
A ABF participou e apoiou o evento de lançamento do Fórum Franquia e Varejo, promovido pelo WTC Business Club, no dia 25 de novembro, no WTC Events Center, em São Paulo.
Sergio Frota, vice-presidente do WTC Club, confirmou a importância desse evento para o setor de franquias e varejo. “A partir de 2015, o Fórum promoverá encontros regulares e temos a certeza de que trará informações relevantes para o nosso público”, ressaltou Sergio ao dar as boas-vindas aos 80 participantes.

Cristina Franco, presidente da ABF, apresentou um amplo panorama do setor de franchising que, há quase uma década, cresce em torno de 4 vezes o desempenho do PIB brasileiro. “Essa é uma indústria vigorosa, que segue um fluxo de crescimento sólido mesmo em um momento delicado da economia. Desempenhamos um papel de liderança e inspiração para milhares de empresários e empreendedores com os quais não podemos falhar”, destacou.
Ainda durante sua apresentação, Cristina expôs as atividades realizadas pela Associação dentro dos pilares que norteiam sua gestão: educação, interiorização, institucional e relacionamento político, iniciativas desenvolvidas junto às três esferas governamentais, em especial o governo federal.
Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, ressaltou a importância do ponto de venda, já que é um grande gerador de comunicação, educação, e oferece experiências positivas para os clientes. “Nosso maior desafio é controlar o que acontece na ponta. Precisamos entender e atender os anseios dos nossos consumidores”, explicou Cherto.
Cherto, que também preside o fórum, ainda destacou que atualmente os métodos de trabalho utilizado pelas franquias estão sendo adotado por grandes empresas como seguradoras, construtoras. “Franquia funciona e dá resultados consistentes se o seu objetivo é conquistar o mercado. Todas as empresas têm muito que aprender com as franqueadoras”, finalizou o também

Na segunda parte do evento, o diretor de internacionalização da ABF, André Friedheim explicou como as franquias brasileiras estão trabalhando no exterior e a representatividade das marcas internacionais no Brasil.
André Friedheim comandou um painel sobre internacionalização que contou com a participação de Marinho Ponci, diretor de expansão da Chilli Beans e Alexandre Guerra, CEO da Giraffas. Ambos apresentaram os caminhos percorridos para internacionalizar a marca, e o sucesso que elas fazem hoje fora do Brasil.
O Fórum ainda contou com a participação de Ruy Shiozawa, CEO do Great Place To Work, que, através de uma pesquisa realizada em 2012, falou sobre as melhores empresas para trabalhar no segmento de franquias.
O vice-presidente do WTC Club, Sergio Frota, encerrou o evento, agradecendo ao público presente e ressaltou a importância de compartilhar informações e ouvir os conteúdos apresentados.
A agenda de encontros do Fórum será divulgada em breve.