InicioFranchising BrasilNoticiasRoadshow Mercosul 2021 começa primeira semana com capacitação de empresários brasileiros

Roadshow Mercosul 2021 começa primeira semana com capacitação de empresários brasileiros

Roadshow Mercosul 2021 começa primeira semana com capacitação de empresários brasileiros

O Franchising Brasil começou a mais nova edição do novo modelo de ação online Roadshow. A iniciativa do programa de internacionalização do setor de franquias brasileiro — realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — teve como foco o mercado latinoamericano e reuniu 30 participantes no primeiro encontro e 37 no segundo.

A primeira etapa da ação aconteceu nos dias 19 e 20, quando foram organizadas duas sessões de capacitação para as franquias brasileiras: a primeira sobre os mercados do Paraguai e Bolívia e a segunda sobre a Argentina e o Uruguai. Os players falaram um pouco sobre as mudanças no mercado, e como a retomada econômica começou a se apresentar, especialmente no que diz respeito à importação e exportação.

No primeiro dia, houve uma apresentação do mercado paraguaio, com um panorama econômico, peculiaridades e perspectivas para o pós-pandemia. Nele, Carlos Carvalho Dias, segundo secretário da Embaixada do Brasil em Assunção, falou sobre as questões comerciais da relação entre os países. “O Paraguai ainda é um mercado subestimado. Ele é, porém, muito complexo e repleto de oportunidades”, explica. E acrescenta: “Dos países do Mercosul, ele é o que mais cresceu no bloco nos últimos anos anos”. 

No dia 19, também houve uma fala sobre o mercado boliviano, feita por Ruben Aguiar, economista sênior da Câmara de Indústria e Comércio de Santa Cruz e Gabriel Graciuso, da Federação Iberoamericana de Franquias, falou sobre os cases de mercado da Pizza Hut e KFC no Paraguai.

Já na manhã do dia 20, o foco foi Argentina e Uruguai, também com a participação de Gabriel. Desta vez, ele falou sobre as ”Oportunidades e desafios para as empresas brasileiras”. Já o Conselheiro Marcio Blois, do Setor Comercial da Embaixada Brasileira na Argentina, deu sua palavra sobre o panorama comercial do país.

“Foram conversas dos mais diversos setores, e de diferentes países, todas dialogando em sinergia e pensando no futuro”, diz Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil. “Está sendo uma oportunidade única para estreitar laços com players globais. Estamos animados para a semana que vem, com a apresentação das nossas marcas aos investidores latinoamericanos. ”

Nos dias 26 e 27, o Roadshow Mercosul vai contar com as sessões pitchings para os investidores. Posteriormente, os participantes irão reunir-se em rodadas de negócios.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.