O segmento se mantém no terceiro lugar das opções mais procuradas por quem deseja abrir uma unidade. Entenda a razão para esse mercado continuar forte
Por Rafael Farias Teixeira
Entra ano, sai ano e o mercado de franquias é moldado pelas flutuações econômicas, novos mercados e até eventos importantes como a Copa do Mundo, que neste ano está sendo sediada no Brasil. Nas mais diversas mudanças, um setor sempre se mantém no topo: a alimentação. “Mesmo com grandes solavancos econômicos, ele é um dos que não é afetado tanto”, afirma Filomena Garcia e sócia da Cherto Consultoria e diretora da Franchise Store.
Os números comprovam: em 2013, o setor de alimentação faturou cerca de R$ 24 bilhões e ficou em terceiro lugar no mercado de franquias. O valor representou um crescimento de R$ 16,6% em comparação a 2012.
A quantidade de franqueadoras também apresentou um crescimento de 11,2%, totalizando 637 redes disponíveis no mercado. O número de unidades abertas também foi positivo, com alta de 25%.
Números mostram o crescimento do setor de alimentação (Foto: Dados: ABF) Números mostram o crescimento do setor de alimentação (Foto: Dados: ABF)
Nas próximas semanas Pequenas Empresas Grandes Negócios dará a receita de sucesso para ter uma unidade ou rede de sucesso no mercado de alimentação. E para começar, Filomena, da Cherto Consultoria, listou algumas razões para escolher esse setor para investir:
1. A alimentação fora do lar vem crescendo consistentemente nos últimos cinco anos, provando que as redes de franquias são uma das opções mais buscadas pelos consumidores. Mais de 30% dos gastos das famílias com alimentação foram feitos fora de casa.
2. As redes começam a oferecer modelos baratos e com operações mais simplificadas, o que ajuda empreendedores com pouca experiência no setor ou pouco capital para investir.
3. A variedade de culinárias e modelos também atrai diferentes perfis de empreendedores. É mais fácil encontrar uma rede que se encaixe nas expectativas e características de quem quer investir em uma franquia.
4. Novas tendências como a “gourmetização” e as redes monotemáticas conquistam pessoas com ideias diferentes ou com novas estratégias para negócios já estabelecidos.
5. O setor de alimentação tem criado um ambiente propício para inovação, seja nos tipos e opções de pratos servidos, seja no atendimento, modelos e tecnologia.
Fonte: Revista PEGN
Portal do Franchising
Oportunidade de negócio! Clique aqui e conheça excelentes Franquias de Alimentação.
Se você está pensando em comprar uma franquia, confira artigos que o Portal do Franchising separou para te ajudar:
- Franquias 2019: conheça bons negócios de redes que ditarão tendência
- 15 franquias em quiosque que fazem um enorme sucesso
- Franquias de ‘casual dining’ são a bola da vez no segmento de Alimentação
- 10 franquias de bares para quem quer abrir um negócio pronto para operar
- 9 Franquias de marketing digital para você ganhar dinheiro na internet
- 19 franquias de serviços com alta demanda de clientes
- Melhor negócio: 22 franquias baratas de alimentação para ter em 2018
- 14 franquias de hamburgueria que surfam no sucesso dos ‘gourmets’
- Hábito alimentar do brasileiro impulsiona franquias de bolos; conheça 8 opções
- 16 franquias de alimentação saudável para investir em um setor lucrativo
- 9 franquias de açaí que demandam baixo investimento inicial