Início Notícias ABF dá início à terceira turma do MBA Gestão de franquias

ABF dá início à terceira turma do MBA Gestão de franquias

Começaram na última sexta-feira (23/04), na sede da ABF as aulas da terceira turma do MBA de Gestão de Franquia, realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e coordenado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR).

A gerente de marketing Keller de Paula fez a abertura em nome da ABF, falando da iniciativa da associação em realizar o curso, que foi o primeiro da área a ser oferecido no país. O professor e diretor-presidente da FIA, Claudio Felisoni de Ângelo também participou do evento e falou sobre as expectativas para a nova edição do MBA.

O vice-coordenador pedagógico do curso, Marcos Lupi apresentou a equipe de coordenadoras Patrícia Avanci e Elaine Brito, que trabalharão diretamente com os alunos e também mostrou o cronograma de aulas, que terão duração de um ano e meio, mais o trabalho de conclusão de curso. Em seguida deu a palavra ao professor João Baptista da Silva Júnior que ministrou a aula inaugural.

Baptista pediu para os alunos se apresentarem e elogiou a diversidade dos participantes, que varia entre franqueadores, consultores, diretores e gerentes de expansão ou comunicação de algumas redes, e principalmente, franqueados, vindos de diferentes segmentos como alimentação, vestuário, informática, cosméticos, idiomas, imobiliárias e serviços. `É muito importante a participação de pessoas tão variadas, especialmente aquelas que estão começando no sistema para que possamos fortalecer ainda mais o franchising`, declarou o professor.

Ele deu início à aula com uma exposição geral sobre o setor de franquias no Brasil e apresentou os números, tendências e expectativas do mercado atual. O professor falou ainda sobre estratégia de posicionamento das empresas, diferenciação da marca, importância do canal de venda, sustentabilidade e percepção do mercado.

Para João Baptista, a realização de um MBA voltado para franquias representa a maturidade do sistema e como o mercado demanda a profissionalização e a busca do conhecimento por parte tanto dos franqueadores como de todos que fazem parte do processo, vindos de diferentes setores e tamanhos. `Acho que essa turma vai render uma troca de experiências muito boa`, afirmou.

A gerente de franquias do Habib´s, Armelisa Pereira, contou que `esperava há muito tempo para fazer um curso como esse, tanto para fazer networking como para me aprofundar nos assuntos do setor`. Ela acredita que o MBA tem tudo para fortalecer o sistema de franchising. Já Lindolfo Paiva, diretor da rede Mr. Cheney Cookies acha que o curso ajuda a realçar os valores do franchising: `Além de fazer com que a gente perceba o que pode ser aplicado em nossas próprias empresas, o curso traz motivação, o que pode gerar melhores resultados`, destacou.

O professor Edson Barbeiro, da FIA, ministrou a segunda aula do dia sobre Decisões Estratégicas e Vantagens Competitivas voltadas para o setor de franquias. Ele acredita que a iniciativa da ABF a especialização é importantíssima tanto para franqueadores como franqueados e para o sistema em geral. `O conhecimento é a matéria-prima para a capacitação`, concluiu Barbeiro.

O Curso

A programação está dividida em dez blocos, com duração de 500 horas, que propiciam o contato com importantes empresas e profissionais do segmento. A proposta é garantir suporte e uma visão completa de um mercado em ascensão no Brasil.
As atividades em classe acontecerão nas instalações da FIA-Vila Olímpia, em encontros quinzenais realizados às sextas e sábados.

Informações:
MBA Gestão de Franquias
Coordenação Acadêmica – PROVAR (Programa de Administração do Varejo)
Informações: (11) 3894-5007
Site:
www.fia.com.br e www.provar.org.br
Local: Instalações FIA e ABF.
E-mail:
[email protected]