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Odontoclinic adota medidas de prevenção à disseminação do coronavírus

Rede cria protocolos de atendimento e coloca à disposição dos pacientes canais
de triagem para atendimentos para procedimentos de emergência

A Odontoclinic, rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, presente em 16 estados com mais de 200 clínicas, passa a utilizar em toda a rede uma série de protocolos visando oferecer ainda mais segurança a pacientes, dentistas e demais funcionários, colaborando com o controle à propagação do novo coronavírus.

As clínicas suspenderam atendimentos eletivos e se concentram em casos de emergência.

A companhia criou canais específicos de comunicação para informar e conscientizar pacientes sobre como se prevenir do contágio e tirar dúvidas sobre tratamentos em andamento e que tipo de casos se enquadram em emergenciais.

Reafirmando a postura de cuidado a pacientes e colaboradores, a franqueadora instituiu um Comitê de Gestão de Crise, que visa acompanhar todos os desdobramentos da pandemia e adotar práticas de proteção e prevenção em seus atendimentos, que são revistas e reforçadas diariamente.

Atendimento

Todas as clínicas do país seguem as recomendações dos órgãos de saúde municipais, estaduais e federais com relação ao atendimento.

Adicionalmente, algumas práticas foram criadas pela Odontoclinic para toda a rede, como a criação de uma célula específica na Central Nacional de Agendamentos focada em atendimentos emergenciais.

Para esses casos, a Odontoclinic criou três frentes centrais de agendamento, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h:

  • Telefone: 0800 200 9008;
  • Whatsapp: (11) 94386 3137;
  • e Site: https://www.odontoclinic.com.br/agendafacil/ .

Por meio desses canais, atendentes especializados fazem uma triagem inicial.

O primeiro passo é entender o problema do paciente para verificar se é um caso de emergência ou de atendimento eletivo.

Em seguida, antes do agendamento, há a aplicação de um questionário de anamnese (para aprofundamento do diagnóstico), que visa identificar se o paciente esteve ou não exposto a contágio pelo Covid-19, minimizando riscos a ele e à equipe médica, evitando, assim, deslocamentos desnecessários. O questionário envolve cinco perguntas:

  1. Teve febre ou experiência de febre nos últimos 14 dias?
  2. Experimentou problemas respiratórios tais como tosse ou dificuldade para respirar nos últimos 14 dias?
  3. Teve algum contato com alguém com infecção confirmada por coronavírus nos últimos 14 dias?
  4. Teve contato próximo com no mínimo duas pessoas com experiência documentada de febre ou problemas respiratórios nos últimos 14 dias?
  5. Participou recentemente de algum encontro, reuniões, ou teve contato próximo com muitas pessoas desconhecidas?

Caso o paciente responda sim a alguma das perguntas, ele é informado que não será possível realizar o atendimento no momento, sendo orientado a procurar os serviços de saúde pública ou um médico se sua preferência.

Nesse caso, ainda é informado que o SUS disponibiliza um atendimento telefônico como ouvidoria, que pode ser acionado pelo número 136.

Nestas situações, o paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá remarcar o atendimento após 14 dias, ou antes, se apresentar atestado médico negativando a suspeita de infecção.

O procedimento atende às orientações dos órgãos regulatórios de saúde, visando a segurança de todos.

Há especial atenção para pacientes do grupo de risco, como idosos, por exemplo, na flexibilização da agenda e eventual remarcação de atendimento.

Sendo um caso de urgência e o paciente respondendo negativamente a todas as questões, ele estará apto ao atendimento.

Nesse caso, o atendente indicará a clínica mais próxima.

Protocolo em clínica

Ao chegar à clínica, o paciente é recepcionado por um colaborador, que disponibiliza álcool gel para higienização.

Em seguida, ele é conduzido a um espaço específico para nova triagem, realizada pela equipe odontológica, com equipamento de proteção individual para garantir a segurança de ambos.

Nessa etapa, realiza-se aferição de temperatura corpórea, com termómetro de testa, sem contato físico com o paciente.

Se a temperatura estiver normal, o questionário de anamnese, respondido no agendamento, é entregue para que ele confira as informações e assine.

A ficha será arquivada em seu prontuário.

Depois, é fornecido um adesivo verde, que deverá ser colado em sua roupa, indicando que está apto ao atendimento, sendo encaminhado para o consultório.

Finalmente, antes do atendimento, a sala recebe completa higienização.

Caso a temperatura do paciente esteja acima de 37,3º C, é seguida a orientação dos órgãos de controle de saúde, indicando que se informe que o atendimento não poderá ser realizado.

O paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá agendar nova consulta após 14 dias ou antes, mediante a apresentação de atestado médico negativando a suspeita de infecção.

Em todas as dependências das clínicas, o paciente conta com álcool gel para higienização.

Equipe clínica e colaboradores

Assim como a Odontoclinic preza pela saúde e segurança de seus pacientes, também o faz com relação a seus colaboradores.

Dessa maneira, todos os funcionários que integram o grupo de risco, como pessoas com idade acima de 60 anos, ou que exijam algum cuidado especial, estão de licença.

Dentistas e colaboradores que prestam atendimento seguem diariamente, antes de iniciar sua jornada, os mesmos protocolos destinados aos pacientes, visando a total segurança do funcionamento dos consultórios.

A franqueadora se atualiza diariamente sobre a evolução da pandemia e as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e adequa suas atividades à medida que a situação avança.

Diariamente, ao final de cada expediente, é realizado um webinar, no qual participam representantes de todas as clínicas do país, com atualização da situação e informações sobre as recomendações do Ministério da Saúde e protocolos de atendimento.

Canais de informação

A fim de colaborar com a sociedade para a prevenção ao coronavírus, a Odontoclinic está utilizando suas páginas no Facebook (facebook.com/OdontoclinicBR/) e Instagram (https://www.instagram.com/odontoclinic/) para fornecer informações atualizadas sobre seu atendimento e como se proteger de infecções e cuidar da saúde bucal em épocas de quarentena.

Com isso, a Odontoclinic reforça seu compromisso de prestar um atendimento de qualidade, com a máxima segurança a pacientes e colaboradores.

Sobre a Odontoclinic

A Odontoclinic está no mercado há mais de 20 anos, sendo a primeira rede de franquias de clínicas odontológicas do Brasil.

Com mais de 200 clínicas, 2.550 dentistas e presente em 16 estados, a empresa tem a missão de transformar a experiência de ir ao dentista ao oferecer serviços de alta qualidade de forma acessível, com conforto e segurança.

As clínicas atendem às mais diferentes especialidades, como ortodontia, prótese, implantes, clareamentos e periodontia.