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Setor de franquias educacionais: InFlux prevê continuidade de expansão e lucratividade para 2022

Setor de franquias educacionais: InFlux prevê continuidade de expansão e lucratividade para 2022

O franchising no Brasil vem crescendo ano após ano, demonstrando um futuro promissor para novos negócios, incluindo o de serviços educacionais. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 5 mil unidades foram criadas em 2021, considerando apenas o terceiro trimestre do ano. As unidades de serviços educacionais são uma aposta lucrativa pelo crescimento da profissionalização dos negócios. Além das aberturas de novas unidades em 2021, o período superou o faturamento do setor obtido em 2020 (R$ 43,9 bilhões) e em 2019 (R$ 47,2 bilhões), aproximando-se dos R$ 47,4 bilhões em resultados. 

Um exemplo de sucesso do segmento é a franquia inFlux Escola de Idiomas, marca participante do Franchising Brasil — resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).  A empresa conta com mais de 150 franquias espalhadas por várias cidades do Brasil, com faturamento de R$ 305 milhões em 2021. 

Os levantamentos indicam que muitas franquias conseguiram superar os momentos mais turbulentos vividos ao longo da pandemia. O setor como um todo apresentou bons índices na comparação entre 2020 e 2021. No caso do segmento de serviços educacionais, a variação foi positiva, com um aumento de 2,09% entre 2020 e 2021.

“O nosso intuito, enquanto escola de idiomas, é proporcionar a melhor experiência possível ao aluno em relação ao curso de idiomas e estrutura de nossas escolas. Continuamos investindo em nossa expansão, visando alcançar o maior número de pessoas interessadas em aprender inglês, um conhecimento que se torna ainda mais necessário no mercado de trabalho globalizado trazido pela pandemia”, ressalta Ricardo Leal, CEO da inFlux.

O custo da compra de uma franquia da marca gera possibilidade de alto retorno, mesmo com valores mais representativos no investimento inicial. No caso da inFlux, para adquirir uma unidade, o valor varia entre R$ 280 mil a R$ 300 mil. O retorno de investimento é estimado entre 18 e 24 meses, com alta lucratividade, de até 30%.

Ricardo ressalta que há expectativas para o crescimento de novas matrículas ao longo do ano: “Apesar dos impactos causados pela pandemia, o online fez com que as pessoas tivessem mais tempo e verba para cursos, porque agora poupam o dinheiro de deslocamento. Além disso, as pessoas têm cada vez mais consciência que o inglês é um caminho fundamental de capacitação”, encerra o CEO.

Sobre a inFlux

Com mais de 150 franquias pelo Brasil, e mais de 50 mil alunos, a inFlux está presente em 18 estados e no Distrito Federal. A escola de idiomas é reconhecida por oferecer a garantia do domínio do inglês mais rápido. A metodologia eficaz permitiu a criação do “Compromisso de Aprendizado inFlux”, uma garantia de que em dois anos e meio o aluno alcança 700 pontos ou mais no TOEIC® (Test of English for International Communication), um dos testes de proficiência mais reconhecidos no mundo. Vale ressaltar que essa pontuação equivale ao cargo de diretoria de muitas empresas multinacionais. Caso os 700 pontos não sejam alcançados ao término do curso, a inFlux garante o estudo gratuito do aluno até alcançar essa pontuação.

Há mais de 15 anos no mercado, a marca, criada em Curitiba, capital do Paraná, conquistou 12 vezes seguidas o título de Destaque de Excelência em Franchising pela ABF. Além disso, recebeu o Selo 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2018, 2019, 2020 e 2021.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.