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30 cidades: estudo da ABF indica aprofundamento da presença do franchising nos municípios

30 cidades: estudo da ABF indica aprofundamento da presença do franchising nos municípios

O levantamento deste ano registra que entre os 30 municípios com maior número de unidades, 11 avançaram posições no 1º semestre de 2018 na comparação com igual período de 2017.

26/10/2018

As redes de franquias seguem avançando rumo ao interior do Brasil. É o que demonstra o mais recente estudo da ABF – Associação Brasileira de Franchising sobre a presença do setor nos municípios. O levantamento deste ano registra que entre as 30 cidades com maior número de unidades, 11 avançaram posições no primeiro semestre de 2018 na comparação com igual período de 2017, das quais sete não são capitais: Campinas, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sorocaba e Guarulhos (SP) e Niterói (RJ). (Veja o quadro completo abaixo).

O município com maior crescimento em número de unidades não é uma capital. Confirmando ser um polo regional de franquias, a paulista São José do Rio Preto, distante cerca de 442 km de São Paulo, encabeça a lista das cidades com maior variação de operações de franquia, com uma expansão de 12%. A seguir vem a capital catarinense Florianópolis (11%); do ABC paulista, São Bernardo do Campo (9%); as capitais Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), Londrina (PR), Brasília (DF) e Ribeirão Preto (SP), com 8% de variação, seguida da capital amazonense Manaus (7%). Os dados mostram também que 43,3% dos 30 municípios que mais cresceram em unidades são capitais que pertencem às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Neste período, para comparação, a média nacional de expansão foi de 7%.

“A busca por novos consumidores pelas redes de franquias por todo o Brasil segue avançando gradualmente. Esse fato demonstra não só a força do franchising, que, como os demais setores, enfrenta esse período difícil da economia brasileira, como também a capacidade do setor de levar seus produtos e serviços para os mais diversos públicos e consumidores em todos os lugares do País, de uma forma exponencial. Esse movimento fortalece o setor e contribui para uma economia mais robusta e diversificada”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

O estudo apontou, ainda, que entre as top 30 cidades em unidades deste ano, 19 são capitais (63,3%). Em 2017, eram 20 metrópoles. A mudança no quadro foi a entrada da cidade de Londrina, interior do Paraná, na 30ª posição, substituindo João Pessoa, capital paraibana.

De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “a interiorização das franquias no Brasil vem sendo acompanhada e incentivada pela ABF ano após ano. Notamos uma consolidação desse movimento especialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste”.

Outros dados que indicam que as franquias rumam cada vez mais para o interior do País estão relacionados aos shoppings. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 78% das inaugurações desses centros comerciais entre 2017 e o primeiro semestre de 2018 foram em cidades que não são capitais; e 61,1% dessas aberturas ocorreram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Os 10 municípios com maior número de unidades mantiveram suas posições entre os primeiros semestres de 2017 e deste ano. O destaque permanece sendo Campinas (SP), na 7ª posição em número de unidades e em 3º lugar quanto ao número de redes que operam localmente.

Ainda com relação às marcas, o levantamento apontou que, dentre as 30 cidades com maior número de redes em operação, 36,7% não são capitais. Já 40% dos municípios que mais cresceram em número de marcas são capitais que pertencem às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Confira o quadro geral das 30 cidades do Brasil com maior variação de crescimento em número de unidades de franquia entre o 1º semestre de 2017 e igual período de 2018:

RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – UNIDADES
 Posição Município 1º Sem 2017 1º Sem 2018 Variação
1 São José do Rio Preto 537 602 12%
2 Florianópolis 621 690 11%
3 São Bernardo do Campo 655 715 9%
4 Brasília 2123 2294 8%
5 Belo Horizonte 1966 2115 8%
6 Curitiba 1708 1848 8%
7 Goiânia 1195 1294 8%
8 Ribeirão Preto 665 715 8%
9 Londrina 489 529 8%
10 Manaus 738 788 7%
11 Recife 1282 1359 6%
12 Campo Grande 580 617 6%
13 Uberlândia 556 590 6%
14 Maceió 547 578 6%
15 Rio de Janeiro 5719 6002 5%
16 Campinas 1431 1509 5%
17 Porto Alegre 1362 1430 5%
18 Guarulhos 692 730 5%
19 Santo André 628 659 5%
20 São Paulo 11132 11610 4%
21 Salvador 1592 1655 4%
22 Fortaleza 1312 1370 4%
23 Belém 746 779 4%
24 São Luís 704 734 4%
25 Teresina 548 572 4%
26 Sorocaba 532 555 4%
27 Cuiabá 512 534 4%
28 Niterói 631 653 3%
29 Natal 588 604 3%
30 São José dos Campos 663 640 -3%


Fonte: ABF

Veja a lista completa dos 30 municípios brasileiros que apresentaram maior variação no número de redes de franquia entre os primeiros seis meses do ano passado e de 2018:

RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – MARCAS
Posição  Município 1º Sem 2017 1º Sem 2018 Variação
1 São José do Rio Preto 245 284 16%
2 Florianópolis 253 292 15%
3 São Paulo 711 813 14%
4 Curitiba 404 457 13%
5 Belo Horizonte 386 436 13%
6 Vitória 249 281 13%
7 Rio de Janeiro 548 616 12%
8 Campinas 436 488 12%
9 Porto Alegre 311 348 12%
10 Santo André 290 326 12%
11 Guarulhos 247 277 12%
12 Niterói 245 274 12%
13 Recife 369 409 11%
14 Goiânia 350 390 11%
15 Ribeirão Preto 309 342 11%
16 São Bernardo do Campo 280 310 11%
17 Jundiaí 271 301 11%
18 Sorocaba 257 283 10%
19 Brasília 436 476 9%
20 Natal 268 291 9%
21 Manaus 247 269 9%
22 São José dos Campos 292 315 8%
23 Salvador 375 402 7%
24 São Luís 282 303 7%
25 Belém 252 269 7%
26 João Pessoa 251 268 7%
27 Uberlândia 265 280 6%
28 Teresina 258 273 6%
29 Fortaleza 351 367 5%
30 Campo Grande 268 282 5%


Fonte: ABF

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