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Casa do Construtor planeja expansão na América Latina: rede abrirá sua primeira loja no mercado Uruguaio

Casa do Construtor planeja expansão na América Latina: rede abrirá sua primeira loja no mercado Uruguaio

A Casa do Construtor, primeira empresa brasileira especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil, assinou um contrato no fim de agosto para abrir sua primeira loja em mais um mercado no exterior, o Uruguai. A abertura da loja, que será na capital, Montevidéu, está prevista até o fim de 2022.

Atualmente, a marca participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) — possui cerca de 500 lojas espalhadas por todo o Brasil, e também no exterior. A rede tem 496 unidades no país, sendo a mais recente inaugurada na cidade de Piracicaba. O grupo também possui quatro unidades no exterior, todas localizadas no Paraguai. A marca planeja, ainda, atingir a marca de 1000 unidades até 2026.

Além da expansão contínua no Brasil, a marca segue trabalhando no crescimento internacional com foco em países latinos próximos, como Uruguai, Chile, Peru, Colômbia e México. O grupo também pretende expandir suas operações na Europa em breve: Portugal será o país de entrada da rede no continente. De acordo com Bruno Arena, diretor de expansão da Casa do Construtor, a escolha por expandir em países da América Latina seu deu pela proximidade geográfica com o Brasil e pelos processos tributários mais simplificados, que servem como um laboratório para a exploração de novos mercados.

A empresa, que é a maior rede de locação de equipamentos para a construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina, trabalha com afinco para alcançar o mesmo status em outros países. A primeira unidade internacional foi inaugurada na capital paraguaia, Asunción, em abril de 2018. Após o sucesso da franquia no país, a rede abriu mais uma loja em 2020, na cidade de San Lorenzo. Este ano, mais duas lojas foram lançadas no Paraguai: outra em Assunção, inaugurada em janeiro, e outra na cidade de Luque, aberta no dia 12 de agosto.

Início da internacionalização da marca

A rede iniciou seu movimento de internacionalização depois de observar a necessidade global no setor de construção civil em contar com equipamentos adequados, bem conservados e atualizados. A marca iniciou seu plano de expansão no exterior em 2018, inaugurando a primeira unidade internacional em Asunción. A empresa visa, ainda, abrir mais cinco unidades até 2024.

Os planos de expandir as atuações da franquia vieram após um excelente desempenho da rede em 2021: a marca alcançou o marco de 400 unidades e atingiu um crescimento de 54% com um faturamento de mais de R$ 500 milhões.

“Nossa meta é abrir ao menos mais 100 unidades, em 10 países, até 2025”, cita Bruno.

A Casa do Construtor e suas vantagens no mercado

De acordo com Bruno, os principais diferenciais competitivos da Casa do Construtor são os equipamentos oferecidos e o fácil acesso dos clientes aos produtos. Além disso, a empresa é reconhecida por práticas de gestão sólida e amplo suporte ao franqueado. Os usuários também contam com suporte técnico oferecido pela marca.

“Temos um amplo portfólio de equipamentos e soluções indispensáveis à construção civil, como rompedores, marteletes, betoneiras e andaimes, passando por cortadores de grama, lavadoras de alta pressão e extratoras.  Os equipamentos oferecidos são os mais modernos e contam com manutenção e garantia da Casa do Construtor. Os clientes têm acesso aos nossos produtos sem a necessidade de mobilização de capital para aquisição”, encerra o diretor.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.