Início Notícias ABF Rio ABF Rio promove primeiro evento voltado para franqueados, na cidade

ABF Rio promove primeiro evento voltado para franqueados, na cidade

ABF Rio promove primeiro evento voltado para franqueados, na cidade

Mais de 80 franqueados e franqueadores reuniram-se na última quinta-feira, dia 17, para a primeira edição do Fórum Executivo de Franqueados, promovido pela ABF Rio. O evento aconteceu na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), no centro da capital fluminense.

Alexandre Caruso, gerente da consultoria ITT Global, iniciou o dia com uma apresentação sobre as oportunidades e desafios dos franqueados no Brasil. “Três em cada quatro pessoas querem ter um negócio próprio atualmente. Nem todos têm o perfil, mas a era favorece o negócio próprio e principalmente a franquia”, afirma.

Compartilhamento

O especialista falou sobre a importância do compartilhamento de informações entre franqueados e franqueador, uma vez que a inteligência do negócio não se concentra mais no detentor da marca e sim em toda a rede. “O franqueador não sabe tudo. Quem sabe é quem está abrindo a loja e criando soluções todos os dias”, explica.

A rotina de um empresário, gestão de pessoas e as responsabilidades do negócio foram outros temas abordados pelo consultor. “Você não trabalha sozinho e só conseguirá metas melhores com uma equipe de excelência”, aconselha.

Finanças

Coube a Marcio Iavelberg, CEO da Blue Numbers, jogar luz sobre um tema delicado e muitas vezes evitado pelos franqueados: a gestão financeira e o preenchimento do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE). “Para administrar um negócio não precisa mais do que quatro ou cinco folhas de sulfite”, afirma.

O especialista ensinou aos franqueados presentes como separar custos, despesas e calcular a receita, por meio do DRE. “Muitos negócios já se mostram viáveis ou inviáveis desde o começo. Para descobrir, basta fazer conta”, explica.

Atendimento

“A pessoa mais importante de uma franquia é o atendente. Os outros trabalham para ele”, afirma o consultor da Ponto de Referência, Edmour Saiani. De acordo com dados apresentados pelo especialista, 70% dos clientes que abandonam uma marca levam em conta algum aspecto falho no atendimento.

Por meio de exemplos, Saiani demonstrou como o franqueado pode tornar a empresa um ambiente melhor para os funcionários e, consequentemente, turbinar o atendimento na sua franquia.

Multifranqueados

O franqueado profissional já é uma realidade consolidada mundo afora e começou a ganhar fôlego no Brasil nos últimos anos. Este profissional carrega experiências de negócios distintos e muitos criam verdadeiras redes dentro das franqueadoras. “O franqueador tem muito a aprender com o franqueado. Ele traz experiências do mercado e pode agregar ganho em diversas áreas”, explica o consultor Flávio Maia, da BGT Brasil.

Entre as vantagens de ter um franqueado com esse perfil na rede estão o ganho de escala, garantia de margens, melhor negociação com fornecedores e abrangência da marca.

Este foi o primeiro evento para franqueados no Rio de Janeiro, mas a receptividade já assegurou mais edições na programação de 2017. “Queríamos fazer algo diferente do que a franqueadora já faz, enaltecendo o sistema de franchising, e superamos as expectativas”, avalia o diretor adjunto de capacitação em franchising da ABF Rio, Paulo Mendonça.