Simpósio Jurídico ABF

Conheça mais sobre o time de palestrantes profissionais que reunimos para a semana de conteúdo oficial do franchising brasileiro

 

 

Fernando Tardioli

Diretor Jurídico – Associação Brasileira de Franchising (ABF); Secretário Jurídico da World Franchise Council (WFC); Diretor Jurídico da Federacion Iberoamericana de Franquicias (FIAF);

Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Raça Mangalarga (2007/2011), Membro do Conselho Superior de Administração da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (2018); Conferencista em matérias de Direito Comercial, Direito do Trabalho e Direito Processual Civil. Autor de trabalhos, artigos e opiniões legais em vários periódicos, jornais e revistas.

 


 

 

Flavia Amaral

Flávia Amaral, advogada, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes e com Especialização em Direito Societário e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, sócia do escritório Chiarottino e Nicoletti Advogados, responsável pela área de propriedade intelectual, franquias e direito digital. Foi membro da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Franchising (ABF) na gestão 2015/2017 e é Diretora Cultural Adjunta da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI).

 


 

 

Gabriel Di Blasi

Engenheiro industrial, agente da propriedade industrial e advogado. Sócio do Escritório Di Blasi, Parente & Advogados Associados, e Diretor Jurídico da Associação Brasileira do Franchising Seccional Rio (ABF-Rio), também mentor da ENDEAVOR para questões de Propriedade Intelectual.

É membro responsável pela área de propriedade intelectual e assuntos regulatórios da Comissão de Biotecnologia da Federação Nacional das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Diretor Institucional da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) e membro do Comitê de Design da International Trademark Association (INTA).

É associado-fundador e membro do conselho deliberativo do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov) e preside o Grupo de estudos sobre Design – CET2 da Comissão de Estudo e Trabalho da Federação Internacional dos Advogados de Propriedade Intelectual (FICPI).

Sua prática abrange questões nacionais e internacionais, incluindo contratos de licenciamento e de franquias, segredos empresariais, patentes, desenhos industriais, cultivares, gerenciamento de tecnologia e de inovação tecnológica. Atua como Perito Judicial em ações de nulidade e de infração em assuntos relativos à patente de invenção, modelo de utilidade e desenho industrial.

 


 

 

Jae Ho Lee

CEO do Grupo Ornatus e Diretor de Marketing da ABF.Formado em Administração de Empresas pela USP, fez MBA em Marketing na ESPM. Atua há mais de 27 anos no Franchising. Fundador das marcas do Grupo Ornatus : Morana, Balonè e Love Brands e Sócio e fundador da Holiding Halipar, detentor das marcas : Montana Grill, Griletto, Jin Jin Wok e Croasonho.

 


 

 

Luís Roberto Barroso

  • Ministro do Supremo Tribunal Federal
  • Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro –UERJ
  • Mestre em Direito pela Universidade de Yale, EUA
  • Doutor e Livre-Docente pela UERJ
  • Pós-Doutor pela Universidade de Harvard
  • Senior Fellow na Harvard Kennedy School (2018)
  • Conferencista Visitante da Universidade de Poitiers, na França (2010)
  • Autor, dentre outros, do Curso de Direito Constitucional Contemporâneo

 


 

 

Luiz Henrique Amaral

Advogado formado em 1985. Sócio sênior e presidente do Conselho de Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira e Dannemann Siemsen Advogados;

Especialista em direito comercial e propriedade intelectual, franchising, licenciamento, concorrência desleal e contencioso judicial e administrativo;

Membro do Conselho de Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF);

Ex-Secretário-Geral do World Franchising Council (WFC) em 2009 e 2011;

Comendador da Ordem do Poder Judiciário pelo TRT –  2ª. Região e da Medalha do Mérito Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;

Primeiro Vice Presidente da AIPPI (Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle);

Membro do Conselho Diretor da ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.

 


 

 

Mauricio Gianatacio Borges da Costa

Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas – GVLAW.

Sócio do escritório Morse Advogados Associados, atuando há mais de 20 (vinte) anos nas áreas cível e comercial, com ênfase na assessoria preventiva e contenciosa de empresas que atuam com base no sistema de franchising.

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Brasileira de Franchising, onde atualmente coordena os trabalhos da Comissão de Estudos Jurídicos.

Atua como árbitro em procedimentos relacionados ao sistema de franchising.

 


 

 

Melitha Novoa Prado

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1985. Possui MBA em Gestão em Varejo para Franquias pela FIA – Fundação Instituto de Administração, além de ter especializado-se em consultoria jurídica preventiva, no âmbito empresarial, particularmente nas áreas de varejo efranchising. Ademais, pelo IMAB -Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, e pela GVlaw, especializou-se em Negociação, Mediação e Arbitragem.AW.