Lições inspiradoras transmitidas num conteúdo em profusão e de qualidade – pronto a assimilá-las ao máximo, o Grupo ABF participou da 58ª Convenção da International Franchise Association (IFA), em Phoenix, nos Estados Unidos. A missão do franchising brasileiro que começou no último dia 7/2 terminou nesta quarta (14), com a volta do grupo para o Brasil. Todos os insights obtidos e os resultados das visitas técnicas serão apresentados no Pós-IFA ABF, no próximo dia 28 de fevereiro, em São Paulo. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Em diversos painéis, sessões plenárias e mesas-redondas, líderes do setor que integram o Grupo ABF tiveram a oportunidade de analisar e debater os principais temas do franchising mundial na atualidade, dentre eles: as franquias sociais e os resultados de sua atuação nos países em desenvolvimento; as estratégias vencedoras em diversidade e inclusão que impulsionam o desenvolvimento das franquias; liderança inspiradora; marketing digital e inovação; estratégias financeiras para marcas emergentes e em crescimento; millennials, expansão e internacionalização; o uso do big data e de outras tecnologias.
Os millennials (geração nascida entre 1980 e 2000) já são maioria na população mundial e influenciam as relações de consumo globalmente. André Friedheim, vice-presidente da ABF e um dos curadores de conteúdo da missão à IFA, observa que as franquias precisam “entender a força de trabalho dos millennials e fazê-los trabalhar com outras pessoas de diferentes idades”.
Com relação ao uso do big data, de acordo com Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF e também curadora de conteúdo, “os dados coletados são o grande diferencial. Logo estaremos recebendo compras em casa que nem sabíamos que precisaríamos, mas quando recebermos vamos amar! É a conveniência total por meio de dados precisos”, ressalta.
Música como paradigma
A música como paradigma foi tema de uma palestra-concerto inspiradora acompanhada pelo Grupo ABF. Nela, o maestro Roger Nieremberg utiliza uma orquestra e a música para transmitir lições sobre liderança, engajamento, trabalho em equipe, confiança e responsabilidade. Entre os ensinamentos aprendidos, Fabiana destaca: ”Veja a sua equipe como uma orquestra. Como posso fazer mudanças assim? Por que minha equipe não se comunica assim? Qual será a minha batuta, o meu instrumento para direcionar, liderar a minha equipe? Todo líder sonha em ter um dream team. Mas todas as equipes são diversas. Precisamos nos adaptar à equipe para poder conduzir todos da mesma forma”, afirma.
A executiva destaca, ainda, algumas lições aprendidas em duas mesas-redondas que participou. Numa delas, que contou com moderação de Greg Nathan (psicólogo australiano, autor do livro Fator E, que trata da relação franqueador – franqueado), alguns pontos-chave foram considerados fundamentais para se construir uma bela relação entre franqueadores e franqueados: Comunicação – criar grupos fechados no Facebook ou utilizar uma plataforma similar, como o Slack, que facilita e diminui o uso de e-mails, por exemplo; escutar o franqueado é essencial, assim como implementar algo a partir dos feedbacks da rede; identificar os influenciadores da rede: saber sempre o que os preocupa; o que não está bem; o que estão gostando. “Dê uma atenção especial a eles para garantir que estão compreendendo e estão engajados com todas as iniciativas importantes e as mudanças”, completa.
Para promover ainda mais networking entre os participantes do grupo, a ABF realizou no dia 12 um almoço com expositores da feira de soluções para o franchising que ocorre paralelamente à Convenção. Em outra atividade, na reunião de encerramento da missão realizada nessa terça-feira (13), utilizando a técnica do design thinking, o grupo trocou ideias e impressões e apresentou um resumo dos principais assuntos tratados na IFA 2018.
Fotos: ABF/Divulgação