Início Release ABF Academy: entra no ar plataforma de educação continuada da Associação Brasileira de Franchising

ABF Academy: entra no ar plataforma de educação continuada da Associação Brasileira de Franchising

ABF Academy: entra no ar plataforma de educação continuada da Associação Brasileira de Franchising

 Nova plataforma digital de educação continuada da entidade terá foco inicial em capacitar franqueadores em boas práticas e temas atuais do setor.

São Paulo, dezembro de 2023 – Já está no ar a ABF Academy, a nova plataforma de educação continuada da Associação Brasileira de Franchising. Pensada para franqueadores, franqueados e potenciais empreendedores, ela representa uma evolução nas iniciativas da entidade para capacitar o público direta ou indiretamente ligado ao setor.

A ABF Academy conta com trilhas gamificadas nas quais o usuário pode aprender sobre tendências, franquias, entre outros temas, de forma leve e interativa, e ferramentas para acompanhamento da jornada de aprendizagem. Ele tem acesso também a visões estratégicas e artigos relacionados aos principais assuntos do setor de franquias; ao podcast Fala Franchising, em que o usuário poderá rever seu rico conteúdo que o ajudará em sua jornada empreendedora, além de dicas essenciais e completas em vídeo, de profissionais atuantes no mercado, especialistas do setor.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “a educação faz parte da essência do setor de franquias e ela alcançou um novo patamar no franchising com a transformação digital, alavancando a capacitação de franqueadores e franqueados em potencial, empreendedores já atuantes nesse mercado e demais pessoas interessadas nele, aproximando também esses dois elos da corrente, e a esse movimento eu chamo de inovação pela educação, que ao se propor a educar no negócio ‘franchising’, potencializa esse público, ampliando-lhe visão, possibilidades, capacidade de interação e, para quem já é franqueador ou franqueado, a rentabilidade do seu negócio. Assim, para fortalecer ainda mais a inovação pela educação, lançamos a ABF Academy, um ambiente de ensino proprietário e exclusivo da entidade e alinhada ao espírito do tempo”.

Na visão de Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da entidade, “a capacitação na ABF não é uma preparação para o mercado de franquias. Ela é o próprio franchising! A essência dos negócios de franquias está justamente na capacidade de multiplicação do conhecimento e transferência de know-how. Compartilhar acesso, dividir conhecimento, apoiar o crescimento alheio e com isso crescer junto!  A educação é a jornada capaz de transformar o sonho em realidade, transformar quem tem uma boa ideia, num negócio promissor, um pequeno franqueador numa grande operação em rede”.

A diretora completa, ainda: “Entendemos que precisamos dar a oportunidade a todos que tenham interesse de qualquer forma por franquias a trilharem o caminho de um conhecimento consistente sobre esse universo apaixonante. Temos aprendido juntos sobre a grande transformação digital e é chegada a hora de viver isso na prática aqui dentro dessa casa cuidando para que tudo o que temos visto no varejo e nas tendências globais seja cada vez mais, realidade para nós”.

Com esta iniciativa a ABF irá: hiperpersonalizar o conhecimento de acordo com o perfil de cada indivíduo; disseminar a cultura e o conhecimento por todo o país por meios digitais ou físicos; padronizar a forma de aprender, clusterizando seus stakeholders, e manter um programa de lifelong learning (aprendizado contínuo) com conteúdos relevantes e atualizados.

Com curadoria 100% da ABF, a primeira persona a ser trabalhada na nova plataforma é a de franqueadores em diferentes níveis de desenvolvimento e, em uma segunda fase, a plataforma também ofertará trilhas de conhecimento para franqueados, colaboradores, fornecedores e interessados em franchising. Alguns recursos serão exclusivos para associados, como algumas gravações de eventos e cursos da ABF, e os demais serão abertos ao público em geral. No médio prazo, a ABF também disponibilizará alguns treinamentos pagos.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2,0% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita www.abf.com.br/abfnews.