InicioFranchising BrasilNoticiasBrasil e Portugal assinam acordo que facilita a entrada de empresas brasileiras no país europeu

Brasil e Portugal assinam acordo que facilita a entrada de empresas brasileiras no país europeu

Brasil e Portugal assinam acordo que facilita a entrada de empresas brasileiras no país europeu

Entre os dias 23 e 25 de abril, uma missão empresarial a Portugal realizada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou com a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A viagem incluiu uma delegação de 75 empresários brasileiros de setores com alto potencial de inovação, que participaram de rodadas de networking, visitas técnicas e do “Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação”.

Entre as novidades anunciadas, destacam-se a abertura de um escritório da ApexBrasil em Portugal e a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os países, que deve facilitar a promoção e a internacionalização de startups e pequenas e médias empresas. Por ser um país extremamente receptivo às marcas brasileiras, Portugal é hoje um mercado prioritário das ações do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, participou da missão e conversou com o nosso time de comunicação sobre o que as franquias brasileiras podem esperar para o futuro do mercado português. Confira a entrevista na íntegra. 

FB: Em linhas gerais, qual foi o objetivo da missão empresarial a Portugal que reuniu o presidente da República e uma delegação de 75 empresários?

Cristina: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com quem a ABF tem um convênio firmado há mais de 20 anos, organizou a delegação e nos convidou para participar, pois sabe que Portugal é mercado alvo para exportação de franquias.

FB: Como foi a participação da Associação Brasileira de Franchising na missão?

Cristina: Para a ABF, a participação nesta missão foi de total relevância, pois Portugal é nosso principal mercado alvo. Na missão foi possível ampliar o  networking da entidade, chamando a atenção para o nosso programa Franchising Brasil, que conta com ações específicas em solo português, e ter atenção nas relações comerciais que surgem e também se consolidam para facilitar e ampliar a nossa capacidade de exportar marcas brasileiras de franchising.

FB: Como você avalia os acordos assinados pelos dois países no âmbito empresarial? Como isso deve afetar as empresas brasileiras?

Cristina: No âmbito empresarial, ressalto a assinatura de Memorando de Entendimento entre a AICEP, a contraparte portuguesa da ApexBrasil, com a qual a Agência brasileira firmará parceria para promoção e internacionalização de startups e pequenas e médias empresas, além de cooperação econômica e comercial entre países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Outro ponto são as ações de promoção de exportação, o que sem dúvida ampliará para nós a possibilidade de dar visibilidade às franquias brasileiras em Portugal e nos países da CPLP.

FB: E para as franquias que já operam em Portugal ou desejam expandir suas operações para o país europeu?

Cristina: Para estas marcas eu credito como extremamente valioso o fato do governo brasileiro anunciar que abrirá o escritório da ApexBrasil em Lisboa. Sem dúvida facilitará em muito o apoio para implantação e desenvolvimento de nossas marcas em Portugal.

FB: Em quais próximos passos ou futuras tendências os franqueadores brasileiros que desejam se internacionalizar devem ficar de olho?

Cristina: Creio que o processo de internacionalização é uma decisão madura que as franqueadoras brasileiras implementam em um determinado momento de seu planejamento estratégico, equacionando caixa, time, tempo e foco para esta ação. Tomada a decisão, toda empresa deve ter atenção ao programa Franchising Brasil fazendo um cruzamento de seus mercados alvos como os do programa, bem como, nas missões empresariais que a ABF participará no mercado alvo de seu interesse.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio  de ações de promoção comercial.