No bloco do franchising

Depois de 82 dias, acabou janeiro e agora chegamos no mês com um dia a mais este ano. Então, segura o pierrô que, antes do Carnaval, ainda tem muita avenida pela frente.

Tempo estimado de leitura: 7min38

ABF participa do maior evento do varejo mundial; Pós-NRF vem aí!

MERCADO

Se você não esteve em Nova York em meados de janeiro para participar do maior evento mundial do varejo, a NRF Retail’s Big Show 2024, ainda tem uma chance de saber tudo o que de mais importante rolou naquele evento que é considerado a bússola, o  termômetro e o 🧙‍♂️ oráculo do setor. Para tanto, é só chegar junto no dia 08/02 no Pós-NRF da ABF, no Auditório Santander.


Mas, como estávamos com saudade e esta é a primeira edição de 2024, vamos compartilhar alguns insights do evento e o e-book do grupo BTR-Varese, apoiado pela ABF na NRF deste ano.


💡A inteligência artificial dominou o debate, embora 84% dos varejistas não a utilizem.

💡O varejo nunca esteve tão heterogêneo na performance das empresas.

💡A robotização e a automatização são crescentes no varejo.

💡Cada vez mais consumidores são ativados por conteúdo

💡A loja física não pode ser só repositório de produto; precisa ser flagship.

💡Sustentabilidade não é mais escolha; é imprescindível.


Quer mais? Leia a cobertura da 114ª edição da NRF em nosso site e veja como foi o coquetel que a ABF ofereceu na véspera do evento para os brasileiros presentes ao Congresso mundial. Foi topíssimo e já virou ponto de encontro!

Campo Grande é o mais novo município com redução de alíquota de ISS

ADVOCACY

Imposto e notícia boa na mesma frase pode ser curioso, mas é verdade: mais um município reduziu a alíquota sobre Serviços (ISS) para empresas franqueadoras de 5% para 2%. É Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. 👏👏👏


O munícipio, que faz 125 anos em 2024 e tem o maior aquário 🐟 de água doce do mundo; o Bioparque Pantanal, representa quase a metade do faturamento e do número de operações do franchising naquele Estado.


No terceiro trimestre de 2023, o crescimento do setor de franquias em Campo Grande era de mais de 10%, representando cerca de R$ 387 milhões em faturamento, em 1.232 operações de franquias. 📈 Inclusive, em março, a ABF fará um Encontro Especial da Regional ABF Centro-Oeste em Campo Grande para comemorar a conquista e se aproximar ainda mais da região. Aguardem!


E já que estamos na vibe da notícia boa, vamos recordar que 9 municípios já reduziram a alíquota do imposto a partir de um trabalho de advocacy da ABF.


➡️ Sabe o que é advocacy? Traduzindo em miúdos é como uma prática ativa de cidadania que, por meio de argumentações, defende causas e direitos que influenciam as políticas públicas.


E voltando aos 9 municípios, vamos relembrar quem já demonstrou a parceria ativa com o franchising: Balneário Camboriú, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto e São Paulo. Leia mais aqui. E se você quiser saber mais notícias tributárias, veja o informe de janeiro relativo ao tema. 📰

Novas franquias norte-americanas estão chegando em território brasileiro

INTERNACIONAL

Algumas culturas reconhecem bodas 💍 até os 100 anos, sendo o Jequitibá – uma árvore muito resistente – o símbolo dessa centenária união. Para 200 anos, não existe uma designação tradicional. Afinal, Matusalém, que teria vivido por 969 anos, nunca deixou registros disso. 🤣


Curiosidades à parte, 200 anos são muita coisa. E exatamente em 2024 é comemorado o Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil-Estados Unidos. E a ABF já está programando um evento em abril, em sua sede na capital paulista, para comemorar esses laços. Aguardem, 🖐️ em breve traremos mais informações.


Mas, até lá, queremos te contar que a ABF apoiou e participou de um evento organizado no dia 29/01 pelo escritório comercial do Consulado dos Estados Unidos. O objetivo foi apresentar 6 novas marcas de franquias, de dois grandes grupos norte-americanos, que querem expandir pelo Brasil via franchising. Aí sim, brothers! 👏


O jantar degustação 🍽️ aconteceu na casa do cônsul-geral em exercício, Jon Austin, em São Paulo, e reuniu cerca de 100 pessoas entre representantes das marcas, agentes do consulado e investidores, além de ter contado com a presença da presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco; e da vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo. Também representaram a Associação o diretor de Marketing e Comunicação, Rodrigo Abreu; a diretora-executiva, Fabiana Estrela, e a Gerente de Relacionamento, Comercial e Eventos, Caroline Graciani. Leia mais aqui.

O franchising cresce e nós damos as boas-vindas aos novos coleguinhas

INSTITUCIONAL

A ABF recebeu 28 novos associados em janeiro 👏👏👏. São 13 redes de franquias, de 6 diferentes segmentos, além de 7 fornecedores, 6 potenciais franqueadores, um multifranqueado e uma startup.


Você descobre em nosso site quem são os novos associados da entidade. Sejam todos muito bem-vindos! E para vocês que estão chegando agora, vamos compartilhar uma breve colinha com 10 dicas essenciais para um melhor aproveitamento do processo associativo. Anotaí:


📲 1. Entre em nossa lista de transmissão no WhatsApp

🗞 2. Inscreva-se para receber esta newsletter

🗓️ 3. Não perca a atualização da agenda de eventos

🚩 4. Aproveite nossos cursos e mentorias

📚 5. Acesse conteúdos sobre franquias na ABF Academy

💻 6. Busque informação também no Portal Sebrae ABF

🎙️ 7. Ative o sininho e ouça os podcasts Fala Franchising 

📌 8. Atualize seus dados na Central do Associado

👉 9. Conheça o Manifesto por um Franchising Íntegro

✅ 10. Utilize os materiais dessa iniciativa

As marcas “pop star” do varejo: o que as tornam influentes?

CONSUMO

Você sabe o que faz uma marca ser influente? O relatório Os varejistas mais influentes do mundo – 2024, da agência de publicidade WPP,  avaliou as percepções 🧐 de 416 mil pessoas, em 50 países, sobre mais de 60 mil diferentes marcas.


Segundo o levantamento, ser influente é vencer não apenas em escala, mas ganhando os corações 💗 e as mentes 🧠 das pessoas. Ou seja, exercer influências através de ligações emocionais é o 💉 antídoto para a redução de preços no varejo.


Além disso, em um mundo de mídia social, é vital ter os consumidores como influenciadores. Quer saber mais? Entre as 20 marcas mais influentes da América Latina, duas redes são associadas à ABF: Havaianas e Boticário. 💙


E como estávamos com muita saudade de vocês, além de compartilhar o estudo, colocamos a seguir um resumo dos 9 elementos de influência para você fazer o check-list ✅ no seu negócio e tornar mais fortes os pontos valorizados pelos consumidores:


1 – Inovação: marcas percebidas como inteligentes, criativas e inovadoras, como Tesla, Apple, Google, Microsoft e Intel.

2 – Confiança: marcas que são vistas como opção segura ganham a confiança do consumidor, como Kleenex, Duracell e PayPal.

3 – Desempenho: marcas associadas à excelência e conhecimento especializado em sua área, como Harley Davidson, Audi e Nike.

4 – Status: marcas que escolhem dizer algo sobre elas para os consumidores, como Chanel, Dior e Rolls-Royce.

5 – Propósito: marcas que são movidas por uma missão real, não uma declaração de missão, como Pfizer, Natura e Coca-Cola.

6 – Autenticidade: marcas que são autênticas e consideradas reais pelos consumidores, como Ferrari, Disney e Lego.

7 – Conveniência: marcas que entregam conveniência são mais acessíveis e fornecem atalhos para tornar a vida mais fácil, como Walmart, Aldi e Wendy’s.

8 – Diversão: marcas divertidas trazem sorrisos e transmitem energia confiável e alegria, como YouTube, Kit-Kat e Haribo.

9 – Contemporâneo: marcas que brilham por viverem no “agora”, fazendo os consumidores se sentirem no frescor, como Facebook, Netflix e Spotify.

Seis forças que moldarão o futuro da indústria do consumo

TENDÊNCIAS

Para não desacostumar nosso fiel público leitor, compartilhamos nesta edição mais um estudo que pode servir de 🧭 bússola para seus negócios. O levantamento da Deloitte relata as seis forças que moldarão o futuro da indústria de consumo. E fizemos um resuminho delas para você e, claro, disponibilizamos o relatório completo aqui.


Compreender essas forças permitirá aos líderes empresariais se anteciparem aos desafios, aproveitarem as oportunidades e evitarem as armadilhas que se avizinham. E tudo isso a partir de 3 palavrinhas mágicas 🎩: estoicismo, paciência e resistência.


💪 O consumidor em mudança: o estudo identificou que a população está cada vez mais multifacetada e diversificada, criando um mosaico complexo de necessidades. O consumidor do futuro também é mais velho, o que muda os padrões de consumo em relação ao consumidor “tradicional”.


💪 Sociedade e cultura em evolução: antigas âncoras tradicionais, como estudar, casar, ter carro, casa e procriar, têm sido rejeitadas pelas novas gerações. Há maior busca por propósito e transparência e, em contrapartida, um declínio da religião, com mais desesperança e transtornos mentais.


💪 Tecnologia exponencial: várias tecnologias mudarão a forma como os produtos e serviços são projetados e entregues. A próxima década verá a tecnologia confundir fronteiras e transcender modelos históricos do passado para o “conforme necessário”, “sob demanda” e “instantâneo”.


💪 Convulsão radical da indústria: o mercado consumidor está evoluindo, com novas categorias de produtos disputando, cada vez mais, uma fatia na carteira do consumidor. As categorias “tradicionais” perderam espaço no orçamento das famílias para gastos com cuidados com a saúde e tecnologia.

 

💪 Mudanças climáticas extremas: a saúde do planeta está precária e insustentável. Há elevação da temperatura global, do nível do mar e dos desastres naturais. As empresas têm papel significativo para mudar isso e devem construir um futuro baseado na economia circular.


💪  Mudanças na economia, na política e no poder: as crescentes tensões geopolíticas deverão remodelar o futuro, enquanto a China deve se tornar a maior economia do mundo até 2030. Atenção para as incertezas políticas, as restrições da cadeira de abastecimento e as tendências protecionistas.

Allah-la-ô, ô-ô-ô, ô-ô-ô, mas quanto evento ô-ô-ô, ô-ô-ô

AGENDA

Começamos fevereiro no ritmo de marchinha de Carnaval: "Ó, abre alas, que eu quero passar..." 🎵 Aliás, você sabia que essa foi a primeira marchinha registrada na história do Carnaval brasileiro, em 1899, tendo sido composta pela brilhante Chiquinha Gonzaga?


É, caros foliões 🎉, ABF News é cultura, mas é, sobretudo, informação fresquinha da nossa Associação e do franchising. Então, vamos para a agenda de fevereiro porque ele pode ser mais curto e com feriadão, mas a locomotiva do franchising já está a mil por hora!


05/02: Reunião da Comissão de Franqueados

06/02: Reunião do Conselho da ABF

08/02: Pós-NRF ABF

08/02: Apresentação dos Números do Franchising em 2023

15 a 21/02: Missão IFA 2024

20/02: Reunião da Comissão de Vestuário

23/02: Reunião da Comissão de Microfranquias

26/02: Encontro da Regional ABF Minas Gerais

27/02: Curso Entendendo Franchising

28/02: Evento da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-estar

28/02: Reunião da Comissão de Educação

29/02: Reunião da Diretoria da ABF

01/03: Reunião da Comissão Next Generation


Em tempo: sentiu falta da ABF News nas férias? Envie seu comentário e nos ajude a alcançar 1.000 feedbacks positivos 👍. Bora lá gente... falta pouco para atingirmos a meta!

Investimento em 2024, opções baratas e sucessão: o que rolou na imprensa?

MÍDIA

EXAME: 15 franquias home based a partir de R$ 2.320 para empreender de qualquer lugar em 2024

 

TERRA: Aposentou? Invista em franquias para se manter na ativa

 

ESTADÃO: Franquia de açaí: quanto custa investir em 2024? Confira opções e veja os preços

 

PEGN: 10 franquias baratas de alimentação para empreender em 2024 a partir de R$ 4,5 mil

 

DIÁRIO DO COMÉRCIO: Franquias precisam se preparar para a sucessão

 

TERRA: Ex-BBBs também investem (e faturam muito) no mercado de franquias

 

DIÁRIO DO COMÉRCIO - DC: Franquear é para todos (mas não é para qualquer um)

 

MERCADO & CONSUMO: Como mudar o jogo no franchising com Inteligência Artificial


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este