A edição de 2017 aconteceu entre os dias 19 e 22 de março no Centro de Exposição Porte de Versailles, contou com 37 mil visitantes, investidores de 83 países e 530 expositores. LUG’s e Habib’s representaram o franchising brasileiro.
22 de março de 2017
A Franchise Expo Paris é a maior feira internacional de franquias do mundo. Desde 1981, a feira apresenta as principais marcas internacionais que buscam se desenvolver nos mercados europeu e mundial. Hoje, a Expo Paris é o salão de referência para se conhecer as principais tendências e o estado-da-arte do franchising no Velho Mundo.
Feira reuniu 37 mil visitantes e investidores de 83 países. No Pavilhão Internacional, Brasil foi o único representante da América Latina
A edição de 2017 aconteceu entre os dias 19 e 22 de março no Centro de Exposição Porte de Versailles, contou com 37 mil visitantes, investidores de 83 países e 530 expositores representando mais de 450 franqueadores de 87 diferentes setores. Além da participação de empresas de 23 países, estavam presentes com estandes institucionais a França, Sérvia, Holanda, Itália, Estados Unidos e Brasil – único representante da América Latina.
Claudio Tieghi, Christophe Angleys (diretor comercial da Franchise Expo Paris) e Altino Cristofoletti Junior
A delegação do World Franchise Council (WFC) chegou em Paris na noite de sábado (18) e foi recebida pela Fédération Française de la Franchise (FFF) em um jantar de boas-vindas nas dependências da Fundação Louis Vouitton, que contou com a presença do presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, do diretor de inteligência de mercado, Claudio Tieghi e do gerente de projetos internacionais, Bruno Amado. No dia 19, os países-membros do WFC participaram da abertura oficial da feira e visitaram todo o centro de exposições.
Representantes da equipe Lug’s no estande brasileiro
LUG’s e Habib’s
A ABF em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promoveram duas marcas do segmento de alimentação: a estreante LUG’s que inclusive ofereceu degustação dos seus produtos ao público, e o Habib’s, em seu segundo ano consecutivo de exposição, confirmando seu interesse em se estabelecer em Paris.
Considerado um mercado maduro e com fortes características culturais, a França possui ainda um sistema de franquias bastante consolidado o que contribui para também atrair e gerar negócios para diversas partes do mundo. “A estratégia de expor duas marcas no Pavilhão Brasil contribuiu para uma melhor assimilação, por parte dos visitantes e investidores, a respeito dos conceitos e modelos de negócios e de operações das marcas brasileiras” destaca Claudio Tieghi.
Carlota Carneiro (CCBIZ), Ana Cláudia Oliveira (LUG´s), ministro Caio Renault, Claudio Tieghi (ABF), José Schwartz (membro fundador da ABF Rio) e Bruno Amado (ABF)
Cumprindo uma agenda intensa, a equipe da ABF e as marcas expositoras foram recebidas no dia 22 de março na Embaixada do Brasil na França pelo ministro conselheiro para assuntos comerciais e investimentos Caio Renault. O representante do governo brasileiro na França recebeu o grupo com entusiasmo, ficou surpreso com os dados das recentes pesquisas sobre o setor realizadas pela ABF e acolheu as demandas das marcas brasileiras, abrindo espaços para projetos de cooperação entre os dois países para a promoção do franchising brasileiro no mercado francês. “Estabelecer uma aproximação com as embaixadas brasileiras nos países onde realizamos o projeto Franchising Brasil em parceria com a Apex-Brasil contribui para agilizar o relacionamento institucional das redes com a sociedade local, além de facilitar o entendimento dos trâmites administrativos inerentes à abertura de negócios em um país estrangeiro. Todos acabam se sentindo em casa,” comenta Bruno Amado.
Segundo Ana Cláudia Oliveira, diretora de operações da rede LUG’s, a empresa realizou mais de 150 contatos de potenciais investidores da França, Tunísia, Arábia Saudita, Argélia e Bélgica, entre outros, com perspectivas de geração de negócios na ordem de 500 mil euros até a próxima edição do evento, em 2018. “As pessoas que nos visitaram em geral ficavam entusiasmadas com a ideia de ter uma marca brasileira no ramo de alimentação com produtos de tão alta qualidade”, disse.
Claudio Tieghi, Chantal Zimmer (diretora executiva da FFF), Altino Cristofoletti Jr. e José Schwartz
A ABF encerrou de forma exitosa a sua participação na Franchise Expo Paris, celebrando ainda o estabelecimento de uma agenda com a FFF para a troca de experiências entre o Comitê Científico da instituição e a Diretoria de Inteligência de Mercado da ABF já nos próximos meses. “Há muitas oportunidades para a colaboração mútua no campo da geração de dados e conhecimentos para o franchising global”, afirma o presidente da ABF Altino Cristofoletti Jr., dado que a FFF realiza pesquisas há mais de 20 anos e a ABF, por meio do Selo de Excelência em Franchising (SEF), realiza em 2017 sua 27ª edição e conclui o projeto de Business Intelligence iniciado recentemente.
Fotos: ABF/Divulgação