Varejista REI Store funciona como cooperativa de consumidores e a gigante de TI Google é uma das marcas mais valiosas do mundo
Uma das mais esperadas atividades do Grupo ABF no NRF Retail’s Big Show são as visitas técnicas monitoradas. Neste ano, a entidade levou sua delegação para conhecer os detalhes das operações da REI Store e o Google em Nova York.
Rede de lojas especializadas em roupas e artigos esportivos fundada em 1938 na cidade de Seattle por apaixonados por alpinismo e outros esportes de aventura, a REI (Recreational Equipment Inc.) se distingue por ser organizada como uma cooperativa de consumidores. Pelo modelo de negócios, o cliente paga uma taxa anual para se tornar afiliado (cerca de US$ 20) e metade desse valor é revertida aos parques onde se praticam os esportes. Além disso, como ação de engajamento do consumidor, ele tem direito a receber de volta 10% em dinheiro de tudo o que comprou. “A visita foi bastante produtiva em termos de conhecimento, propósito, cultura empresarial e engajamento de equipes e clientes”, avaliou Adir Ribeiro, membro e curador de conteúdo do Grupo ABF.
A REI registrou um volume de vendas da ordem de US$ 2,2 bilhões em 2014, um crescimento de 10% em relação a 2013. Com mais de 140 lojas nos Estados Unidos, a varejista figura na lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da revista Fortune.
Já na filial nova-iorquina do Google, o Grupo ABF teve a oportunidade de conhecer os principais aspectos da gestão do capital humano e principalmente do papel das lideranças e da gerência média e as ferramentas de avaliação de desempenho da multinacional norte-americana que construiu uma das marcas mais valiosas do mundo.
A delegação da ABF pôde, ainda, acessar informações sobre os dados do Brasil que mostram a força do digital no mercado nacional, com cerca de 130 milhões de usuários na web, sendo a 4ª maior audiência mundial. Segundo o Google, 80% dos internautas brasileiros acessam a web todos os dias e cerca de 81% dos consumidores têm a internet como primeira fonte de pesquisa, antes do consumo efetivo de qualquer produto ou serviço. “Excelente visita a essa empresa que nos inspira a entender esse novo contexto dos negócios, sendo líder global de tecnologia e focada em melhorar a forma como as pessoas se conectam com as informações”, afirmou Ribeiro.
Empresa com apenas 17 anos de atuação, fundada em 1998 em Mountain View, na Califórnia, o Google hoje conta com mais de 57 mil colaboradores no mundo, 100 escritórios em 57 países e cerca de 300 h/vídeo no Youtube por minuto (upload).
Leia mais:
NRF Big Show 2016 inicia e Grupo ABF tem série de atividades
Confiança, Copa e Olimpíadas marcam 2º dia do Grupo ABF no NRF 2016
Grupo ABF no NRF: varejo físico e digital e internacionalização entram no foco
Grupos ABF, BTR & Varese analisam NRF
Tendências e negócios de alto potencial na mira do Grupo ABF
Fotos: ABF Divulgação