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A ABF na feira de Angola e na missão comercial na Grécia

Angola pode ser boa opção para expansão de marcas brasileiras

A ABF retornou de Angola, onde participou da Feira Internacional de Luanda (FILDA), maior evento de negócios do país africano. O principal objetivo da participação da entidade foi conhecer melhor o país que já tem 10 marcas brasileiras estabelecidas e oferece inúmeras oportunidades para empresas estrangeiras. Tanto a ABF quanto o SEBRAE estiveram presentes no evento a convite da APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), em continuidade com o projeto de internacionalização de marcas brasileiras.

Realizada entre os dias 10 e 15 de julho, a FILDA se confirma como uma excelente oportunidade para empresas interessadas em contribuir com a reconstrução deste país que foi assolado por uma guerra civil. Segundo Rogério Feijó, gerente de relações institucionais da ABF, `Angola é carente de inúmeros recursos, mas um em que certamente o franchising poderá contribuir é com a capacitação da mão de obra. O país oferece inúmeras oportunidades de negócios porque vai ter que se desenvolver em diversos segmentos` afirmou.

Além de promover encontros de grande importância para o franchising nacional, Rogério Feijó ministrou uma palestra com o tema `O Franchising brasileiro`, onde destacou as principais características e o desenvolvimento do sistema no Brasil. `Além de ser um país que tem grande riqueza em recursos naturais, como petróleo e diamantes, Angola é um país de população jovem e que pode crescer muito rapidamente. Sem dúvida, tem enorme potencial para a expansão de marcas brasileiras`, ponderou Rogério.

Segundo os organizadores, a feira que já está em sua 24ª edição, teve cerca de 500 expositores e foi considerada um sucesso. O Brasil, através da APEX, já participa deste evento desde 2003.

ABF realiza missão comercial na Grécia

País exerce grande influência em uma região que congrega cerca de 90 milhões de habitantes.

A Grécia é um país com quase 11 milhões de habitantes e que exerce forte influência nos costumes e cultura dos países do leste europeu. É um dos mais importantes destinos para os turistas vindos da Europa e região dos Bálcãs. Situa-se em uma região que, somada à população vizinha, totaliza cerca de 90 milhões de habitantes.  Tem população e um clima muito semelhantes aos do Brasil. Estes são apenas alguns dos argumentos que levaram a ABF a participar, semana passada, de uma missão comercial na Grécia.

O principal objetivo da viagem feita por Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, e Lina Volpini, consultora da Global Track, foi conhecer melhor este centro de negócios e identificar as diversas oportunidades para as marcas brasileiras interessadas em se estabelecer na região. `Fizemos contato com importantes autoridades naquele país. Estivemos com o presidente da Associação Grega de Franquias, Ionnis Ilíades, com o Adido Comercial da Embaixada do Brasil, Antenor Bogeá e diversos executivos que tem interesse neste intercâmbio comercial com o Brasil. Inclusive, no próximo ano, a Grécia sediará uma das edições do World Franchising Council e já nos comprometemos a estar presentes. Sem dúvida, é uma nação de enorme importância no cenário internacional`, acrescentou Ricardo Camargo, que viajou através do projeto de internacionalização de marcas da APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos).

Outro item identificado através da visita, foi que a Grécia já tem muitas marcas européias de alto luxo estabelecidas, mas ainda com muita oportunidade para marcas brasileiras, especialmente no segmento de moda praia e roupas esportivas. `Outro produto que senti que tem grande aceitação no país e em todos aqueles nos quais eles exercem influência, é o café brasileiro. Além dele, o nome Pelé é muito forte por lá e isso traz imediata identificação com o Brasil`, declarou Ricardo.

O diretor executivo da ABF também considera que a população flutuante da Grécia, em função da sua forte vocação turística, chega a dobrar durante o verão e também valoriza muito as marcas mais conhecidas e de projeção internacional.