Coife Odonto entra no mercado chinês com foco em pacientes estrangeiros e planeja expansão.
A rede de franquias de clínicas odontológicas tem 28 anos de experiência, mais de 200 unidades abertas, e acaba de inaugurar a primeira clínica no gigante asiático.
A jornada da empresa participante do Franchising Brasil — projeto de exportação do setor de franquias brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franquias (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) — na China foi feita com cautela.
“Nosso foco é a qualidade, uma expansão pé no chão e um dos números de satisfação dos franqueados que nos faz ter um índice zero de fechamento de unidades nos últimos cinco anos”, explica Rodolfo Magalhães, CEO global da Coife.
O interesse no mercado começou após a identificação de um déficit de dentistas no país.
Além disso, projeções apontavam para oportunidades: uma população que deve atingir 1,4 bilhão até 2030 e uma classe média que ultrapassa 400 milhões de habitantes.
As aproximações com os investidores chineses começaram em 2017 e se intensificaram em 2018, durante a Feira feira asiática Dental Show.
“Quando falamos de China tudo no início é um grande obstáculo: idioma, cultura, TI, RH, licenciamento.
É um excelente desafio, nos faz exercitar muito a capacidade de buscar soluções que gerem uma experiência confortável aos pacientes, colaboradores e investidores envolvidos”, explica o CEO.
Obstáculos
Além dos desafios inerentes da expansão, a inauguração da primeira clínica da Coife aconteceu no epicentro do pandemia do Coronavírus.
O time da franquia foi pego de surpresa e a entrega de alguns equipamentos e insumos acabou atrasando o início da operação.
De acordo com Rodolfo, a franquia já está operando e seguindo todas as exigências sanitárias do governo. Isto é: uso de muita máscara e álcool gel.
“Essa semana as coisas já estão voltando ao normal, acredito que essa era a prova que precisávamos passar”, conta Rodolfo.
Mesmo com obstáculos, a rede segue apostando no mercado e o considera promissor.
Os próximos passos são aguardar a liberação do governo chinês para o coquetel de inauguração da primeira clínica e seguir com as negociações da próxima.
Além da Ásia
Natural da cidade de Jundiaí, localizada no interior do país, a rede possui 9 selos de excelência da ABF e um time com 2.200 profissionais.
Hoje, além do mercado asiático, a franquia também investe no português e já contabiliza 1,4 milhão de pacientes atendidos pelo globo.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional.
A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.