Início Notícias ABF em Ação Confiança, Copa e Olimpíadas marcam 2º dia do Grupo ABF no NRF 2016

Confiança, Copa e Olimpíadas marcam 2º dia do Grupo ABF no NRF 2016

Confiança, Copa e Olimpíadas marcam 2º dia do Grupo ABF no NRF 2016
Ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell fala sobre "Diplomacia, confiança e valores"

Palestras como “Diplomacia, confiança e valores”, com o ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell e painéis abordaram temas abrangentes, com destaque para o painel dos especialistas brasileiros Alberto Serrentino, Gustavo Fagundes e Rodrigo Bacher

De diplomacia, confiança, valores, passando pela Copa do Mundo e as Olimpíadas no varejo brasileiro, até as lições empresariais no fracasso e as novas realidades em união de marca – todos esses assuntos estiveram no centro das atenções do Grupo ABF nessa segunda-feira (18/1) no NRF Retail’s Big Show 2016, em Nova York.

Na abertura do segundo dia do evento, Mattew Shay, presidente e CEO da National Retail Federation, entidade oficial do varejo dos Estados Unidos, apresentou os números do principal evento do varejo mundial. Segundo ele, a 105ª edição reúne 35 mil participantes – representantes de 80 países, 300 palestrantes em 150 conferências, entre palestras, sessões e painéis. Dados não oficiais indicam que cerca de 1.100 brasileiros participam do NRF Big Show este ano, uma redução de cerca de 40% em relação ao ano anterior.

Confiança, Copa e Olimpíadas marcam 2º dia do Grupo ABF no NRF
Mattew Shay, presidente da NRF: “é importante que as empresas revisem seus negócios”

Shay destacou a importância de as empresas revisarem seus negócios, a exemplo do que fez a própria NRF no seu Big Show. Para ele, é preciso olhar para o passado, resgatar os acertos e também se preparar para o futuro.

Na primeira palestra do dia, a delegação da ABF assistiu a Colin Powell, ex-secretário de Estado norte-americano falar a respeito de “Diplomacia, confiança e valores”. Powell contou que o varejo foi o início de sua trajetória profissional, quando por mais de sete anos trabalhou no verão e nas férias antes de ingressar na faculdade, e como isso refletiu em seu desenvolvimento profissional.

Segundo Adir Ribeiro, membro e curador de conteúdo do Grupo ABF, a conversa também trouxe insights sobre estilo de liderança e formas simples de buscar o engajamento das equipes, se apropriando da experiência do ex-militar ao liderar diversas equipes. Ainda de acordo com Ribeiro, a frase de encerramento da palestra de Powell foi bastante impactante: “’Eu sou produto de todo mundo que passou na minha vida’. Por isso é importante refletirmos sobre a busca constante de boas pessoas ao nosso redor, pois o impacto no seu desenvolvimento será relevante”, disse o curador.

“Copa do Mundo, Olimpíadas e o varejo brasileiro”

Alberto Serrentino, CEO da Varese Retail Strategy, Gustavo Fagundes, CEO da Dufry Brasil e Rodrigo Bacher, diretor do Grupo Paquetá conduziram o painel “Copa do Mundo, Olimpíadas e o varejo brasileiro”, apresentando números e análises dos dois mais importantes eventos esportivos mundiais sediados no País, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, que serão realizados em agosto deste ano.

Serrentino trouxe diversos números e uma avaliação dos impactos positivos e negativos no varejo. O especialista apresentou, ainda, uma pesquisa realizada com mais de 800 consumidores em novembro de 2015, para entender o reflexo de ambos eventos na percepção desses consumidores.

Para o Grupo Paquetá, com cerca de 190 lojas e faturamento de US$ 500 milhões, o Mundial de Futebol trouxe resultados positivos. Segundo Bacher, houve um aumento significativo de vendas no período que antecedeu a Copa e no mês do evento para a operação da Paquetá Esportes, com cerca de 30 lojas em dez estados.

Com alto nível de organização para os dois eventos, a Dufry também avaliou positivamente a Copa do Mundo e tem boas perspectivas para as Olimpíadas. A rede possui 107 lojas em 16 cidades, está presente nos principais aeroportos do Brasil e abrirá 11 lojas em 2016.

Lições

“Quem morre e por quê? Lições empresariais do fracasso” foi o tema da palestra de Laurence Gonzales, autor de livros sobre o assunto. O escritor e palestrante enfatizou a relevância dos modelos mentais para o nosso comportamento diário e brincou com vários casos sobre “pessoas inteligentes que fazem coisas estúpidas”, trazendo uma reflexão sobre o funcionamento do nosso cérebro e uma espécie de automatização nas nossas atitudes. Gonzales ressaltou, ainda, a importância de estarmos treinados e preparados para o pior, como foi o caso de um acidente aéreo ocorrido nos EUA com a United Airlines (voo 232), em que apesar da imensa tragédia com o avião em queda livre, a equipe de tripulantes forneceu todas as orientações para o pessoal e num voo com cerca de 300 passageiros, quase 200 sobreviveram.

Na quinta conferência do dia, o Grupo ABF soube quais são as “Novas realidades em união de marca para atender às necessidades do consumidor influente”. No painel, Kees Jacobs (Capgemini), Patrick Bousquet-Chavanne (Marks) e Spencer Peter Sheahan (Karrinkis Group) mostraram que por meio de uma pesquisa conduzida com executivos de mais de 40 companhias varejistas de alta relevância sobre o varejo de 2025 nas megacidades e uma análise da evolução do comportamento do consumidor detectou-se sete princípios de Engajamento do Consumidor nesses tempos atuais, entre eles Transparência, Simplicidade na Comunicação e Troca de Valor.

O dia foi marcado, ainda, pela tradicional premiação da NRF aos varejistas de destaque em 2015. As empresas e respectivos líderes premiados foram:

Medalha de ouro: JCPenney – Myron E. Ullman III

Varejista inovador do ano: Walgreens  – Alex Gourlay

Varejista Internacional do ano – Eataly USA – Nicola Farinetti.

Leia mais:

NRF Big Show 2016 inicia e Grupo ABF tem série de atividades

Grupo ABF no NRF: varejo físico e digital e internacionalização entram no foco

Grupos ABF, BTR e Varese analisam NRF

Visitas técnicas são destaque no 4º dia do Grupo ABF no NRF

Tendências e negócios de alto potencial na mira do Grupo ABF

 

Fotos: ABF Divulgação