Seis empresas expuseram na Feira Internacional de Franquias do México e participaram de encontros com outras companhias durante passagem pelo país
Aconteceu entre os dias 3 e 7 de março a missão de franqueadores brasileiros ao México, mercados interessante para quem está visando a internacionalização de sua marca na América Latina.
A viagem contou com uma delegação com seis participantes: Bibi, Maple Bear, Morana, Mr. Cheney, Sobrancelhas Design e Sterna Café.
Os representantes das empresas participaram de rodadas de negócio, encontros com outras marcas, workshops e, também, da 43ª edição da Feira Internacional de Franquias do México, uma grande oportunidade para a troca de informações e experiências com profissionais do mundo inteiro.
A missão foi realizada pelo Franchising Brasil, projeto que é resultado da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising), e tem como objetivo auxiliar franquias no crescimento internacional.
A missão mexicana teve início no dia 3 de março com uma visita ao Centro Santa Fé, um dos principais shoppings da Cidade do México.
O grupo foi recepcionado pela Sra. Cony Castrejón Martínez, diretora comercial da empresa, que apresentou o modelo de operação do shopping e, também, tirou dúvidas dos representantes brasileiros que têm interesse em expandir sua marca no país.
A agenda do primeiro dia continuou na sede da Smart Fit no México, empresa que hoje tem presença em um total de 11 países latino-americanos.
A diretora de operações Gabriela Prado conversou com o grupo e deu dicas valiosas sobre a internacionalização e a experiência de levar sua marca para a segunda maior economia da América Latina.
O dia se encerrou com uma reunião de kick-off na AMF (Asociación Mexicana de Franquicias), onde o presidente da associação, Julio Beleki, deu as boas-vindas ao grupo.
A quarta-feira, 4 de março, trouxe mais um encontro de muito valor para as empresas brasileiras, que visitaram a Embaixada do Brasil no México. P
or lá, os representantes foram recepcionados pelo embaixador Maurício Carvalho Lyrio e assistiram à uma apresentação dos principais aspectos do mercado mexicano.
Durante a tarde, ainda na embaixada, as marcas compartilharam experiências com empresários do mercado mexicano, em uma reunião na qual também identificaram novas oportunidade de negócios.
Estande na FIF
O Brasil marcou presença com um estande movimentado e agregador durante a edição de 2020 da Feira Internacional de Franquias no México.
Com um espaço de 36 m², cada marca pode expôr seu trabalho e interagir com investidores locais e de países como Colômbia, Uruguai e mais em uma troca rica e vantajosa para o mercado brasileiro.
Durante seus três dias de duração, a FIF levou 380 expositores e reuniu cerca de 40 mil pessoas, a tornando a segunda maior feira de franquias de toda a América Latina — o evento fica atrás apenas da ABF Franchising Expo, que acontece no Brasil.
A partir destes encontros, a previsão de negócios feita pelas empresas participantes é de US$1,5 milhão nos próximos 12 meses.
Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e gerente executivo do Franchising Brasil, avalia a missão como positiva e se diz satisfeito com a troca feita entre empresas, investidores e marcas locais.
“São ações como esta que elevam a moral do mercado brasileiro em território internacional e vão além dos negócios fechados.
Poder compartilhar tantas informações valiosas com profissionais do mundo todo é um grande e fundamental passo para marcas que querem expandir e crescer lá fora, assim como empresas que querem apenas conhecer o mercado externo”, completa.
Para Bruno Borges, da BIBI Calçados, as expectativas pós missão são as melhores.
“Esperamos conseguir um retorno pronto de investidores para que possamos chegar com força neste mercado tão importante”, finaliza.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional.
A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.