Daniel Levine, especialista em tendências globais, escritor e conferencista requisitado, falou de tendências que irão mudar os negócios, com ênfase no mercado de franchising.
Com as mudanças tecnológicas e sociais – cada vez mais rápidas e intensas – acompanhar as tendências passou a ser uma questão de vida ou morte para as empresas. A missão da ABF à Convenção IFA 2017 garimpou dezenas de palestras e traz aqui um resumo do que mais interessante acompanhou nesta área.
Um dos destaques foi a palestra de Daniel Levine, especialista em tendências globais, escritor e conferencista requisitado. Ele falou de tendências que irão mudar os negócios, com ênfase no mercado de franchising. Levine explicou que considera como tendência “mudanças compartilhadas e repletas de sentimentos feitas de tal forma que podem ser medidas”.
A primeira tendência é que “estamos vivendo uma crise de confiança” e ela não é apenas no campo político, abrangendo instituições, relacionamentos e a própria dinâmica de consumo. Fora o noticiário, uma evidência que o palestrante apresentou foi a cada vez mais comum prática de ‘ranqueamento’ de empresas, serviços, prestadores e até de clientes.
A segunda é a “política colocada de lado, a emergência de valores verdes” ou sustentáveis. Embora a aversão à política tradicional esteja crescendo – vide o sucesso de candidatos que se dizem “fora do sistema” –, a incorporação de valores sustentáveis se aprofunda em toda a sociedade, com grandes reflexos nos negócios.
A terceira é “todos querem tudo rápido e de forma simples”. Trata-se da conhecida e generalizada falta de tempo das pessoas. “Embora não seja fácil, precisamos abraçar isso e tirar proveito desta tendência. Vejam os exemplos da Appel, Google e Amazon que revolucionaram seus mercados simplificando a vida dos consumidores”, disse Daniel Levine, que completou “em seus negócios, identifique onde estão os pontos de dor (ou insatisfação) e busque trabalhar neles agora”.
A quarta é “o mundo está se movendo para a tecnologia inteligente”, refletida, principalmente, na tecnologia da internet das coisas (IoT) e em dispositivos vestíveis (wearables). Vejam a profusão de relógios, casas, carros até meias e capacetes inteligentes, tendo o celular, muitas vezes, como grande controle.
A quinta, e talvez uma das tendências mais relacionadas ao franchising, é que “todos nós queremos fazer conexões” com clientes, franqueados, fornecedores, prospects e outros stakeholders. Além das redes sociais, que favorecem muito esse contato, já estão surgindo negócios como um café que entrevista clientes e os apresenta a outras pessoas com interesses semelhantes e até um taxista que também é psicólogo.
Depois dessas macrotendências, Levine apontou tecnologias específicas que estão em ascensão, que é o caso do controle por voz, a expansão do uso de vídeos (ao vivo, 360°, etc.), a utilização de chat bots para atendimento do público online e uma maior utilização da realidade aumentada em produtos e ações de marketing. O especialista ressaltou que as franquias, de forma geral, atendem a muitas destas tendências, mas a avaliação dos negócios frente a estes critérios deve ser realizada a fim de aprimorar as operações e buscar novas oportunidades, mesmo que não se tenha dinheiro a investir. Segundo ele, o importante é estar sintonizado e ir investindo e se adaptando aos poucos.
Adaptação do franchising
Já outro painel focou mais diretamente nosso setor. Especialistas apontaram que, independentemente do porte, os fundos de private equity devem ampliar sua atuação para fortalecer ou expandir os negócios, tanto de redes franqueadoras como de multifranqueados. Assim como no Brasil, a perspectiva de crescimento do mercado de franquias nos Estados Unidos e no mundo se mantém, embora desafios regulatórios em alguns países se apresentem. A expansão internacional das redes tem um papel importante neste movimento, assim como a atuação de multifranqueados, modelo que deve passar a atrair mais e mais redes de franquias. Um segmento apontado como em ascensão é o médico, com o surgimento de novas marcas e parcerias. Por fim, como vimos, os investimentos em tecnologia são outra tendência forte, tanto para desenvolver a eficiência da operação, como para atender os movimentos apontados acima.
Todos os insights trazidos pelo Grupo ABF desta e de outras palestras da Convenção serão detalhados no Pós-IFA ABF, marcado para o próximo dia 16/2 em São Paulo, no Auditório Santander. Inscreva-se! O evento é gratuito para associados e as vagas são limitadas.
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