Início Notícias Lições inspiradoras da IFA 2018

Lições inspiradoras da IFA 2018

Lições inspiradoras da IFA 2018
Grupo ABF na Convenção Anual da IFA, em Phoenix (EUA)

Lições inspiradoras transmitidas num conteúdo em profusão e de qualidade – pronto a assimilá-las ao máximo, o Grupo ABF participou da 58ª Convenção da International Franchise Association (IFA), em Phoenix, nos Estados Unidos. A missão do franchising brasileiro que começou no último dia 7/2 terminou nesta quarta (14), com a volta do grupo para o Brasil. Todos os insights obtidos e os resultados das visitas técnicas serão apresentados no Pós-IFA ABF, no próximo dia 28 de fevereiro, em São Paulo. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Lições
Delegação da ABF durante uma das plenárias na IFA 2018

Em diversos painéis, sessões plenárias e mesas-redondas, líderes do setor que integram o Grupo ABF tiveram a oportunidade de analisar e debater os principais temas do franchising mundial na atualidade, dentre eles: as franquias sociais e os resultados de sua atuação nos países em desenvolvimento; as estratégias vencedoras em diversidade e inclusão que impulsionam o desenvolvimento das franquias; liderança inspiradora; marketing digital e inovação; estratégias financeiras para marcas emergentes e em crescimento; millennials, expansão e internacionalização; o uso do big data e de outras tecnologias.

Os millennials (geração nascida entre 1980 e 2000) já são maioria na população mundial e influenciam as relações de consumo globalmente. André Friedheim, vice-presidente da ABF e um dos curadores de conteúdo da missão à IFA, observa que as franquias precisam “entender a força de trabalho dos millennials e fazê-los trabalhar com outras pessoas de diferentes idades”.

Com relação ao uso do big data, de acordo com Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF e também curadora de conteúdo, “os dados coletados são o grande diferencial. Logo estaremos recebendo compras em casa que nem sabíamos que precisaríamos, mas quando recebermos vamos amar! É a conveniência total por meio de dados precisos”, ressalta.

Música como paradigma

A música como paradigma foi tema de uma palestra-concerto inspiradora acompanhada pelo Grupo ABF. Nela, o maestro Roger Nieremberg utiliza uma orquestra e a música para transmitir lições sobre liderança, engajamento, trabalho em equipe, confiança e responsabilidade. Entre os ensinamentos aprendidos, Fabiana destaca: ”Veja a sua equipe como uma orquestra. Como posso fazer mudanças assim? Por que minha equipe não se comunica assim? Qual será a minha batuta, o meu instrumento para direcionar, liderar a minha equipe? Todo líder sonha em ter um dream team. Mas todas as equipes são diversas. Precisamos nos adaptar à equipe para poder conduzir todos da mesma forma”, afirma.

A executiva destaca, ainda, algumas lições aprendidas em duas mesas-redondas que participou. Numa delas, que contou com moderação de Greg Nathan (psicólogo australiano, autor do livro Fator E, que trata da relação franqueador – franqueado), alguns pontos-chave foram considerados fundamentais para se construir uma bela relação entre franqueadores e franqueados: Comunicação – criar grupos fechados no Facebook ou utilizar uma plataforma similar, como o Slack, que facilita e diminui o uso de e-mails, por exemplo; escutar o franqueado é essencial, assim como implementar algo a partir dos feedbacks da rede; identificar os influenciadores da rede: saber sempre o que os preocupa; o que não está bem; o que estão gostando. “Dê uma atenção especial a eles para garantir que estão compreendendo e estão engajados com todas as iniciativas importantes e as mudanças”, completa.

Lições
Fabiana Estrela e Luiz Felipe Costa durante a reunião de encerramento

Para promover ainda mais networking entre os participantes do grupo, a ABF realizou no dia 12 um  almoço com expositores da feira de soluções para o franchising que ocorre paralelamente à Convenção. Em outra atividade, na reunião de encerramento da missão realizada nessa terça-feira (13), utilizando a técnica do design thinking, o grupo trocou ideias e impressões e apresentou um resumo dos principais assuntos tratados na IFA 2018.

Fotos: ABF/Divulgação