Início Notícias Grupo ABF participa de encontro no Harvard Club, em Nova Iorque

Grupo ABF participa de encontro no Harvard Club, em Nova Iorque

Experiência singular: Grupo ABF na NRF 2015 assiste palestra em Harvard, com o Prof. Aldo Musacchio

Nesta quarta-feira (14), a delegação da ABF realizou uma imersão em Harvard Club, cenário de mais um dia de palestras e debates sobre tendências e desafios do varejo mundial e brasileiro.

Eduardo Terra, presidente da SBVC, falou das tendências apresentadas na NRF

O consultor Eduardo Terra, presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo destacou algumas tendências apresentadas na NRF: aumento da globalização,  avanço da customização, necessidade da loja assumir uma postura ativa e a busca pela melhor execução da tecnologia por parte dos varejistas.  

O professor de Harvard responsável pela cadeira de estratégias em mercados emergentes, Aldo Musacchio, trouxe uma leitura externa da economia brasileira e os desafios que os empresários nacionais enfrentarão nos próximos anos.

Plateia acompanha palestra na Harvard Business School: economia brasileira e desafios para os próximos anos foram temas do encontro

O grupo teve a oportunidade também de conhecer um pouco mais das estratégias da Amazon, através da palestra do consultor Scott Wingo. Ele mostrou como essa gigante mundial está ingressando em outros negócios. Segundo Wingo, o forte uso da tecnologia e a proximidade com o cliente levará a Amazon a crescer mais que o Walmart, que é o maior varejista mundial.

Outro professor da Harvard Business School, Rajiv Lal, também participou do encontro com os brasileiros e antecipou o conteúdo de seu livro “Revolução do Varejo – sua loja vai sobreviver?”, que será lançado em breve. Lal utilizou o caso da Best Buy e outros do setor de supermercado para exemplificar os problemas enfrentados pelos varejistas nos últimos anos e as soluções encontradas por eles.

A última apresentação do dia foi de Andrea Fishman, da PWC. Ela abriu os dados de uma pesquisa da consultoria mundial que mostra que forças disruptivas no mercado impactaram todos os negócios recentemente. Entre elas, destacou:  mudanças sociais e demográficas, rápida urbanização, o poder da tecnologia e as gerações dos nativos digitas (de 12 a 35 anos).  Com base nesse cenário, apontou onde o varejo deve focar esforços para continuar crescendo e se manter lucrativo e rentável.

Leia mais:

Grupo ABF na NRF 2015 inicia atividades na NRF 2015 com palestram que mostram de lições do esporte a desafios no varejo

Cases brasileiros na NRF 2015

Integração entre digital e loja física é destaque no 3º dia da NRF 2015