InicioFranchising BrasilNoticiasFranquia brasileira CleanNew inova e cresce durante pandemia

Franquia brasileira CleanNew inova e cresce durante pandemia

Franquia brasileira CleanNew inova e cresce durante pandemia

Na contramão do mundo, a CleanNew, franquia brasileira de higienização e blindagem de estofados, passa pela pandemia da Covid-19 a pleno vapor. De acordo com o fundador da rede, Fritz Paixão, o faturamento da empresa cresceu 81%, chegando a R$ 20 milhões no final de 2020, e há expectativas de chegar ao final deste ano com 50 unidades no Brasil e cerca de 20 no exterior.

A CleanNew é participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising com a (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — e possui operações no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Argentina.

Parte do sucesso da rede no exterior aconteceu graças ao investimento em inovação e novos produtos, como um bactericida que mantém um efeito residual sobre a covid-19 por 12 dias. Além disso, a rede também passou a usar tecnologia de lâmpadas nano UV, que desintegra ácaros, bactérias e alguns tipos de vírus, como o novo coronavírus.

Uma trajetória de sucesso

A CleanNew surgiu em 2014 com o objetivo de atender o setor automotivo nos condomínios de luxo de Salvador. Ao notar alta demanda de serviços residenciais para a higienização de itens como sofás e cadeiras, Fritz descobriu um nicho de mercado até então pouco explorado e brilhou. “O sucesso foi tamanho que, em pouco tempo, diversas celebridades se surpreenderam com nossos serviços a ponto de postá-los nas redes sociais, fazendo assim que a CleanNew fosse conhecida nacionalmente”, conta.

Nos quatro anos seguintes, a marca conquistou o Brasil por meio do franchising. Em junho de 2018, após uma briga societária, Fritz perdeu 50% de seus franqueados e, com eles, 75% do seu faturamento, e foi aí que teve a ideia de internacionalizar. As primeiras apostas foram Colômbia e Argentina. Em março de 2019, Fritz foi para Miami dar o pontapé da marca na cidade norte-americana, onde atualmente reside.

Mesmo com crescimento incomum para o momento, o objetivo da rede é o de alcançar o marco de faturamento de R$ 25 milhões ainda neste ano. Outro plano para 2021 é expandir para o mercado europeu: já há previsão de abertura de três lojas no continente, em Madri, Barcelona e Maiorca.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.