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A terceira edição do Simpósio de Moda e Cosméticos foi um sucesso!

No dia 10 de novembro, aconteceu, na sede da ABF, a terceira edição do Simpósio de Moda e Cosméticos da ABF, em que profissionais destes dois segmentos se reuniram para apresentar cases, tendências e inovações de relevância para o franchising.

Nesta edição, o simpósio ganhou novo formato e conteúdo, graças à inclusão do setor de cosméticos ao evento, devido ao destaque que este tem obtido no franchising e varejo e à representatividade das marcas que pertencem ao segmento.

Celina Kochen, coordenadora do Comitê de Moda e Cosméticos da ABF, abriu o evento destacando sua importância como fonte de trocas de informações sobre o segmento de moda e cosméticos `O comitê e o simpósio fazem com que as marcas percebam a importância da troca de informações entre empresas do mesmo segmento, assim como os demais já fazem`, disse. Celina ainda chamou a atenção para a credibilidade que a ABF transmite, sendo referência mundial no setor do franchising.

Kochen ainda fez uma breve retrospectiva sobre a relação do setor de franquias e moda e a forte relação dos shoppings e a expansão das redes de franquias de moda, desde a década de 80 aos anos 2000, refletindo sobre a estruturação das redes e do segmento.

Em seguida, Fábio Camarotti, diretor comercial da Cielo uma das cinco maiores credenciadoras do mundo- explicou sobre como as compras com cartões e suas novas tecnologias podem facilitar o segmento de moda. Fábio ainda comentou sobre o aumento do consumo privado e o crescimento da classe C no Brasil.

O simpósio contou também com a presença de Jae Ho Lee, dono das marcas de acessórios Morana e Baloné, além da rede de comida asiática Jin Jin Wok, que ministrou o painel `Os desafios na implantação de uma segunda rede`. Por meio de números expressivos e de sua experiência adquirida, ele explica que `O ideal é que se separem equipes diferentes para cada marca`, evitando assim que uma marca influencie outra em seu posicionamento de mercado.

Outro tema e destaque do evento foi a `Visão da crise internacional e os reflexos do varejo no Brasil`, dirigido por Rogério Bastos, diretor de varejo da Alpargatas e Frederico Oldani, diretor financeiro da Hering.  Rogério iniciou a palestra com um panorama sobre a economia mundial, comentando assuntos como a deteriorização importante das economias dos países e o PIB global revisado para baixo (<4%). Além disso, falou sobre o cenário econômico doméstico por meio de subtemas importantes como, por exemplo, a repercussão do crescimento significativo na evolução da renda nacional, renda melhor distribuída e baixos índices de desemprego.

De acordo com Bastos, os possíveis impactos da crise internacional no varejo nacional estão relacionados com um menor `patamar de crescimento ou arrefecimento das vendas, com maior impacto no primeiro trimestre de 2012`, além de um mercado mais competitivo, câmbio um pouco mais favorável para exportação e reflexos negativos nas importações. `Sabemos que o mundo hoje é globalizado e, por isso, as crises internacionais têm, sim, reflexos aqui no Brasil`, porém, afirma `não estamos esperando reflexos catastróficos` e conclui que apesar de tudo, continuaremos com bastante oportunidades.

Frederico Oldani, diretor financeiro da Hering seguiu comentando sobre o cenário econômico geral dos últimos anos, `2008 foi um cenário passageiro, porém delicado que acabou se recuperando rapidamente`. Sobre as projeções para o ano que vem Frederico afirma `com ou sem crise, o cenário não deve mudar muito para o ano que vem` e reforça a necessidade de crescimento e preparo das redes, diante de um cenário internacional instável e cenário doméstico favorável devido à nova classe média.

Para enriquecer ainda mais o conteúdo do simpósio, foi realizado um painel sobre o case `Franquia Estrangeira: Lacoste, sua rede de franquia no Brasil e sua estratégia de posicionamento de marca`. Armando Amorim, diretor comercial da Lacoste, iniciou o tema com informações gerais sobre o perfil da marca e suas peculiaridades, desde o público consumidor, com destaque para o atendimento qualificado nas lojas e até mesmo a importância da escolha dos pontos de venda, parceiros, design inovador das lojas e comunicação de negócios, sempre alinhada com a França.

Armando disse que o processo de troca de franqueador, inicialmente, `gerou estranheza, pois foi um momento em que acaba um relacionamento `familiar` e se inicia outro, com a franqueadora francesa`.

Solange Francisco, diretora de marketing da Lacoste, também comentou o reposicionamento da marca ` O que funciona na comunicação é algo que está alinhado com a marca` e destaca a importância da consciência de varejo `É muito importante que a cultura do varejo seja exercida de A a Z`, reforça, `achar as pessoas certas, que entendem o mercado do varejo também é necessário`.

Finalizando a terceira edição do evento de franquias de moda e cosméticos, Artur Grynbaum, presidente executivo do Grupo Boticário, ministrou a palestra `Novas oportunidades sob o olhar da beleza`. Artur contou sobre a nova identidade d` O Boticário, os processos de reestruturação internos, o início do Grupo Boticário e a segunda marca de cosméticos e perfumaria Eudora, também do Grupo. `É possível empreender e inovar no próprio negócio`, afirma.

Além disso, o presidente do grupo compartilhou informações com os participantes sobre o posicionamento atual da marca O Boticário, destacando sua participação no São Paulo Fashion Week de 2011 `maquiagem também é moda`. Tal participação contou com um desfile de tendências de maquiagens e parceria com maquiadores de destaque. `Foi a realização de um sonho`, comenta Artur, sobre o patrocínio no SPFW.

De modo geral, o Simpósio foi enriquecedor e os participantes puderam compartilhar informações importantes para os segmentos. `Gostei muito! Achei os temas bem atuais, pois são temas que discutimos hoje nas organizações`, comenta Kássia Alemida, da Alpargatas `Foi uma boa percepção da ABF e o simpósio superou minhas expectativas`.

`Estamos levando informações positivas`, comentam as irmãs e sócias Karen e Kátia Boer, da Safe Care, `O conteúdo do simpósio foi excepcional! Pudemos ouvir dos profissionais que estão à frente dos negócios, temas que estão vivenciando hoje e isso foi muito importante`.