Verdadeira visão

“Nosso mindset tem que ser de crescimento. Nós fomos criados para evoluir e, com nosso esforço, sermos ainda melhores do que somos” – Derek Rabelo, surfista de ondas gigantes (e cego de nascença).

Tempo estimado de leitura: 7min12

Conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado

CONVENÇÃO ABF - DIA 25/10

Não recebeu a ABF News na última segunda-feira e achou que tiramos férias em Comandatuba 😎? Até tentamos 😂, mas foi impossível com tanto conteúdo compartilhado na 21ª edição da Convenção ABF do Franchising , a ABF CON 2023.


Então, fomos seus olhos 👀 e ouvidos 👂e, agora, vamos te contar parte do que rolou lá (inclusive os bastidores, porque aqui não temos muito filtro 🤭).


Essa foto 📷 que abre a reportagem foi do último dia de conteúdo, no sábado, mas rebobinemos a fita e voltemos para a quarta-feira, quando ocorreu o jantar de abertura da Convenção.


O dress code 👚 era branco e na vibe da paz, da harmonia e da honestidade transmitida por essa cor o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, fez um discurso emocionante. 


Também neste momento, a presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco , falou sobre o #franchisingíntegro 🔝 e anunciou o novo integrante do Hall da Fama do Franchising: Antonio Carlos Nasraui, do Rei do Mate 🧋, que foi o Franqueador do Ano 2023. Ricardo Bomeny, do Bob's 🍔, já estava no Hall da Fama como Franqueador do Ano 1997, mas também foi homenageado como a Personalidade do Franchising 2023.


E sabe quem encerrou oficialmente a noite? Seu Jorge , com um showzaço estilo “pé na areia... água de coco” 🎵. E aqui vai o primeiro bastidor 😅: o pessoal estava tão feliz que a noite só foi encerrada mesmo após algumas canções ao redor do 🎹 piano, na recepção. É networking que fala né? (Alô pianista associado da ABF: ano que vem vamos pleitear a sua entrada na programação como “inimigos do fim”). 

Capacitação, responsabilidade social, liderança, colaboração e inovação

CONVENÇÃO ABF - DIA 26/10

A quinta-feira, dia 26/10, começou com o anúncio do lançamento – a partir da segunda quinzena de novembro 📅 – da ABF Academy . E o que vem a ser isso, franchisers lovers ? É a plataforma digital focada na disseminação do conhecimento sobre o setor de franquias. 👍


A plataforma está estruturada em 12 clusters diferentes👏. Assim, serão ofertados conteúdos alinhados para cada perfil de usuário, seja franqueador, franqueado, potenciais investidores do setor ou fornecedores. Em breve, traremos mais informações. 😎


Alinhada com a missão da ABF de capacitar e defender um franchising íntegro, a Convenção também foi bastante permeada por responsabilidade social. Em um desses momentos, a fundadora da ONG Amigos do Bem subiu ao palco e, reforçando a parceria 🤝 da ABF com a instituição, falou sobre o combate à miséria no sertão nordestino. 🌵


E aqui, meus amigos, o papo é direto e reto: 70,3 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) e, em 2022, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, figurando em oitavo lugar nesta triste lista. 😭


E lembrando que as regiões Norte e Nordeste concentram 60% da pobreza do Brasil. Lá, tem região como Manari com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) igual ao da Etiópia! Você não pode ler isso e não fazer nada, né? Clique aqui. ⚠️


Bem, do sertão para os números do varejo.... o presidente da Cielo, Estanislau Bassols, também palestrou na ABF CON e você pode ler mais aqui. Também participaram desse painel José Gonçalves Junior , diretor da Portobello Shop; Ana Bogus , presidente Havaianas Latam; e Juarez Leão, CEO Leão Business Upgrade.


➡️ O ponto em comum é que todos enxergam que as novas ferramentas de tratamento de dados – e o aproveitamento das informações que são geradas por elas – são essenciais para ancorar qualquer estratégia empresarial. Inovação hoje é promover crescimento lastreado em dados. 🎲


Veja 2 dicas desse painel “InoVarejo – Para os grandes players do franchising o futuro é agora”:


✔️ Só conhecer o cliente não basta. É hora de saber, por exemplo, aonde os clientes vão, além de sua loja; de onde eles vêm. Se vêm de longe, talvez uma campanha de aumento de cashback ajude. Se vêm de perto, aperfeiçoar o programa de fidelidade.

✔️ A variação de frequência e tíquete por horário, e não pela média, também trarão bons insights para estabelecer horários de promoções mais agressivas.


E teve conversa também sobre Liderança e Gestão. Você pode ler a matéria no site, mas já te trazemos aqui algumas características do líder atual, segundo Décio Pecin, membro do Conselho da ABF e CEO do CNA:


1. Ter conhecimento técnico

2. Capacidade de empatia

3. Estar constantemente atualizado sobre o mercado

4. Ser ético, mostrando o que e como deve ser feito

5. Estar a serviço dos liderados

6. Ter equilíbrio psíquico próprio e das pessoas lideradas.


A ABF Con 2023 também trouxe pela primeira vez duas sessões de mesas-redondas em dois dias diferentes. Foram organizadas 20 mesas que abordaram temas como gestão de crises, aumento de vendas, aspectos jurídicos, expansão, fundos de investimentos, gestão de pessoas, entre outros.👏


E o dia de conteúdo na quinta encerrou com o painel Franchising Collab, que reforçou a importância da colaboração.🤝 Ou seja, o que cada um faz de melhor precisa ser levado para as relações nas empresas e entre empresas.


E, enquanto a tarde rolava as competições esportivas, sabe o que acontecia? 🎙️ Podcasts AO VIVO para os participantes da Convenção. Todos os dias 3 episódios: 8h, 15h e 17h. Veja só os temas gravados neste primeiro dia de palestras:


🎙 ️ O potencial das comunidades para o franchising brasileiro 

🎙 O mercado de franquias no Centro-Oeste, Norte e Nordeste

🎙 O mercado de franquias no Sul e Sudeste


E nem vamos falar do Sunset com Sambô, patrocinado pelo Santander / Getnet a tarde, e do show de Juninho Bessa 🎤 no Luau da Cielo, a noite, que foi IMPAGÁVEL. Se você perdeu só podemos dizer uma coisa: 2024 tá logo aí e terão muitas outras atrações. 🤣🤣

Franchising íntegro, parceria, valor de marca, persistência e China

CONVENÇÃO ABF - DIA 27/10

Após o belo de um café ☕ (não tem como descrever aqui a beleza do resort e as delícias gastronômicas; aliás, pudim é o nome do crime 😅), começou o segundo dia de plenária com a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, destacando a importância do trabalho das comissões segmentadas da Associação.


Logo em seguida mais uma novidade na área de Educação: o lançamento da parceria da ABF com o Sebrae 🤝🏼 para produção e veiculação de conteúdos específicos do setor de franquia.


A primeira trilha de conhecimento 🧑‍🎓, voltada a quem já é um franqueado, tem oito lições com mais de 36 horas de ensinamentos sobre diversos aspectos que envolvem a gestão de uma unidade.


Segundo Ivan Hussni, do Sebrae, até o fim de 2023 devem ser feitos 22 milhões de atendimentos entre presenciais e online. 👏🏼 Algo em torno de 60 mil por dia. Apenas o portal tem 4 milhões de acessos por mês.


E com a frase de Cristina Franco “o compromisso em fazer franchising bem-feito é uma maratona, 🏃🏃‍♂️não uma corrida de cem metros”, partiu-se para o bate-papo Franchising Íntegro na Prática, com a participação de Tom e de Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.


Artur deu três passos para a sustentabilidade da rede 👣. Vamos conferir?


1. Crescimento: uma loja pode sustentar uma família ou, eventualmente, duas. 👨‍👩‍👧 Mais que isso, é preciso crescer e a rede tem que proporcionar esse crescimento.

2. Evolução: crescer é fazer os franqueados desenvolverem sua capacidade de empreender e enfrentar cenários diversos, sejam eles provocados por questões de mercado ou mudanças do próprio negócio.

3. Sucessão: isso não significa que o franqueado tenha que sair do jogo para uma nova geração, mas como será sua participação futura.


E já que o assunto é #franchisingíntegro, também teve Selo de Excelência em Franchising e a importância de utilizar o relatório do SEF, que é sigiloso e anônimo, como um verdadeiro plano de ação 🔎, tanto no que deve ser corrigido, quanto no que precisa ser amplificado.


E teve também painel sobre Inova brands – Estratégia para gerar valor para a marca, com a participação do TikTok Brasil e da ZAMP, máster franqueada do Burger King e Popeyes (Brasil). Desse bate-papo surgiu o novo conceito Shoppertainment, a mistura de compras e entretenimento, que veio para ficar.


Depois disso veio a palestra que foi um divisor de águas entre "reclamar e desistir" e "nunca mais reclamar e prosseguir". Derek Rabelo, surfista cego de nascença que se desafiou a surfar ondas gigantes 🌊, reforçou em cada um dos participantes o sentido de capacidade, foco e persistência. (Alô, produção, da próxima vez distribui uns lencinhos porque a emoção foi grande!)


No caminho para a realização de seus sonhos, Derek deixou três dicas:


1. Iniciativa para começar: Nas horas de decisão estão os momentos mais importantes para mudar sua vida. Não podemos deixá-los passar.

2. Ação constante: Não adianta começar algo e não ter continuidade. Seja constante e dedicado.

3. Resiliência: Se adapte às circunstâncias, a qualquer situação, lugar ou experiência nova.


Do mar (ou do céu, onde Derek nos levou) à terra, os congressistas “viajaram” para a China. O painel "A redescoberta da China pós pandemia: ecossistemas, inovação e oportunidades para marcas brasileiras" trouxe o Grupo Alibaba, 3G Radar, Varese Retail e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) para um bate-papo repleto de oportunidades.


Você sabia que o país oriental se mostra ávido por produtos made in Brazil, especialmente em categorias como moda, alimentação, pedras, mel, café, entre outros? Inclusive, a maior vendedora de açaí, na China é uma empresa belga 🤡, a de castanhas “do Pará” é uma empresa indiana 🤡 e de café é japonesa 🤡. Helloooo?


E se você quer saber mais desse tema, aguarde os podcasts especiais ABF CON 2023. Veja só os temas gravados neste segundo dia de palestras:


🎙 Os desafios dos multifranqueados e franqueados multimarcas

🎙 Seu negócio é franqueável? Tudo sobre formatação de franquias!

🎙 Oportunidades para o franchising cross-border


E a noite acabou com o brilhante Happy Hour do Safra. Simplesmente um ARRASO! 

Performance, economia, propósito, automação e capitalismo consciente

CONVENÇÃO ABF - DIA 28/10

E o terceiro e último dia de conteúdo da ABF CON 2023 começou com a energia lá em cima e com índices de performance do varejo . Se por um lado o fluxo de pessoas das lojas físicas tem caído, por outro o tíquete médio vem aumentando. 🫰


A Hering, que participou deste painel, deixou duas dicas de como fazer para atender os anseios dos clientes nas lojas físicas:


1. Prontidão do estoque 👕. Com o produto certo no tipo de loja certa.

2. Curadoria de experiência para que o projeto da loja 🏬 ofereça ao consumidor a jornada por ele esperada.


E mais números: Eduardo Alcalay , CEO do Bank of America, também falou no painel Transformando o cenário econômico em oportunidades. Depois, meus amigos, continuou o nocaute 🥊 de conteúdo: três palestrantes internacionais.


Começou com Alain Sylvain , fundador e CEO da Sylvain, que falou sobre o Poder do Propósito (para o sucesso, timing é mais importante do que a criatividade). Em seguida, veio Marc Vidal, palestrante e consultor de Transformação Digital (automação gera eficiência, que gera produtividade e mais empregos). E, por fim, Raj Sisodia, autor do livro Capitalismo Consciente: Uma Perspectiva Holística (explora a ideia de que o capitalismo pode ser mais do que apenas maximizar os lucros, enfatizando a importância de um propósito mais amplo e uma liderança mais consciente).


E a tarde, mais podcasts! Veja só os temas que divulgaremos em breve:


🎙️ Os fundos de investimento estão de olho nas franquias

🎙 Como ser um franqueado de alta performance?

🎙 Os benefícios de estimular uma rede a ser multi


E sabe como encerrou a noite de sábado? Com um show incrível de George Israel – sim, rolou muito Kid Abelha 🐝 – e Feyjão. Acreditem: Feyjão arrebentou. E não vamos encerrar sem mais um bastidor: o bar da Heineken agrupou muita conversa boa e música em alto estilo. O pessoal avaliou tão bem a Convenção deste ano que ninguém queria ir embora no domingo 😅. 

 

Até a próxima edição, pessoal, com mais notícias e a agenda do setor. Não deixem de avaliar esta News. Adoramos os recadinhos do coração e recebemos vários lá de Comandatuba mesmo.💓

Criatividade, cidades, educação, tributos...  o que foi pauta na imprensa

MÍDIA

ESTADÃO: ‘Por que não fomentar, em vez de depender da criatividade’ questiona presidente da ABF

 

PEGN: Londrina teve o maior crescimento de franquias entre as cidades brasileiras no 1º semestre de 2023, diz ABF

 

AGÊNCIA SEBRAE: Sebrae e ABF lançam plataforma com foco em gestão e franquias

 

EXAME: Franquias com unidades móveis e de entretenimento são destaques no primeiro semestre

 

VEJA: Impacto da tributária no Simples Nacional preocupa setor de franquias 

 

TERRA: Franquias geram 16,9% dos empregos formais do país


O GLOBO: Modelo enxuto de franquias impulsiona a expansão

 

ABC AGORA: Mania de Churrasco ! Traz novidades para a 7ª Edição da campanha beneficente em prol dos “Amigos do Bem”


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este