FAQ ABF

Tire suas principais dúvidas sobre a associação

Confira em nosso FAQ as respostas para as principais questões a respeito da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entenda os processos, selos, feiras e demais produtos e áreas de atuação.

O que é a ABF?

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro.

Sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.

A ABF é dividida em algumas áreas de atuação, são elas: Advocacy, Eventos e Relacionamentos, BI, Educação e o nosso projeto de internacionalização, conhecido como Franchising Brasil.

Para alcançar tais resultados, além de feiras, convenções, simpósios e palestras, a ABF, através da ABF Educação e da ABF Academy, promove a educação do franchising por meio de cursos presenciais e online. Além disso, em parceria com a FIA/PROVAR, a associação promove o único curso de MBA em gestão de franquias da América Latina.

Qual é o significado de ABF?

Associação Brasileira de Franchising

Como se tornar associado da ABF?

Para iniciar o processo, você pode acessar o site

Há diversas categorias para você ser um associado da ABF. Importante destacar que ao se inscrever, você deverá trazer diversas informações sobre suas operações e escolher previamente a categoria da sua associação.

Você pode se associar como:

  • Franqueador
  • Franqueado
  • Conselho ou Associação de Franqueados
  • Master Franqueado Regional
  • Fornecedor
  • Potencial Franqueador
  • Multifranqueado
  • Startup

Há ainda a possibilidade de associar-se nas categorias internacionais, como: Franqueador Internacional (International Franchisor) ou Fornecedor Internacional (International Supplier).

Quanto custa para se associar à ABF?

Os valores variam entre todas as categorias associativas. Importante ressaltar que não apenas os valores mudam, mas, também o período de pagamento, podendo ser anual ou mensal.

Você pode consultar essa informação no site.

Como saber se uma empresa é associada à ABF?

A ABF disponibiliza um painel na página com todas as marcas associadas. Além disso, você pode filtrar por: Nome, Segmento e Categoria.

Caso você deseje informações mais detalhadas daquela determinada empresa, como telefone, unidades e outras informações, você pode acessar o Portal do Franchising.

Quantos associados têm a ABF?

Atualmente, a ABF conta com mais de 1700 associados.

O que é SELO ABF?

O Selo de Excelência em Franchising (SEF) é a chancela do setor de franquias, reconhecendo as redes que se destacam pela qualidade e desempenho, com base em uma avaliação criteriosa da satisfação dos franqueados.

A pesquisa é organizada pela ABF e aplicada aos franqueados das marcas participantes, diretamente pelo instituto de pesquisa Nielsen de forma totalmente sigilosa e independente.

Vale destacar que além de chancelar a franquia, o SEF fornece a todas as marcas um relatório completo sobre com os pontos de retorno de seus franqueados, podendo ser utilizado como base no planejamento estratégico e decisões da rede.

Como conseguir o selo da ABF?

A pesquisa é exclusiva para associados ABF. Além disso, para concorrer à chancela do selo da ABF, a empresa precisa seguir os critérios estabelecidos no regulamento da edição.

A chancela do Selo de Excelência em Franchising é concedida às marcas que alcançarem nota final igual ou superior à nota de corte na pesquisa de satisfação.

Como funciona o processo para ter um selo da ABF?

O objetivo é avaliar de maneira separada, os diferentes aspectos da sua rede em relação a satisfação e percepção dos franqueados.

A pesquisa do selo é realizada em 4 blocos específico:

  • Performance global
  • Performance econômica
  • Performance operacional
  • Performance de relacionamento

Um quinto bloco avalia a performance em ESG (que avalia questões Ambientais, Sociais e de Governança), e poderá adicionar de 0 (zero) a 2,0 pontos na média ponderada da marca.

A nota final da marca é obtida através da média ponderada dos 4 blocos e após a média ponderada é adicionado o bônus ESG, resultando na nota final da rede.

As marcas chanceladas com a nota do bloco ESG superior a 85% (maior ou igual a 1,7), poderão fazer uso exclusivo do Selo de Excelência em Franchising com o selo adicional de ESG, que será disponibilizado para uso aos chancelados em ambas as premiações.

Qual a importância de participar do SEF?

Participando do SEF, além de concorrer a mais importante chancela do setor, sua marca recebe o relatório completo com todo o detalhamento da avaliação de seus franqueados em relação a sua rede, permitindo direcionar as melhores decisões estratégicas da rede, baseadas nos dados do relatório.

O que representa ter a chancela ABF?

Estar entre o seleto grupo de chancelados, é dizer ao mercado que sua rede está em alto nível de excelência em relação às práticas e suporte aos seus franqueados.

O que fortalece sua marca, gera diferencial no processo de expansão e permite sair na frente, por ser reconhecido pela qualidade na entrega e suporte aos franqueados.

Quando é a feira ABF Expo do Franchising?

A ABF organiza a maior feira de franquias do mundo. Em 2024, a ABF Expo contou com mais de 440 marcas expositoras, sendo 113 marcas estreantes e mais de 65 mil visitantes.

A feira de 2025 já tem data marcada, entre 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, São Paulo.

Quanto custa para expor na feira da ABF Expo do Franchising?

Os valores variam de acordo com uma série de fatores. Na página da expo, você pode consultar algumas informações e contatos para expor na ABF Expo 2025.

Como funciona a feira?

A ABF Expo é um grande encontro de empreendedores e empresários, com centenas de marcas franqueadoras. Lá você tem oportunidade para entender como investir em franquias e escolher nos mais variados segmentos da economia a que mais se encaixa ao seu perfil. O público da feira é em sua maioria investidores e empreendedores do setor.

Como faço para expor na feira da ABF Expo do Franchising?

Para expor na feira da Expo ABF Franchising, você pode entrar em contato com Carla Ramhold +55 (11) 9 8909-1748  [email protected]

O que é a ABF Franchising Week?

É uma semana dedicada ao universo das franquias, com uma série de seminários e conferências que trazem palestrantes renomados para de bater os mais relevantes temas para o setor. Este evento é voltado para todo o ecossistema do franchising.

Quando acontece a ABF Franchising Week?

Acontece todos os anos em junho, antecedente a ABF Expo do Franchising.

A ABF Franchising Week, é paga?

A ABF Franchising Week, é um benefício para associados, gratuito e exclusivo.

O que é a Convenção ABF do Franchising?

Encontro anual dos líderes do franchising brasileiro. Conteúdo de alta relevância, troca de experiências, muito networking, presença de autoridades e líderes do setor.

Quando é a Convenção ABF do Franchising e onde acontece?

23 a 27 de outubro 2024 – Hotel Transamérica na Ilha de Comandatuba (BA).

Qual a programação da Convenção ABF do Franchising?

A agenda fica disponível no site da ABFCON: https://www.abf.com.br/convencao/

Qual o valor da inscrição e hospedagem?

Os valores variam conforme lote e acomodação. Na página da Convenção, você pode consultar as informações.

A ABF possui alguma tarifa negociada para aéreo?

Temos voo fretados com vagas limitadas, direto para Una – BA.

Não sou associado, posso participar dos eventos da ABF?

Os eventos da ABF são benefícios exclusivos para associados.

Para se tornar um associado entre em contato a área de relacionamento da ABF: (11) 98159-1850 ou pelo e-mail [email protected].br

Há um canal para denúncias?

Não possuímos um canal específico para denúncias. A ouvidoria serve como um meio de coleta de relatos.

Em casos de condutas antiéticas entre nossos associados, o procedimento correto é apresentar uma representação ética à ABF por meio do e-mail do departamento jurídico.

Ressaltamos que, conforme nossos regulamentos, não há possibilidade de fazer representações de forma anônima.

Dessa forma, sugerimos que a nomenclatura seja ajustada de “denúncia” para “relato” e que seja feita a distinção entre relato e apuração de condutas antiéticas, a fim de evitar confusões entre os associados.