23 de outubro de 2017
O franchising brasileiro mais uma vez marcou presença no Salão Internacional de Franquias (SIF), em Valência. As marcas Limpidus (do segmento de Limpeza e Conservação), Livraria e Papelaria Nobel e Louyt (Comunicação, Informática e Eletrônicos), Lug’s (Alimentação) e Geofusion (fornecedor de soluções de geomarketing) apresentaram seus produtos e serviços no estande Franchising Brasil, coordenado pela ABF e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Reconhecido como uma das principais feiras do setor na Europa, o SIF 2017 foi realizado de 19 a 21 de outubro.
Além da participação na feira, os representantes das marcas brasileiras tiveram reuniões de negócios com a Câmara de Comércio de Valência, escritórios de advocacia de franquias e consultorias. Os encontros foram agendados pela área internacional da ABF.
Já a ABF, como membro da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), participou da reunião semestral da entidade, que acontece paralelamente à feira espanhola. O presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, e Fernando Tardioli, diretor e secretário da área jurídica de ambas as entidades, respectivamente, apresentaram um panorama do setor no Brasil e dos temas jurídicos que envolvem a região ibero-americana.
De acordo com dados da ABF, a Espanha é o sétimo país de destino das exportações de marcas brasileiras. Há, portanto, muito espaço para o crescimento do franchising brasileiro no país ibérico.
Fotos: ABF/Divulgação