Início Notícias ABF e AFRAS realizam o 2º Simpósio de RSE

ABF e AFRAS realizam o 2º Simpósio de RSE

Foi realizado no último dia 7 de outubro na sede da ABF, o 2º Simpósio ABF-AFRAS de Responsabilidade Social, com a presença de 80 participantes. O tema deste ano foi Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis em uma economia de baixo carbono.

O vice-presidente da ABF, Fernando Perri, abriu o evento falando sobre a importância uma maior consciência em relação ao nosso planeta – `a casinha azul` – para a preservação de condições mínimas de sobrevivência da raça humana. `Responsabilidade não é obrigação, e sim o dever de fazer algo pelo mundo`, ressaltou. Perri acredita que a sociedade está se conscientizando cada vez mais sobre o meio ambiente, em relação às décadas passadas, mas ainda há muito para fazer: `São os pequenos gestos que mudam o mundo`, concluiu.

Cláudio Tieghi, presidente da AFRAS também subiu ao púlpito para ressaltar a relevância do Simpósio e dos debates sobre o tema sustentabilidade. Ele apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pela associação e aproveitou a ocasião para lançar o projeto Franchising de Baixo Carbono, um piloto que será desenvolvido em parceria com a Fábrica Éthica, com vistas a orientar redes de franquias na redução de emissões dos gases de efeito estufa em sua cadeia produtiva.

A diretora de eventos da AFRAS, Ana Vecchi mediou o encontro e chamou o especialista Giovanni Barontini, da consultoria Fábrica Éthica Brasil para iniciar as palestras do dia. O consultor falou sobre o Desafio do aquecimento global e as emissões de gases de efeito estufa e analisou a percepção que os empresários têm sobre como essas questões afetam seus negócios.

A segunda palestra Sustentabilidade como um dos pilares do sistema foi apresentada por Celso Cruz, Diretor Supply Chain do Mc Donald´s, que mostrou como uma das maiores redes de franquia aplica processos sustentáveis em seu dia a dia. Celso levou alguns exemplos de ações realizadas pela companhia, entre elas: coleta seletiva, logística reversa, construção de restaurantes verdes, códigos de conduta e auditoria de fornecedores, ações voltadas para a inclusão social e auxílio a instituições de câncer infanto-juvenil, entre outras. `Apesar de ser uma grande empresa, ainda encontramos muitas dificuldades em aplicar os conceitos da sustentabilidade, mas estamos num bom começo`, afirmou.

O presidente do Retail Design Institute (RDI) do Brasil, George Hommer deu continuidade à série de palestras com uma apresentação intitulada Design Sustentável no Novo Varejo, onde mostrou diversos exemplos de empresas e lojas de franquia que se utilizam do conceito de sustentabilidade em suas construções. Em seguida Paulo Pianez, do Carrefour falou sobre as Práticas Sustentáveis para uma Loja Verde, e demonstrou com exemplos práticos os conceitos aplicados pela rede de supermercados no sentido de tornar suas lojas mais sustentáveis.

Após o brunch, Thais Colpaert do Grupo Boticário apresentou a palestra Gestão de Sustentabilidade nas redes de franquias, e explicou aos participantes como a empresa lida com essa questão. Já o especialista Caio de Queiroz apresentou o Case da Bienal do Livro 2010, onde desenvolveu o projeto Reciclagem: Gestão de de Eventos Sustentáveis.

Eduardo Van Roost, da RSE Brasil, indústria de embalagens sustentáveis, fechou o evento com a palestra Embalagens Plásticas: Transporte, Proteção ou Desperdício? Onde está o Baixo Carbono? deixando vários pontos para reflexão das empresas.

Mais uma vez, o Simpósio ABF-AFRAS de Responsabilidade Social e Empresarial foi um sucesso e trouxe a oportunidade de debater e refletir sobre a questão do desenvolvimento sustentável, que tem se tornado cada vez mais  relevante para o setor e para a sociedade.