A primeira missão comercial à Guatemala do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — resultou em US$ 3,380 milhões em prospecção de novos negócios para a delegação de empresas brasileiras composta pelas marcas Acquazero, Buddha Spa, Corpo Bueno, Doutor Sofá, Global Franchise, Grupo SD, Kumon, Biomagistral e Avatar Dogueria.
Realizada entre os dias 6 e 9 de maio, a delegação participou logo no primeiro dia pela manhã de uma oficina de soft landing (aterrissagem suave) organizada em parceria com a Associação de Franquias da Guatemala. À tarde, houve apresentações das Associações de Shoppings e da Embaixada Brasileira naquele país. Após um almoço de networking com parceiros locais, a primeira visita técnica ocorreu no Centro de Distribuição da marca de alimentos Genba.
O segundo dia foi igualmente intenso. Pela manhã, a delegação fez visitas técnicas às unidades Moto Shop VRC e Al Macarone. O almoço foi oferecido pela Câmara de Comércio da Guatemala. Durante a tarde, os franqueadores brasileiros participaram de uma oficina focada em oportunidades econômicas no país. Mais tarde, houve uma reunião com potenciais investidores locais, na qual cada empresa brasileira fez sua apresentação, seguida de um coquetel de networking.
No terceiro dia, as atividades continuaram. Pela manhã, aconteceu a visita à filial guatemalteca da franquia Sobrancelhas Design e à loja de produtos para o lar Cantel. Após uma pausa no Café Gitane e o almoço, a delegação explorou locais específicos para possíveis franquias brasileiras em Cayalá. O último dia de programação foi dedicado para que as empresas brasileiras tivessem tempo livre para aprofundar-se em mercados específicos.
“As empresas brasileiras tiveram a oportunidade de estabelecer conexões valiosas, explorar o mercado local e identificar várias oportunidades de expansão na Guatemala”, afirma Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF e gerente executivo do Franchising Brasil. “As visitas técnicas e os encontros com investidores locais abriram portas para futuras parcerias e negócios promissores. Estamos muito satisfeitos com o impacto e a receptividade que nossas marcas receberam no país”, conclui.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a ABF e a ApexBrasil, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Para participar, basta baixar e preencher o termo de adesão disponível no site e enviá-lo para [email protected].
Sobre a ABF
Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. Sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. Com mais de 35 anos de história, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado, sendo também sede da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), líder da Força-Tarefa da World Franchise Council (WFC), integrante da International Franchise Association (IFA) e responsável pela maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil