com a presença de participantes interessados em se aprofundar e discutir o tema com objetivo de inserir ações de responsabilidade social e empresarial na pauta do franchising nacional.
A cerimônia foi conduzida pela diretora de cursos e eventos da Afras, Ana Vecchi, que apresentou os palestrantes e a agenda do dia. `Nossa intenção é inaugurar uma nova dimensão de franquias no setor`, afirmou ela. Em seguida a abertura oficial foi realizada pelo vice-presidente da ABF, Fernando Leite Perri. Para ele, o evento mostra que a entidade, juntamente com a Afras, entendeu o valor que a sustentabilidade tem para os negócios, em especial, as franquias: `O encontro de hoje marcará definitivamente a presença da sustentabilidade no franchising. O setor tem força para contaminar muita gente com essa ideia`, declarou entusiasmado.
O presidente da Afras, Claudio Tieghi, apresentou a associação que existe desde 2005, com o objetivo de difundir a responsabilidade social no franchising. Tieghi também apresentou o tema do Simpósio: Franquia 2.0, que segundo ele, consiste em um novo modelo de franquias, que deverão se estruturar a partir do conceito de sustentabilidade. `Trata-se de um realinhamento da missão da ABF, desenvolvido com base numa gestão socialmente responsável, num novo pensamento, que levara à concepção de novas marcas e produtos concebidos na ótica do desenvolvimento sustentável`.
A programação teve início com a palestra: Descobrindo o consumidor consciente, por Heloisa Mello, do Instituto Akatu. A especialista alertou para a necessidade de educar o consumidor sobre o significado da responsabilidade social e ambiental. Para ela, o grande desafio é fazer com que as pessoas reconheçam os problemas derivados dos seus atos de consumo, e as empresas podem contribuir com essa conscientização: `Cada um de nós é multiplicador e vocês do setor de franquias podem espalhar isso`, declarou a palestrante. O período da manhã contou ainda com uma palestra do educador Márcio Santilli, do Instituto Socioambiental (ISA), que promoveu um debate sobre as Mudanças Climáticas e os Impactos Socioambientais decorrentes da ação humana.
Durante a tarde, Roberta Cardoso, do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP, falou sobre o Varejo e Consumo Sustentável. A especialista apontou que a questão da sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano e as pessoas estão sendo levadas a pensar naturalmente sobre o tema. Ela falou sobre o perfil das empresas 2.0 e também traçou as tendências da gestão dos negócios de varejo a partir do conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo Roberta a responsabilidade social empresarial busca preservar os recursos para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades. Ela afirma que as empresas que adotam práticas sustentáveis saem na frente, embora ainda existam desafios a ser superados.
João Gilberto do Instituto Ethos e Claudio Tieghi da Afras apresentaram os Indicadores Ethos Setoriais de RSE do sistema de franquias, uma ferramenta de auto-avaliação da gestão das empresas, desenvolvidos em parceria das duas entidades, cujo objetivo é orientar as empresas a incluir práticas de responsabilidade social e empresarial na gestão de seus negócios.
Em seguida, João Baptista da Silva Junior, do Rei do Mate, contou aos participantes os desafios enfrentados pela rede, que ganhou o último Prêmio ABF/Afras Destaque Responsabilidade Social, pela ação de Reciclagem e Consumo Consciente. Por meio dessa ação, que envolveu a conscientização de todos os funcionários e consumidores, a rede substituiu mais de um milhão de copos de plástico por copos de papel ecológico e assim contribuiu para diminuição do impacto ambiental. `Isso nos levou a uma reflexão sobre o nosso compromisso social e ambiental`, declarou o gerente de operações da franquia.
O evento foi encerrado com a apresentação seguida de debate com o gerente de publicidade da MTV, Roberto Severo, que mostrou o vídeo Dossiê Universo Jovem MTV, uma pesquisa que revela o perfil do jovem consumidor, preocupações, desafios e responsabilidades dos pais e das empresas na educação das futuras gerações.
Cerca de 50 milhões de jovens foram ouvidos e, segundo os especialistas que contribuíram com o vídeo, é grande o número de jovens que não aceitam trabalhar com empresas que não sejam socialmente responsáveis. De acordo com a amostra, apenas 8% dos municípios têm coleta seletiva, 34% dos jovens acham que o governo não faz nada pelo meio ambiente. O estudo classificou 5 grupos: Comprometidos 17%, ecoalienados 16%, intuitivos 21%, teóricos 26% e refratários que correspondem a 20% da amostra total.
Margarete Elias, coordenadora de RH e integrante do Comitê de responsabilidade social da rede Casa do Construtor achou o evento uma excelente oportunidade de obter informação e levar mais conscientização para as franquias. Para Eleine Bélaváry, da Afras, o engajamento da ABF já abre caminho para incentivar as empresas a colocarem o tema da RSE nas suas agendas. `O fato de o simpósio passar a integrar a grade de eventos da ABF já foi uma grande conquista, mas ainda há muito trabalho pela frente, é um processo gradativo`, declarou.
`Não é fácil mobilizar as pessoas para atitudes como estas, afinal requer muitas mudanças e até investimentos. Reunir tantos interessados no tema foi um avanço significativo, creio que conseguimos atender o objetivo deste primeiro simpósio e vamos nos preparar para o de 2010, além de darmos continuidade à discussão durante a 9ª Convenção da ABF em novembro`, revela Ana Vecchi.
A ABF e Afras esperam ter alavancado o surgimento de uma nova geração do franchising, que contempla empresas mais conscientes, responsáveis e preocupadas com o planeta e as futuras gerações.