“Sem uma cultura de cooperação, não conseguiremos chegar aos crescimentos que gostaríamos de ter, e de fato ter unidades lucrativas para cada um dos nossos franqueados ou multifranqueados. E para construir essa cultura colaborativa, precisamos de uma comunicação muito mais objetiva, pragmática e respeitosa”. A afirmação, com foco na relação franqueador e franqueado, é da diretora de capacitação da ABF, Fabiana Estrela, no início de sua palestra no Pós-IFA ABF. O evento foi realizado na última quinta-feira (14/3), no Auditório da TOTVS, em São Paulo.
Foram vários os insights trazidos pelo Grupo ABF da Convenção da IFA 2019. Outro deles destacado por Fabiana é a valorização da experiência do franqueado com base na cultura de colaboração. Segundo ela, a experiência do usuário está sendo utilizada para tudo, para a jornada de cliente interno, de franqueado, de consumidor final.
A relação de parceria entre franqueador baseada em confiança, transparência, proximidade é fundamental para construir uma cultura colaborativa. Ainda de acordo com a palestrante, se os franqueadores construírem a cultura colaborativa com esse foco, na experiência do franqueado, para que ele de fato tenha presença, orientações e informações relevantes, treinamento e suporte da franqueadora, consegue-se reproduzir isso para as equipes de colaboradores e também usar as ferramentas de tecnologia necessárias para avançar nesse processo.
A geração Y foi novamente um assunto em destaque na IFA. Segundo Fabiana, lidar com os millennials é desafiador, exige cuidados, mas é um estímulo ao fortalecimento e crescimento das redes. “Os millennials nos trazem grandes desafios e o bom disso é que esses desafios vêm com aprendizado”, observou.
No processo de comunicação, disse Fabiana, não há como fugir dos vídeos. E eles devem ser curtos, como pílulas, e ser compartilhados de forma simples, fácil e prática. “Vídeo é a melhor forma de comunicar qualquer coisa dentro da rede, principalmente treinamento”, ressaltou.
Lucratividade do franqueado
O foco na lucratividade do franqueado também foi um dos principais temas debatidos no evento. “Tudo o que falamos de relacionamento entre franqueador e franqueado, de operações, está focado em aumentar a produtividade e melhorar o resultado final do franqueado, para que o retorno financeiro dele seja mais rápido,” disse Fabiana.
Outros temas, como a “clusterização” ou a personalização do suporte e o papel da tecnologia nas redes foram detalhados pela executiva. “A tecnologia é meio e não fim”, ressaltou, e deve ser usada para aproximar franqueador e franqueado.
Assista ao resumo dos principais insights do Grupo ABF na IFA 2019 sobre o tema “Operações e Relacionamento”, apresentados por Fabiana Estrela, diretora de capacitação, na reunião de encerramento da missão:
Saiba mais:
- Pós-IFA ABF traz principais insights do maior evento mundial de franquias
- Pós-IFA ABF: foco em expansão e internacionalização
- Painel no Pós-IFA ABF analisa aspectos jurídicos e financeiros do franchising
- As melhores práticas em marketing no franchising encerram Pós-IFA ABF
Foto: Keiny Andrade