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1º Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo

 

Grupo Pão de Açúcar, Projeto Terra, Farmais- unidade Osório, Pharmativa e Shopping Aldeota Expansão são os vencedores do 1º Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo

 

A cerimônia de entrega do 1º Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo aconteceu, em 14 de agosto, durante o 2º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo.

Na categoria Micro Empresa, a vencedora é a Projeto Terra, uma loja de São Paulo que adota o comércio solidário como alternativa para comercializar produtos brasileiros provenientes de trabalhos sociais ou que tenham origem reconhecidamente ecológica.

Na categoria Pequena Empresa, a vencedora foi a Farmais- unidade Osório, que desenvolveu o Projeto Atenção Farmacêutica Solidária para assistir e orientar a saúde, higiene e alimentação de dez famílias carentes (40 adultos e 37 crianças) da periferia de Osório (RS).

 Entre as empresas de Médio Porte, mais uma farmácia é ganhadora. A Pharmativa foi escolhida com o Projeto Verminose que busca combater a alta incidência de contaminação de verminose nas escolas da periferia de Conselheiro Lafaiete (MG), o qual já beneficiou 9683 crianças.

O Grupo Pão de Açúcar é o premiado na categoria Grande Empresa com o Projeto Estação de Reciclagem , que orienta clientes e a comunidade sobre a coleta seletiva e a reciclagem de embalagens pós-consumo, promovendo a conscientização ambiental e a inclusão social por meio da geração de empregos nas atividades relativas à coleta de lixo.

O Shopping Aldeota Expansão, de Fortaleza (CE), é o vitorioso entre as Entidades Varejistas e Shopping Centers inscritos. O programa Natal com todas as Letras doou mini-bibliotecas com mais de oito mil livros para-didáticos a escolas de comunidades carentes da cidade, beneficiando quase cinco mil crianças e adolescentes.

Ao todo foram inscritos 147 projetos de responsabilidade social de diversos segmentos do varejo e selecionados 16 finalistas, dos quais 5 são vencedores. A maior concentração de inscrições foi de supermercados (32), shopping centers (18) e concessionária de automóveis (10). Associações, farmácias, restaurantes, padarias e escolas também tiveram um alto índice de inscrições. A participação das micros, pequenas e médias empresas representam 47% do total.

O objetivo da premiação  foi o de reconhecer e incentivar programas ou ações de responsabilidade social desenvolvidos por empresas e entidades de classe do setor varejista, de todos os portes e natureza, que atuam no território nacional.