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ABF consolida o I Simpósio de Comunicação como evento anual

No último dia 7, foi realizado na sede da ABF, em São Paulo, o I Simpósio de Comunicação, evento que passará a constar anualmente na agenda da associação.  Com aproximadamente 70 participantes, o encontro foi considerado um sucesso, superando todas as expectativas da entidade.

`Este primeiro encontro demonstrou a sinergia, vitalidade e disposição dos participantes em conquistar cada vez mais espaço para propagar o franchising nacional de maneira consciente e profissional, colocando o tema em destaque nas principais mídias do País. Certamente, precisaremos de um espaço com capacidade superior para a 2ª edição`, afirmou o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, satisfeito com o sucesso do evento.

O simpósio de comunicação realizado pela associação, com patrocínio do CNA e apoio da Perdigão e Abracom, foi idealizado durante uma reunião com Ricardo Camargo e profissionais da área. `Na ocasião, buscávamos uma maneira de estimular a discussão sobre o crescimento do franchising nos principais veículos de comunicação`, explicou o executivo.

Foi com este propósito inicial que o simpósio foi tomando formas. `Nosso objetivo era proporcionar um encontro dos profissionais de comunicação para debater os desafios da comunicação das redes de franquia e o relacionamento entre as marcas e a imprensa. Conseguimos`, concluiu Débora Freire, diretora de comunicação da DFREIRE, responsável pelo relacionamento da associação com a mídia e mediadora do simpósio.

O evento foi dividido em dois tempos. Pela manhã os jornalistas convidados, Wagner Roque da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Fátima Turcci da Record News, Cláudia Mancini, especializada em Negócios e Fátima Lourenço do Diário do Comércio, foram responsáveis por um aquecido debate sobre as dificuldades em se produzir boas pautas e reportagens.

Contando com um público bastante participativo, este foi o momento que os profissionais de comunicação, de ambos os lados, redação e assessoria, puderam compartilhar as dificuldades, apontar erros mais comuns e, principalmente, buscar soluções para atender a jornalistas ansiosos por novidades e, para as redes, que atendam suas expectativas. Para os jornalistas convidados, a principal discussão foi a necessidade de um diferencial nas pautas enviadas às redações para sustentarem uma boa matéria. Já os assessores tiveram uma rara oportunidade de aprender como explorar melhor as notícias sobre as redes.

À tarde, o evento ficou por conta da apresentação de cases, como o da associada Subway, que apresentou sua experiência de comunicação no processo de recuperação de sua imagem. Jane Cruz, responsável pela assessoria da rede, compartilhou com os participantes as principais dificuldades e soluções adotadas para estabelecer e reposicionar a marca.  `Para atingir esse resultado, foi preciso fazer um exercício diário de relacionamento com a mídia`, declarou a assessora.

A rede O Boticário, representada por Cibele dos Anjos, falou sobre o processo de criação do manual de comunicação que proporcionou dinamismo à operação. Cibele também contou como foi criado um núcleo de comunicação estruturado através de diversas ferramentas que ajudam no direcionamento do trabalho de assessoria e no relacionamento entre seus parceiros franqueados. `Nosso maior desafio foi desenvolver uma linguagem única de comunicação e alinhar as estratégias de negócio da marca`, afirmou Cibele.

Na sequência, o diretor de marketing do Grupo Ornatus, Eduardo Morita, apresentou o case da rede Morana. O executivo falou sobre a estrutura de comunicação necessária para atender as necessidades de uma marca. `O importante é difundir a cultura da comunicação dentro da empresa como um meio, e não como solução`, destacou Morita.

 

E por fim, representando o Grupo Votorantim, Flavio Chantre apresentou o caso da crise na fábrica de cimento de Sobradinho, no Distrito Federal, ocasião em que um acidente nas dependências da fábrica de cimento provocou grande mobilização da mídia. Flávio trocou experiências e falou como profissionais do grupo agiram rapidamente para minimizar impactos negativos ocasionados pelo triste acidente. `Num caso como este, o que conta é o trabalho e a dedicação da equipe, desde o profissional de RH até o presidente, para lidar com a situação da melhor forma possível.`, concluiu ele.

Para a assessora Amanda Martinez, da 5àSec, `Participar do Simpósio da ABF foi uma experiência enriquecedora para a franquia. Através dos cases apresentados será possível levar muitas idéias para implantar na rede`, declarou.

Dedicação, informação e desenvolvimento

A ABF dedica-se à realização de inúmeras atividades, com o objetivo de beneficiar os associados, realizando conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o Franchising.

Periodicamente, a diretoria realiza reuniões abertas a todos os associados, criando uma linha direta para o debate de ideias e discussão de assuntos do setor.

Através de um amplo contato com a imprensa a ABF procura transmitir informações acerca do Sistema de Franchising, seu funcionamento, vantagens, novidades e tudo o mais que possa interessar ao público em geral.

Internamente, as novidades e opiniões são divulgadas através do Portal do Franchising (site da ABF), da TV Franchising, do ABF em Ação (periódico informativo), além da revista Franquia ABF Oportunidades e do Guia oficial de franquias.

Ricardo Camargo aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos diretores das redes e profissionais de comunicação para estes importantes canais que viabilizam a uniformidade das informações, além de pedir que tenham o hábito de compartilharem informações das empresas. Também sugeriu que participem das pesquisas do setor, a fim de enriquecer ainda mais as ferramentas que podem alavancar o sistema e gerar pautas. `Vamos fortalecer e buscar alternativas para que nosso sistema seja cada vez mais reconhecido, que seja visto como de fato merece ser, um setor consolidado e de significativa importância para a sociedade e economia nacional`, finalizou o diretor.