Início Notícias ABF em Ação ABF recebe associados em Café da Manhã e estimula participação

ABF recebe associados em Café da Manhã e estimula participação

ABF recebe associados em Café da Manhã e estimula participação
André Friedheim, presidente da ABF, na abertura do evento

A ABF realizou no último dia 11/4 mais um Café da Manhã com Associados. O presidente da entidade, André Friedheim, deu as boas-vindas ao auditório lotado. “Esta é a casa de vocês”, disse, e completou: “Faremos uma apresentação bem completa sobre o que é a associação e como os associados podem participar de maneira ativa, colaborando e contribuindo para que o negócio de vocês e o franchising seja cada vez melhor”.

Marcelo Maia, diretor executivo, lembrou sua longa história no varejo, tendo sido também secretário de comércio e serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele discorreu sobre a trajetória da ABF, do seu papel como entidade oficial do setor, reunindo mais de mil associados atualmente, além de detalhar a estrutura organizacional e de governança da Associação. O executivo destacou, ainda, o trabalho da ABF Educação, responsável por ministrar os cursos oficiais e mais tradicionais do franchising brasileiro. “A ABF tem a missão de guardiã do ecossistema do franchising, exerce o papel de educadora nacional e internacionalmente e é responsável também pela sustentabilidade do sistema”, ressaltou.

Além de apresentar os últimos números do desempenho do franchising em 2018, Maia falou das tendências do setor. Segundo o executivo, elas estão na diversificação de canais, modelos e localização. Na interiorização, nos municípios que não são capitais, pois “cada vez mais a economia está se descentralizando dos grandes centros”, disse. Ainda de acordo Maia, os franqueados multiunidades tendem a ampliar sua participação no mercado brasileiro.

Associados
Adriana Auriemo, diretora de relacionamento: importância da participação dos associados nos eventos ABF

Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos, detalhou a agenda de eventos da entidade ao longo do ano e falou da relevância da participação dos associados. Entre os eventos internacionais, a ABF, em parceria com a Galunion Consultoria, desembarcará em Chicago (Illinois, EUA), para o NRA Show 2019. A missão para o maior evento da indústria de alimentação do mundo será realizada entre 16 e 22 de maio. Já de 28 de agosto a 8 de setembro, o destino da delegação do franchising brasileiro é a China, especificamente a Beijing (a capital Pequim), Shanghai e Hangzhou. O Retail Think Tank Ásia, realizado em conjunto com a BTR-Varese, fará uma verdadeira imersão no gigante asiático e em seus ecossistemas de varejo, e-commerce, meios de pagamento e tecnologia.

Importância de ser associado

Associados
Sylvio Korytowski, da Hope Lingerie: ser associado à ABF fortalece a credibilidade junto ao novo investidor

A presença de dezenas de associados evidenciou a importância do encontro promovido pela entidade e, para além dele, da própria ABF para seus associados. Segundo Sylvio Korytowski, diretor de expansão da Hope Lingerie, ser um associado à ABF fortalece a credibilidade junto ao novo investidor. Para o executivo, a entidade cumpre um importante papel de fomento do empreendedorismo brasileiro. Membro dos comitês de Moda e Indústria e do Conselho Fiscal da Associação, Korytowski considera muito importante os comitês, as reuniões e os eventos promovidos pela entidade para trocar ideias e experiências entre os associados. A Hope é um exemplo de rede madura, atuante no franchising desde 2005 e associada à ABF desde 2007.

Associados
Karine \Mafra, da Firmare Consultoria: participação na entidade já está dando frutos

A Firmare Consultoria – empresa especializada em vigilância sanitária para redes de franquias – é associada à ABF há quase um ano. Segundo a sócia-fundadora, Karine Mafra, a participação na entidade já está dando frutos. “Quando eu me aproximei da ABF tinha em mente o propósito de estabelecer uma forte rede de contatos com os franqueadores de alimentação, já que esse é o setor do franchising com o histórico de crescimento mais notório. Segmentamos os nossos trabalhos para atender e entender as necessidades das franquias. Mergulhar nesse dia a dia foi uma lição de casa constante, justamente para entregar um trabalho padronizado, para quem, de fato, precisa de padrões”, comentou.

Associados
Participantes durante o bate-papo

Fotos: ABF/Divulgação