Pelo segundo ano consecutivo, a ABF liderou uma delegação formada por executivos de grandes marcas franqueadoras brasileiras e profissionais do setor, para participar da Convenção Anual da IFA – International Franchise Association. O evento, que está em sua 54ª edição, é considerado o maior do mundo e aconteceu entre os dias 21 e 27 de fevereiro, em New Orleans, EUA.
A participação da Delegação ABF na IFA proporcionou aos executivos que fizeram parte do grupo, uma experiência única e exclusiva. Para André Friedheim, diretor internacional da ABF, uma programação rica em conteúdo e networking, fez toda a diferença. ”Pudemos perceber que as boas práticas do franchising brasileiro não deixam nada a desejar com o que está acontecendo por lá. Temos evoluído ano após ano e, com certeza, conhecer de perto as tendências e oportunidades do mercado internacional, potencializa ainda mais a importância de participar de um evento como este e posteriormente aplicar os conhecimentos no dia a dia”, afirma.
A programação do grupo teve início no dia 22 de fevereiro, sábado, quando foi realizada uma reunião de abertura e alinhamento. Logo de início, foi discutido um panorama da programação e traçado um planejamento de atividades e networking para os demais dias. Ainda no sábado, durante a noite, o grupo apreciou o coquetel ‘Taste Of Franchising’ e pode degustar as especialidades oferecidas por diversas redes de franquias.
No domingo, 23 de fevereiro, aconteceram palestras e debates na Convenção. A Delegação ABF se dividiu em grupos menores, com o objetivo de assistir a maior parte dos 28 painéis sobre liderança, relacionamento, mídias sociais, marketing digital, tecnologia, gestão de redes e gestão de pessoas. Ao final de cada dia, o grupo se reuniu para trocar aquilo que vivenciou e apresentar ao restante da delegação os principais insights observados durante as palestras, podendo, assim, compartilhar as melhores ideias e soluções para os demais.
Dentre os principais destaques do primeiro dia de evento, o debate “As três etapas críticas para o posicionamento de sua marca”, onde Waren Ellish, professor da Universidade de Cornell e presidente do Ellish Marketing Group, listaram as três perguntas básicas para testar se as empresas têm marcas bem posicionadas. São elas: “Em que negócio sua marca está inserida?”, “Qual é o público-alvo a ser persuadido?” e “Qual o diferencial de sua marca?”.
Uma pesquisa feita com empresas norte-americanas de franquias mostra que grande parte das crises que ocorrem nas redes era previsível. Essa é uma das constatações que surgiram no debate “Gestão de crise – você está pronto?”. Na mesa-redonda, três especialistas em gerenciamento de crise de imagem falaram sobre a importância de desenhar um mapa de risco das operações em franquias e o quanto isso ajuda a prever e diminuir os efeitos de situações de estresse nos negócios.
Na ‘Super Sessão’, Leon Panetta, 23º Secretário de Defesa dos Estados Unidos – servindo na administração do presidente Barack Obama de 2011 a 2013 –, apresentou também a sua visão sobre o panorama político e econômico dos EUA.
Diretor executivo da ABF palestra para mais de 300 pessoas
Mais de 300 pessoas prestigiaram a palestra de Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, em conjunto com representantes das Associações britânica, canadense, mexicana e australiana, que aconteceu na segunda-feira, 24 de fevereiro. Sob o tema “News From Around The World”, os palestrantes apresentaram as principais tendências de cada país, bem como o ambiente regional de negócios, construindo um panorama real de oportunidades para franqueadores internacionais.
Na Super Sessão, Cheryl Bacheld, franqueadora da Popeyes Louisiana Kitchen, falou aos participantes da Convenção sobre a revitalização da rede. Segundo ela, um dos fatores determinantes para o sucesso da marca é a relação forte e saudável da franqueadora e seus franqueados, sempre baseada em uma cooperação mútua.
Tecnologia, comunicação e vendas para franquias foram alguns dos destaques na Convenção Anual da IFA
Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.