Home ABF Rio II Nova data: Volta Redonda sedia 1ª feira de franquias do interior do Estado

Nova data: Volta Redonda sedia 1ª feira de franquias do interior do Estado

0
Nova data: Volta Redonda sedia 1ª feira de franquias do interior do Estado

Como forma de fomentar o crescimento de franquias no interior do Estado, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promove entre nos dias 06 e 07 de novembro de 2020 a 1ª Expo Franchising Rio Médio Paraíba na cidade de Volta Redonda, na região Sul Fluminense.

O evento será uma parceria da ABF Rio com a Associação Comercial de Volta Redonda e cerca de 30 outras cidades ao entorno, incluindo municípios de Minas e São Paulo, e será realizado na expansão do Park Sul, novo shopping da região. Anteriormente o evento seria no dia 27 e 28 de março, mas devido as ações para conter o avanço do Coronavirus, as entidades envolvidas tomaram essa decisão.

A ideia da feira é seguir o mesmo modelo da Expo Franchising ABF Rio, com um salão de negócios e palestras gratuitas para capacitar os interessados em franquias, gerando a democratização nas cidades do interior da Região Sudeste. De acordo com o diretor de relações institucionais da ABF Rio, Rogério Gama, será estruturado um ciclo de palestras para ajudar o potencial empreendedor na correta tomada de decisão. Entre os temas que serão apresentados estão: “Como avaliar uma franquia”, “Como escolher a franquia certa para o seu perfil, “Como minimizar os riscos na hora de escolher uma franquia” e “Como transformar seu negócio em franquia”.

A escolha do município é baseada no levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre as cidades do estado do Rio de Janeiro com o maior número de unidades. Conhecida como a “Cidade do Aço” por sediar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Volta Redonda ficou em 1º lugar entre as que mais cresceram em número de unidades no Estado.

Com 203 unidades ativas, Volta Redonda registrou uma alta de 21% em número de unidades no segundo trimestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento maior do que a capital do Estado, Rio de Janeiro, que conta 6.586 unidades, e cresceu cerca de 10%.

Volta RedondaEstes dados confirmam o crescente movimento de expansão do franchising para fora das capitais, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País. Pode-se notar também que algumas economias locais estão com um ritmo de recuperação superior à média nacional.

Para o presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), Beto Filho, essa feira será uma excelente oportunidade para difundir o franchising em cidades até então desconhecidas para algumas redes. “Muitas marcas não conhecem o potencial do interior do Rio nem planejam abrir unidades lá. Nosso objetivo é fazer esta conexão das marcas com potenciais empreendedores. Volta Redonda é muito bem localizada, fica estrategicamente à margem da Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre o Rio e São Paulo. Além de ser a maior cidade de toda a região Sul Fluminense em termos econômicos e populacionais, possui uma infraestrutura diversificada de comércio e serviços”, destaca Beto Filho.

Confira as 10 maiores cidades do estado do Rio de Janeiro em número de unidades:

Cidade 2ºTri 2018 2ºTri 2019 Variação (%)
Rio de Janeiro 6002 6586 10%
Niterói 653 730 12%
São Gonçalo 296 331 12%
Nova Iguaçu 250 290 16%
Duque de Caxias 260 278 7%
Campos dos Goytacazes 247 266 8%
Macaé 199 211 6%
Volta Redonda 168 203 21%
Cabo Frio 192 203 6%
Petrópolis 176 192 9%