Com o fortalecimento do mercado interno, o Brasil entrou de vez na mira das redes estrangeiras. “Temos uma população de 40 milhões de novos consumidores, o que nos torna um dos locais mais atrativos do mundo”, afirma Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). A estreia dessas marcas aumenta as opções para quem pensa em ser franqueado, além de trazer novos benchmarks de gestão. Como o êxito obtido lá fora não é garantia de sucesso aqui, o empreendedor precisa pesquisar a receptividade ao produto ou ao serviço que a rede oferece. “Algumas podem demorar mais para amadurecer no país”, diz Lyana Bittencourt, diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt. Confira 25 marcas internacionais* que buscam parceiros no país.
25 Franquias estrangeiras em expansão
Revista PEGN – Natalia Rangel – 05/12
CASA DO GALO – Portugal
Há mais de 50 anos, a rede de restaurantes lisboeta Casa do Galo mantém o frango como carro-chefe em suas lojas de rua e em centros comerciais. No Brasil, há três opções de máster franquia, dependendo do interesse dos potenciais investidores. A primeira é a divisão em cinco áreas (Sul; São Paulo; Minas Gerais e Rio de Janeiro; Nordeste 1; e Nordeste 2, Centro-Oeste e Norte), com máster franqueados independentes. A segunda é a divisão em duas regiões (São Paulo e Sul; e resto do Brasil). Já a terceira é a venda de uma máster franquia para todo o país.
MY SANDWICH – Portugal
A rede é especializada em sanduíches, toasts, wraps, saladas e sucos naturais. A chegada da marca ao Brasil é fruto da união do Grupo Ornatus (detentor das marcas Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi, Morana, Balonè e Love Brands) com a Starfoods, um dos maiores grupos de varejo de alimentação de Portugal.
MY SWISS CHOCO – Suíça
Nas lojas da marca, que foi fundada em 2009, o cliente pode criar uma barra de chocolate com os ingredientes de sua preferência. Desde o final de 2012, a rede tem lojas próprias na cidade de São Paulo. Além de pontos de venda comuns, oferece o modelo shop in shop, que permite ao franqueado montar uma unidade reduzida da My Swiss Choco dentro de outro estabelecimento. A previsão de início do franchising é 2014.
NOT GUILTY – Suíça
A rede de restaurantes, criada em 2007, na Suíça, tem como proposta oferecer alimentação saudável, rápida e sustentável. A empresa estreou em 2011 no Brasil, acompanhando o crescimento da alimentação fora do lar.
POLLOTROPICAL – Estados Unidos
A marca investe na comida rápida e barata com influência das culinárias cubana e caribenha. Seguindo o estilo fast-casual, é forte sobretudo no estado da Flórida.
QUIZNOS – Estados Unidos
Com um cardápio de sanduíches no estilo sübmarine e saladas, o restaurante foi aberto em 1981, nos Estados Unidos. Hoje são cerca de 3 mil lojas em mais de 40 países. A primeira unidade própria no país foi inaugurada em dezembro de 2011.
SBARRO – Estados Unidos
Surgiu em Nova York em 1956 como uma loja de produtos importados da Itália. Usando seus próprios ingredientes, no fim da década de 60, entrou no segmento de fast-food. A rede de culinária americana tem mais de mil unidades em 30 países. Para a expansão no Brasil, busca máster franqueados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
BENEFIT – Estados Unidos
A marca de maquiagem está presente no Brasil há dois anos, nas lojas física e online da Sephora, e agora investe em lojas com bandeira própria. Com 40 pontos de venda próprios no mundo, a rede escolheu o Brasil para iniciar seu plano de expansão por franquias. Para atrair as clientes, aposta na união de produtos e serviços, como depilação.
D-UNHAS – Espanha
É especializada no cuidado para mãos e pés, com mais de 6o opções de serviços. A rede tem oito anos de mercado e faz parte do d-beauty group, conglomerado empresarial com mais de cem unidades na Espanha, nos Estados Unidos, no México, no Equador e no Peru. No Brasil, conta com um máster franqueado no estado de São Paulo e agora busca másters para outras regiões.
HYPOXI – Áustria
A austríaca Hypoxi GmbH, fundada em 1998, fabrica equipamentos para a redução da gordura localizada e da celulite. Em 2012, abriu a primeira máster franquia no Brasil, um estúdio de ginástica com foco na redução de gordura e celulite e definição corporal de homens e mulheres. A marca procura agora franqueados locais.
NYX – Estados Unidos
Criada em Los Angeles em 1999, a Nyx vende cosméticos altamente pigmentados, com variedade de cores e texturas a preços acessíveis. Está presente em mais de 60 países e conta com unidades brasileiras desde 2006. No ano passado, começou a expansão com franquias.
STETIKXPRESS – Portugal
O grupo português Slyou, dono da marca Stetikxpress, atua no desenvolvimento, na manutenção e na comercialização de equipamentos para clínicas médicas e academias e na concepção de spas. No Brasil, a rede de estúdios Stetikxpress oferece serviços como depilação, manicure, massagens e tratamento anticelulite, além de vender cosméticos.
VISITING ANGELS – Estados Unidos
A empresa trouxe para o Brasil seus serviços de home care para a terceira idade, aproveitando o crescimento do setor. Os cuidadores recebem capacitação da rede para que atuem não apenas com clientes idosos, mas também com pessoas convalescentes que estejam em período de recuperação.
MR. BRICOLAGE – França
A rede de material de construção, decoração e bricolagem tem mais de 700 lojas na França e outras 52 unidades pelo mundo. A proposta da marca para o Brasil é encontrar um master franqueado, que poderá atuar em âmbito nacional ou regional. Além de vender franquias, ele será distribuidor de produtos pela internet.
SEARS – Estados Unidos
A marca, que tem sede em Chicago e mais de cem anos de existência, criou um modelo compacto de lojas para a venda de eletrodomésticos, eletrônicos e ferramentas. No Brasil, procura máster franqueados, que deverão montar centros de distribuição, lojas próprias e franquias. Os pontos de venda são do tipo showroom, e a maioria dos produtos é entregue aos clientes pelos centros de distribuição.
MORANGOS
A rede de escolas de educação infantil abriu sua primeira unidade em Portugal em 1997 e começou a franquear em 2002. No ano passado, a Morangos chegou ao Brasil Marrocos e Angola também fizeram parte da expansão internacional. A marca comercializa quatro tipos de franquias berçário, pré-escola, academia de estudos efunpark -, além de dois modelos de microfranquias, chamados de kidsitting e sala de estudos.
TUTOR DOCTOR – Canadá
A empresa oferece aulas particulares em casa para estudantes do jardim de infância à universidade. O franqueado pode operar o negócio no esquema de home office, sem os custos de uma loja ou sede. Na medida em que o negócio se expande, ele poderá abrir um pequeno escritório.
CAMICIE – Itália
A camisaria italiana conta com cerca de 360 franquias em mais de 50 países. No Brasil, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Manaus. Voltada para os públicos das classes A e B, a marca está à procura de franqueados em todas as regiões.
KAPPA – Itália
A rede italiana, que atua nos setores de vestuário, calçados e acessórios para esporte e lazer, e está no Brasil há 15 anos. Em 2012, o Grupo SPR assumiu a marca, investindo na sua consolidação no mercado esportivo.
SAMSONITE – Estados Unidos
A fabricante de malas, pastas para computador, mochilas e acessórios atuava no Brasil apenas por meio de lojas multimarcas. A expansão por franquias tem o objetivo de ampliar a presença da Samsonite no mercado nacional. Além do formato de loja e de outlets, a marca investiu nos quiosques.
PANDORA – Dinamarca
Fundada em 1982 em Copenhague, na Dinamarca, a joalheria Pandora está presente em 70 países. A marca atua no Brasil desde 2009, com lojas próprias. Neste ano, após um estudo de mercado, a grife abriu o seu processo de expansão com franquias.
ARRANJOS EXPRESS – Portugal
Há dez anos no mercado português, a empresa é especializada na customização e nos reparos de roupas. Também estão entre seus serviços ajustes rápidos, como bainhas, fechos e mangas.
CHIPSAWAY – Estados Unidos
A empresa se concentra no reparo rápido de riscos e amassados em latarias ou para-choques. Está presente em quatro continentes, com mais de 3 mil pontos de serviço. Além da opção em lojas de rua e shoppings, conta com operações móveis, por meio de vans equipadas.
COLDWELL BANKERS – Estados Unidos
A franquia imobiliária tem mais de cem anos de história nos Estados Unidos e, hoje, soma 3.500 lojas, em 53 países. As operações brasileiras começaram em 2012. Os franqueados podem ser tanto pessoas que queiram começar um negócio do zero quanto empreendedores que já tenham uma imobiliária de bandeira própria e desejem fazer a conversão para a marca Coldwell Banker.
HOUSE SHINE – Portugal
Presta serviços de limpeza doméstica, residencial e comercial e foi lançada na cidade do Porto, em Portugal, em 2008. No ano seguinte, começou a se expandir por franquias. A empresa está no Brasil desde 2012. O franqueado pode escolher entre trabalhar em um ponto comercial ou em casa, no formato home based.