20/11- O neoconsumidor e os canais de venda

Estudo coordenado por Marcos Gouvêa de Souza foi apresentado durante a 10ª Convenção da ABF.  Iniciando as atividades desse sábado a análise revela o comportamento do consumidor digital, multicanal e global no mundo e no Brasil, com base em sua relação com o varejo.


                                                                                                                   Foto: Edu Feijó

O conceito de `neoconsumidor` vem sendo delineado nos últimos dez anos por conta das mudanças nos hábitos de consumo e das formas de relacionamento entre o varejo e os consumidores motivadas pela adoção de tecnologias digitais como internet e celular. Basicamente, trata-se de um consumidor digital, multicanal e global, ou seja, que tem perspectivas internacionais para seu consumo.

Segundo a pesquisa, os neoconsumidores respondem hoje por 7,8% das vendas do varejo brasileiro, percentual que terá forte expansão nos próximos anos, uma vez que 88% das pessoas entrevistadas nesse estudo afirmam já comparar preços e características de produtos na internet antes de realizar uma compra.

Para ter acesso a informações e novidades, o neoconsumidor vai às plataformas digitais, como internet e celular, onde há uma geração colaborativa de conteúdo, que se tornou importante moeda social, com o valor – ainda não calculado, mas efetivo – do compartilhamento de experiências de compra e utilização de produtos e serviços, difundidas livremente entre as diversas comunidades e usuários de internet no mundo. Isso tem profundo impacto sobre os negócios das empresas, que passam a ser pressionadas a oferecer melhores preços e serviços, reduzem suas margens e têm mais necessidade de se diferenciar.
 
Realizada em 11 países, incluindo o Brasil, o estudo investigou o comportamento do consumidor em relação aos diferentes canais de venda e também quanto a quatro categorias de produtos principais: alimentos, vestuário, beleza e cosméticos, e eletroeletrônicos.  

Após a apresentação Marcos Gouvêa de Souza e a sócia Claudia Bittencourt, responsável  pelo braço de franquias da GSMD, concederam uma coletiva de imprensa aos jornalistas presentes no evento.


                                                                                                                     Foto: Edu Feijó