Sobre o Projeto

SOBRE O PROJETO

Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. Esta iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais. A indústria do franchising impulsiona o varejo, movimenta a economia, gera emprego, renda e qualificação profissional. E é com este espírito que o Brasil apresenta ao mundo seus conceitos e marcas genuinamente nacionais.

A partir de uma iniciativa de empresários brasileiros do setor de franchising, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) foi designada pelo grupo para organizar e desenvolver um programa de internacionalização de franquias. Em 2004 foi lançada a base fundamental do projeto e em 2005, com o apoio, fomento e orientação da Apex-Brasil, teve início o primeiro convênio do gênero do setor de franchising brasileiro.

Ao longo de15 anos de trabalho a entidade e os empresários participantes do projeto visitaram mais de 40 países em todos os continentes, participando das mais importantes feiras do setor de franchising e de missões internacionais comerciais e de prospecção. Além da aquisição de conhecimento e experiência, diversos negócios foram desenvolvidos, levando conceitos brasileiros para diversas partes do mundo e gerando divisas para o país.

A internacionalização de empresas hoje faz parte da realidade do setor de franchising. Em 2018, nossas pesquisas de inteligência de mercado revelaram que 145 marcas brasileiras possuem operações* em pelo menos 114 países. Esse é só o começo. Atualmente temos mais de 100 empresas participando do Projeto Franchising Brasil e todas elas reconhecem a importância de se ter um projeto como esse as apoiando e promovendo ações para auxiliarem no processo de internacionalização do franchising brasileiro.

*são considerados todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, unidades franqueadas, master franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.