Início Notícias ABF em Ação Pós-NRF ABF evidencia transformação digital, disrupção e mudanças exponenciais

Pós-NRF ABF evidencia transformação digital, disrupção e mudanças exponenciais

Pós-NRF ABF evidencia transformação digital, disrupção e mudanças exponenciais
Público acompanha o Pós-NRF ABF 2019

A ABF realizou nesta terça-feira (5/2), no Auditório da TOTVS, em São Paulo, o Pós-NRF ABF 2019. O evento apresenta os principais temas analisados e debatidos no NRF Retail’s Big Show, organizado pela National Retail Federation (entidade oficial do varejo nos Estados Unidos), realizado em janeiro em Nova Iorque, que reúne a maior conferência e exposição do setor no mundo.

A missão à NRF liderada pelo grupo BTR-Varese, integrada pela ABF, contou com 300 participantes, entre líderes e profissionais do varejo e do franchising brasileiros. Na edição 2019 do Pós-NRF ABF, os curadores da missão que apresentaram seus insights do evento anual foram: André Friedheim, presidente da ABF, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, Gustavo Schifino, mentor e CEO da Pier X, Adir Ribeiro, fundador e CEO da Praxis Business, Edmour Saiani, CEO da Ponto de Referência, Denis Santini, fundador e CEO da MD – Make a Difference, e Grasiela Tesser, CEO da NL Informática. Para os especialistas, a NRF deste ano evidenciou a transformação digital, a disrupção e as mudanças exponenciais já aplicadas ao mercado e presentes no dia a dia das pessoas.

NRF ABF
André Friedheim, presidente da ABF: “Combinação entre necessidade de investir em negócios reais e marcas fortes das redes de franquias faz com que o nosso mercado volte a crescer”.

André Friedheim, presidente da Associação, abriu o evento, homenageando postumamente Márcio Mascarenhas. Fundador da Number One, Márcio foi vítima da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), ao lado de sua esposa, Cleo, e do filho Márcio Barbosa Mascarenhas. Associada desde 1994, a Number One conquistou 23 vezes o Selo de Excelência em Franchising (SEF). O presidente observou que a comunidade do franchising, em solidariedade, realizou uma campanha para angariar doações às famílias atingidas pela tragédia.

Segundo Friedheim, o Google Analytics mostra uma ascenção do número de candidatos a franquias. “Eu reputo isso a dois motivos principais. Primeiro porque a economia com juros muito baixos, você investir em economia real é muito mais interessante. Você consegue ter uma atratividade para o capital investido muito maior. E segundo, quando a gente fala de marcas de franquia, dá mais segurança para esse investidor quando ele compara com lojas independentes. Então, uma certa combinação entre necessidade de investir em negócios reais e marcas fortes das redes de franquias faz com que o nosso mercado volte a crescer e a gente acredita em números muito bacanas para 2019”, avaliou.

O presidente destacou alguns números do balanço prévio preliminar do setor de franquias divulgado recentemente pela ABF.  Na prévia de 2018, o faturamento no franchising deve crescer 7%, chegando a quase R$ 170 bilhões, as unidades franqueadas, 5%, somando cerca de 155 mil franquias instaladas no Brasil, 1% a mais de redes franqueadoras e crescimento de 8% na geração de empregos, totalizando quase 1 milhão e 300 mil trabalhadores ligados diretamente ao sistema de franquias. Para 2019, a projeção é que a receita do setor cresça de 8% a 10%, as unidades 5% a 6%, 1% em redes e 5% no número de empregos.

Friedheim falou também da percepção do setor com o novo governo e da atuação dessa parcela do empresariado frente às mudanças. “A gente percebe um governo, hoje, mais liberal, que está prometendo redução de despesas governamentais, estímulo ao crescimento e também acabar com a burocracia e aumentar o número de privatizações. Tudo isso é muito bacana, mas nada disso funciona se nós empresários, que estamos aqui superbem representados, não levantarmos as mãos, corrermos os riscos, investirmos em novos negócios para que a gente mostre que nós somos o motor da economia. O governo está trabalhando, mas a gente aqui tem que levantar e fazer um Brasil diferente”, concluiu.

A segunda missão internacional da ABF em 2019 será para a Convenção Anual da International Franchise Association (IFA), em Las Vegas (EUA), de 22 de fevereiro a 1º de março. No dia 14/03, a ABF realizará o Pós-IFA e trará para os seus associados os principais insights do evento, que é o maior do franchising mundial.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O evento é gratuito e exclusivo para associados ABF.
Inscrições: https://eventos.abf.com.br/pos-ifa-mar-2019.

Fotos: Keiny Andrade

Saiba mais sobre o Pós-NRF ABF:

A trajetória da transformação digital no varejo e a jornada do cliente

Pós-NRF ABF: tendências, cultura das marcas, marketing e tecnologia