Primeiros pensamentos

O outubro é rosa, mas a sua semana tem a cor que você desejar. Lembre-se: seus primeiros pensamentos ao acordar podem ditar todas as horas (e dias) seguintes.

Tempo estimado de leitura: 5min46

ABF defende geração de crédito para empresas intensivas em mão de obra

INSTITUCIONAL

O tema pode ser complexo – reforma tributária –, mas a notícia é bem simples. Além da simplificação tributária e da manutenção do Simples Nacional (sistema tributário adotado por quase a totalidade dos franqueados), a Associação Brasileira de Franchising defende 2 pontos 🎯 bem claros e necessários para que cada vez mais brasileiros realizem o sonho de empreender (e olhe que já te contamos aqui que esse é o 2º maior sonho nacional 😴). São eles:


✔️ Geração de créditos tributáriosa partir da folha de pagamentos para as empresas intensivas em mão de obra.


✔️ Regime específico de tributação ou redução de 60% nas alíquotas padrão da CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).


Os pleitos defendidos pela ABF já foram apresentados em forma de três emendas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo senador Hiran Gonçalves (PP/RR). Vários outros senadores também receberam a ABF para esse debate colaborativo, como Espiridião Amin (PP/SC), Irajá Silvestre (PSD/TO), Laercio Oliveira (PP/SE) e Petecão (PSD/AC).


O franchising também defende o reajuste anual das faixas de enquadramento no Simples Nacional.


Quer saber mais? O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, escreveu ✍️ um artigo e gravou um vídeo 📽️ sobre o tema. E também tem informação, cartilha, e muito mais em uma landpage dedicada ao assunto!

Feira de franquias: Expo Franchising ABF Rio sacode o Riocentro

EVENTO

Foi no Riocentro – espaço que já sediou a Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento 🌿, tantas Bienais do Livro 📚 e que já foi palco das primeiras feiras de franquias do franchising carioca ⛱️ – que aconteceu a 16ª edição da Expo Franchising ABF Rio, de 21 a 23 de setembro.


Além de voltar para a “antiga” casa, a feira apresentou novidades: um palco principal para palestras gratuitas e outro dedicado a apresentações dos expositores para interessados, além de estúdio de podcast e um corredor para 20 marcas iniciantes conversarem com os visitantes. Top, hein? 🔝


Com cerca de 100 marcas expositoras, a feira recebeu mais de 15 mil visitantes nos três dias e autoridades logo na abertura, como ➡️ o senador Carlos Portinho e ➡️ o superintendente do Sebrae-RJ, Antônio Alvarenga.


Não é para menos: o franchising no estado do Rio de Janeiro faturou quase R$ 10,3 bilhões no primeiro semestre de 2023, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior 📉. Já em número de operações, o mercado de franquias no Rio expandiu 4,1%, chegando a um total de 18.410 operações.

Expansão, shoppings, LGPD, podcast... tem muito assunto por aqui

COMISSÕES

Já comentamos com vocês que a ABF tem 14 Comissões Segmentadas, não é mesmo? Todos os meses seus membros se reúnem e debatem estratégias pertinentes a sua área de atuação, como a programação 📆 de um evento, a construção de uma cartilha, a elaboração de uma pesquisa, entre tantas outras iniciativas.


Duas Comissões fizeram eventos recentemente. A de Expansão e Pontos Comerciais reuniu no dia 15/09 cerca de 100 participantes no Morumbi Tower Shopping, em São Paulo, e debateu o investimento em shoppings. Essa Comissão, que também se reuniu no dia anterior, prepara um super podcast 🎙️ sobre análise preditiva. Se você não sabe o que é, irá descobrir. Se já sabe, manda para nós perguntas e informações!


Já no dia 18/09 foi a vez da Comissão de Estudos Jurídicos promover o Encontro Jurídico 🧑‍⚖️ sobre "Como lidar com incidente de segurança LGPD", com Flávia Amaral, da Tech Rossi Watanabe. Tem muitos dados na cobertura no nosso site, mas adiantamos dois:


➡️ O Fórum Econômico Mundial aponta que somente 27% dos líderes de negócios acreditam que são “ciberresilientes


➡️ O custo médio de prevenção, ativação e possível violação de segurança foi da ordem de R$ 6,2 milhões no Brasil.


E no dia 20/09 a Comissão de Transformação Digital promoveu no Rio de Janeiro o primeiro ABF Franchising Tour, com visitas técnicas a grandes empresas, como Artwalk, KFC, Megamatte, Nike, Reserva e Via Mia. Foi “A” oportunidade de entender o que é preciso para implantar a transformação digital na sua empresa. 💫

Cultura do franchising é destaque em encontro de associados em Goiânia

REGIONAIS

A ABF Regional Centro-Oeste reuniu mais de 50 pessoas no dia 13/09 na sede da rede MedFácil em Goiânia (GO) para seu terceiro encontro do ano. Além da cobertura completa aqui, você acompanha os principais destaques:


👉 O diretor regional Mauro Hyde (Frango no Pote) apresentou os números do desempenho do setor no 2º trimestre.


👉 Adir Ribeiro (Praxis Business) ministrou uma aula sobre a cultura do franchising.


👉 Beno Krivkin (Tribecca) falou a respeito do Portal do Franchising.


👉 Julio Canedo (MedFácil) contou a história e a trajetória da rede de farmácias que, atualmente, reúne 24 unidades em Goiás.


👉 José Renato (Y Consultoria) e Guilherme Carvalho (QG Jeitinho Caseiro) apresentaram um resumo da Franchising Week.


Na próxima edição traremos notícias sobre os encontros das regionais Nordeste e Interior de São Paulo.🤝 Massssss, como não conseguimos guardar informação, já adiantamos que São José do Rio Preto deu o primeiro passo 👣 para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de franquias. Aí simmmmm franchising! 

O que leva um consumidor a desistir de uma compra? 

VAREJO

Comprou e se arrependeu? Quem nunca, não é mesmo? Para entender o que leva um consumidor a desistir de uma compra, a Opinion Box entrevistou mais de duas mil pessoas. E o que elas disseram? Veja 👀 alguns destaques e leia o conteúdo completo aqui.


🛍️ 61% dos consumidores fazem compras por impulso, seja algumas vezes, na maioria das vezes ou sempre.


🛍️ 63% já se arrependeram após fazer uma compra pela internet e 54%, em loja física.


🛍️ 22% não conheciam o direito ao arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e 47% nunca fizeram uso dele.


🛍️ 57% já se arrependeram após comprar algo só porque estava na promoção e 34% porque viram um influenciador usando/indicando.


Quer conhecer também os 5 fatores que mais têm influência na decisão de compra? Qualidade do produto, preço, valor do frete, promoções ou descontos e avaliações de outros clientes. Taí o impulso que faltava para investir cada vez mais na experiencia do consumidor, respondendo os feedbacks! 👍

Mais ação; menos promessa; mais propósito, menos vazio

MERCADO

Você conhece o estudo The FutureBrand Index? Ele classifica as 100 maiores empresas globais da PwC por valor de mercado com base na força da percepção da marca e não na força financeira 💪. São levados em consideração 18 atributos de experiência e propósito.


Você pode conferir o estudo aqui e, além de descobrir a lista dos cem – sim, entre os Top Five estão Apple, Contemporary Amperex Technology (CATL), NextEra Energy, Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited (TSMC) e Samsung Electronics –, você vai entender como as mudanças na dinâmica global 🌍 estão impactando as percepções das marcas.


O levantamento está in english, mas basicamente podemos te dizer que há uma grande oportunidade para empresas que priorizam produtos e serviços que impactem o cotidiano das pessoas. E tem mais: está mais do que claro que uma nova era de propósito corporativo está surgindo 🛣️.


Cumé abfnius? É isso mesmo. As palavras já não são suficientes em momentos de instabilidade, impermanência e perturbação, ou seja, tudo deve ser voltado à ação tangível e ao impacto positivo gerado. ❌ Não há lugar pior para se estar hoje do que no vazio de propósito!


Para evitar cair nesse buraco 🕳️, líderes devem responder algumas perguntas como: sua empresa ainda defende as coisas com as quais as pessoas realmente se importam hoje? Seu pessoal entende qual é o propósito e sabe como executá-lo? É, franchisers lovers, a rapadura é doce, mas não é mole não!

Partiu #Franchising #OutubroRosa, #ElevadoàPotência, #ConvençãoABF...

AGENDA

Entramos no último trimestre de 2023 😯 e se não está tudo “no azul” por aí, pelo menos rosa tem que ficar. Afinal, outubro é o mês da conscientização para o controle do câncer de mama 🧿e você precisa colocar isso na agenda.


E por falar em agenda não só chegamos aos últimos 90 dias de 2023, como também chegamos no mês da ABF CON, a Convenção do franchising, que será de 25 a 29 de outubro em Comandatuba (BA) 🏝️.


E, como alertamos várias vezes aqui, os quartos no resort es-go-ta-ram! Mas, quem não quer ficar de fora ainda tem duas alternativas: pousadas do outro lado do rio ou pedir um teto para quem garantiu sua vaga. 🤭


Além da Convenção, tem outros eventos em outubro sim. No dia 4 tem reunião do Conselho da ABF. No dia 6, as Comissões da ABF Next Generation e ESG e demais convidados visitam, em São Paulo, o Instituto Ana Rosa para uma imersão social denominada "Elevado à Potência", iniciativa do Juventudes Potentes, 👦 da organização internacional United Way.


Também no dia 6, das 8h30 às 17h, tem encontro da Regional ABF Minas na Kopenhagen, em Extrema (MG). A programação está imperdível! Já na semana seguinte, no dia 9, tem Mesa Virtual 🧑‍🏫 com o tema “Formação e Relacionamento com o Conselho de Franqueados”; no dia 10 tem reuniões das Comissões de Franqueados e de Estudos Jurídicos; no dia 11 tem encontro da Comissão de Indústrias; e no dia 13, da Comissão de Transformação Digital.


E de hoje até o final de outubro, todas as marcas franqueadoras afiliadas à ABF e que têm operações no exterior podem participar da 5ª edição do Certificado de Franquia Internacional. A inscrição é gratuita 📝 e pode ser feita na Central do Associado ABF. Mais informações aqui.


Tá bom ou quer mais? A gente quer! Não custa pedir para você avaliar esta edição, né? Já recebemos centenas de recados do coração💓 e ouvimos dizer que, se chegarmos a mil comentários, é bem capaz de termos edições extras 🗞️!! Uauuuuuuu #SóVem

Franquia é assunto na imprensa de janeiro a janeiro

MÍDIA

R7 Fala Comigo: Empresário do ramo de franquias dá dicas para abrir negócio e ter sucesso


DIÁRIO DA REGIÃO: Rio Preto anuncia criação de APL de franquias


TERRA: Conheça algumas franquias cujo faturamento pode atingir R$ 4,8 milhões

 

EXAME: 7 franquias que lançaram modelos menores (e mais baratos) na feira da ABF Rio


PODER 360: Mercado de franquias cresce 12,9% no 2º trimestre, diz associação


O GLOBO: Setor de franquia comemora a redução dos juros


PEGN: CVC vai contratar mil pessoas, o equivalente a um terço da sua força de trabalho atual


ESTADÃO: Tenho perfil para ser um franqueado ou devo apostar numa marca própria?


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este