Início Notícias ABF comemora o sucesso do franchising em 2009

ABF comemora o sucesso do franchising em 2009

Para celebrar as conquistas do franchising brasileiro em 2009, que mesmo com a crise conseguiu superar as expectativas e deverá fechar o ano com crescimento de 14,5%, a ABF realizou, no dia 3 de dezembro o último evento do ano. O Coquetel de final de ano, que aconteceu no Buffet Baiuca, em São Paulo, reuniu mais de 300 pessoas. A abertura do evento foi feita pelo presidente da entidade, Ricardo Bomeny, que ressaltou o bom desempenho do setor no decorrer do ano, além de falar sobre as projeções para 2010.

Durante o coquetel o diretor executivo Ricardo Camargo anunciou a renovação do convênio com o SEBRAE, que visa contribuir para o desenvolvimento das médias e pequenas empresas, por meio do apoio e fomento ao surgimento de novas franquias. Entre as ações previstas estão: estudo das melhores práticas de internacionalização de franquias, exposição de franquias no circuito 2010 de feiras do empreendedor, incubadoras de franquias, disseminação do franchising no decasségui empreendedor, tradução e adaptação de materiais do SEBRAE na área de Franchising para inglês e espanhol, divulgação dos produtos SEBRAE na Convenção ABF do Franchising e na ABF Franchising Expo 2010, realização de rodada de negócios entre redes de franquias e MPE fornecedoras e divulgação dos produtos SEBRAE nos canais de comunicação da ABF. O diretor de administração e finanças do SEBRAE, Carlos Alberto dos Santos assinou o acordo.

Já a parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), assinada pela Sra. Elisabeth Dau Correa, diretora financeira da Escola, tem como objetivo realizar pesquisas para mapear, analisar e diagnosticar os desafios para a internacionalização das franquias brasileiras. O resultado desta pesquisa será apresentado em um painel na nossa próxima Convenção. Além disso, serão realizados quarto cursos, organizados pela diretora de pesquisa da ESPM, Lívia Barbosa, com o intuito de oferecer uma visão das implicações culturais nos padrões e práticas de consumo da população brasileira bem como das futuras tendências de consumo. Os temas voltados para os segmentos de alimentação, vestuário, limpeza/ higiene e educação serão: Cultura e Consumo: lógicas, valores e cosmologias; Por que se consome?; Quem é o consumidor contemporâneo? e Tendências Contemporâneas de consumo.

Camargo anunciou ainda uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e a Câmara de Dirigentes Logistas de Campinas (CDL): um protocolo de intenções cujo objetivo é o desenvolvimento do Sistema de Franquia e Negócios na região metropolitana de Campinas. Estiveram presentes o presidente da ACIC, o Deputado Guilherme Campos, e a presidente da CDL Campinas Adriana Flosi, que assinaram o protocolo junto com Ricardo Bomeny.

Eventos 2010

Na ocasião também foi apresentado o calendário oficial dos eventos de 2010, com destaque para: a 1ª Feira de Franquias de São Bernardo do Campo, de 26 a 27 de março, organizada em conjunto com a prefeitura da cidade, como a primeira ação da parceria que tem por objetivo oferecer aos empresários da região do ABC oportunidades de investimento em franquias em diversos segmentos da economia nacional. No mês seguinte ocorrerá a esperada cerimônia do Prêmio ABF Destaque Franchising e a chancela do Selo de Excelência em Franchising, que já bateu o recorde de 115 inscrições. Ambos serão entregues no dia 30 de abril, em São Paulo.

Após o sucesso da primeira edição, o 2º Simpósio de Comunicação da ABF será realizado no dia 13 de maio, na sede da associação. Já no dia 27 do mesmo mês será a vez das franquias que se sobressaíram no quesito sustentabilidade em 2009, receberem o Prêmio ABF/Afras Destaque Responsabilidade Social.

No mês de junho, a maior e melhor feira de franquias da América Latina chega à sua 19ª edição, reunindo as últimas novidades e tendências do mercado. A ABF Franchising Expo 2010 será realizada de 9 a 12 de junho, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte em São Paulo.

Em agosto, a ABF, em parceria com o Retail Design Institute (RDI), realiza pela primeira vez o Prêmio de Design de franquias, com o objetivo reconhecer os projetos de design que contribuíram para elevar a experiência de compra dos consumidores, conquista de mercado e melhoria de desempenho, além de estimular o uso do design como ferramenta estratégica de negócio e alertar os franqueadores da importância do seu uso na construção da marca. No mesmo mês, no dia 19, acontecerá o 4º Seminário Setorial de Redes de Alimentação da ABF.

A 4º Edição do Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial da ABF será realizada no dia 16 de setembro. Já os Simpósios de Responsabilidade Social e o de Franquias de Moda da ABF, que tiveram grande êxito em 2009, terão sua segunda edição no mês de outubro.

Em novembro, a Rio Franchising Business, que será realizada de 4 a 6 no Rio Centro, começa o mês movimentando o setor.

Já 10ª edição da Convenção ABF do Franchising será realizada de 17 a 21 de novembro,  no Iberostar Bahia – Praia do Forte.

Para finalizar e comemorar o desenvolvimento do franchising do próximo ano, o calendário fecha com o Coquetel de Final de Ano, que será realizado em 2 de dezembro de 2010.