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Think Tank Franchising Brasil reúne 87 players globais em debates sobre a retomada da economia

Think Tank Franchising Brasil reúne 87 players globais em debates sobre a retomada da economia

Entre os dias 17 e 26 de agosto, foi realizada a segunda edição do Think Tank Franchising Brasil. A iniciativa, que tem como objetivo promover reuniões online de troca de experiências sobre a retomada econômica, é organizada pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor de franquias brasileiro, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As reuniões remotas reuniram 87 empresários de 65 marcas participantes, incluindo franqueadores, consultores, representantes de associações e prestadores de serviços da cadeia do franchising, de 12 países além do Brasil. Estiveram presentes representantes de marcas como Spoleto, Maple Bear, Mr. Black Café e Burger King. 

O evento teve duas rodadas, ambas discutindo os seguintes temas: “Expansão de unidades físicas x e-commerce (brick & click)”; “Transformação digital no franchising”, “Transformação na relação entre franqueadores e franqueados”; “Internacionalização na pós-pandemia” e “O novo papel das mídias sociais”. 

No painel “Expansão de unidades físicas x e-commerce (brick & click)”, que ocorreu no primeiro dia (17), os palestrantes discutiram o papel das plataformas emergentes que fazem uma ponte entre o físico e o digital. Durante o encontro, Cristian Figueiredo, CEO da Mr. Black Café,  afirmou que o digital não veio para matar o varejo físico. Segundo ele, as tecnologias podem ajudar as franquias a se adaptarem às necessidades dos consumidores. “Os clientes querem opções, querem essa capilaridade no restaurante e na entrega”, explicou o CEO. 

“A pandemia acelerou diversos aspectos da relação do varejo e da relação entre franqueador e franqueado”, contou Bruno Amado, gerente executivo do Programa Franchising Brasil, durante a mesa. Uma das tecnologias discutidas na reunião foi a dark kitchen (ou cloud kitchen, ou cozinha fantasma), que é a tendência crescente de restaurantes que servem apenas comida para viagem  — e por natureza não possuem salão de jantar. 

Já no dia 19, durante a mesa “O novo papel das mídias sociais”, a conversa abordou a melhor maneira das franquias orientarem seus franqueados quando o assunto são redes sociais. Além disso, a discussão também levantou a questão da relação entre as marcas e o uso de influenciadores digitais. Para Livia Cravo, da marca brasileira Billy the Grill, os influenciadores precisam fazer parte estratégia: “mas de uma maneira autêntica e verdadeira”. 

Segunda rodada de encontros

Na segunda semana, o Think Tank continuou promovendo mesas de debates e reunindo players do mercado global. As reuniões aconteceram nos dias 24, 25 e 26 de agosto. 

No último dia, o evento contou com um painel sobre a relação entre franqueadores e franqueados. O painel discutiu como essas relações ficaram mais complexas com o passar dos anos. “Antes, o franqueador dava instruções ao franqueado e pronto, era obedecido às cegas. Hoje em dia, as relações são muito mais complexas”, diz Jose Hernandez, da Federación Iberoamericana de Franquicias. “A recomendação é implementar comitês de franqueados nas cadeias, por meios de comunicação. Comitês formais. Não só para que sejam escutados, mas para que se tenha uma consultoria inteligente entre quem está trabalhando com essas franquias.”

Concluindo o evento, Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF, nota a diferença entre as duas edições do Think Tank Franchising Brasil: “Ano passado, o foco era a pandemia em si. Esse ano, os temas que foram construídos por nós são os temas referentes à retomada das atividades econômicas. “

O evento contou com o apoio de parceiros internacionais: a Federación Iberoamericana de Franquicias; Asociación Ecuatoriana de Franquicias; a Cámara Venezolana de Franquicias (Pro Franquicias); a Associação Portuguesa de Franchising (APF), a Cámara Colombiana de Franquicias (COLFRANQUICIAS); a Cámara Uruguaya de Franquicias; o Centro Nacional de Franquicias Costa Rica (CENAF); Asociación Argentina de Marcas y Franquicias (AAMF) e a Asociación Guatemalteca de Franquicias (AGF).

Sobre o Franchising Brasil 

O Franchising Brasil é um projeto setorial, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.